Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.

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Transcrição da apresentação:

Facilitador: Ricardo Lima

Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender no dia a dia?

Objetivos do Curso Aprender técnicas para dominar o medo de falar em público; Desenvolver a autoconfiança através do aprimoramento da imagem pessoal; Melhorar a postura, gestos, voz e dicção.

Exigências do Mundo Moderno. Desenvolvimento de Competências: Comportamentais Comunicação verbal e não-verbal Assertividade Relacionamento Interpessoal Gerenciais Liderança Negociação e Vendas Motivação Comunicação Interpessoal - UNCISAL

A importância da Comunicação Verbal “Torna-te pois um artista da fala. E assim terás domínio sobre os demais.” Comunicação Interpessoal - UNCISAL Inscrição de anos em uma tumba do Egito:

A importância da Comunicação Verbal Comunicação Interpessoal - UNCISAL

Quais são os elementos da comunicação? Seus elementos: 1. Emissor; 2. Canal; 3. Receptor.

Elementos da comunicação Emissor É o sujeito da idéia; É o sujeito da idéia; Produz e codifica a mensagem de acordo com seus objetivos, levando em consideração para quem quer transmitir; Produz e codifica a mensagem de acordo com seus objetivos, levando em consideração para quem quer transmitir; Que escolhe o meio pelo qual quer transmitir a mensagem. Que escolhe o meio pelo qual quer transmitir a mensagem.

Elementos da comunicação Canal de propagação É o meio escolhido pelo Emissor para transmitir a mensagem, que pode ser: impresso; impresso; sonoro; sonoro; visual; visual; tacto. tacto.

Elementos da comunicação Receptor É a quem se dirige a mensagem. É ele que decodifica, interpreta e dá o feedback.

Qual o seu estilo de comunicação verbal? Assertiva ? Vamos debater! Agressiva ? Passiva ?

A comunicação verbal deve ser assertiva? Por que?assertiva

O que é ser Assertivo? Resumo: Ser capaz de exprimir de forma direta o que pensa, sente, deseja e que faz valer os seus direitos, escolhendo um conjunto de comportamentos e atitudes adequados a cada situação, de acordo como o local e momento. Comunicação Interpessoal - UNCISAL

Para ter comunicação assertiva é preciso: Expressar sentimentos com espontaneidade, naturalidade e calma; Adotar posição clara e transparente, sem disfarces ou vias indiretas; Dizer sim ou não como decorrência de análise imparcial (não tendenciosa); Ser firme, quando necessário, sem ferir ninguém; Ser flexível, sem abandonar seu espaço vital nem invadir o de outrem. Assertividade na Comunicação Empresarial - Luiz Roberto Bodstein

Processo de comunicação Visão Clássica

“Quem conta um conto”Quem conta um conto Dinâmica

Dimensões da Comunicação 1. Dimensão Intrapessoal 2. Dimensão Interpessoal 3. Dimensão Vocal 4. Dimensão Corporal 5. Dimensão Técnica 6. Dimensão Intelectual 7. Dimensão Espiritual

Dimensão Intrapessoal Problemas mais comuns: Baixa autoestima Medos Ansiedade Desconhecimento de si Pessimismo

Dimensão Interpessoal Problemas mais comuns: Inflexibilidade Preocupação excessiva Prepotência Insensibilidade

Dimensão Vocal Problemas mais comuns: Dicção ruim Linearidade Volume inadequado Incongruência

Dimensão Corporal Problemas mais comuns: Ausência de gestos Postura deselegante Não olhar Inexpressividade

Dimensão Técnica Problemas mais comuns: Desconhecer os recursos Recursos inadequados Disposição ruim Despreparo de equipe de apoio

Dimensão Intelectual Problemas mais comuns: Ausência de planejamento Apresentação desestruturada Repertório limitado Vocabulário insuficiente Limitações gramaticais

Dimensão Espiritual Problemas mais comuns: Desconhecimento dos valores Não ter um propósito de vida Desvalorizar a sua palavra Não ter um código de honra