Jogos de Empresas UNIP. Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Advertisements

Jogos de Empresas UNIP.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
JÁ PENSOU EM UM SISTEMA QUE PRODUZA INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONFIÁVEIS, INTEGRANDO TODAS AS ÁREAS DO SHOPPING CENTER, AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO,
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Ambiente de Riscos e Controles. Agenda Apetite a Risco Apetite a Risco X Estratégia Empresarial Colocando o Apetite a Risco em prática Cultura 2.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Administração Financeira Parte 1 Ruy Lopes Cardoso.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Disciplina: Sistemas de Informação
Prof. José Paulo Hernandes
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Gestão de processo Dutra 2017.
O PLANO DE MARKETING.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento de Sistemas Complexos
Orientações aos Alunos
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Reunião da Empresa Nome da Empresa.
Definição da Estratégia Organizacional
Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica
Manual do Participante
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Sistema de Gestão Econômica:
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
Estratégia no Nível de Negócios
Jogos de Empresas UNIP.
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade
Vendendo um produto ou serviço
Professor Norival Carvalho Cunha
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Administração de Marketing
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Avaliação econômica de projetos sociais
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Logística e Gerenciamento da
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Gestão da Logística de Distribuição
Nome do Case: Categoria Inscrita:. Nome do Case: Categoria Inscrita:
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Administração amintas paiva afonso.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Título da Reunião da Empresa
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
Transcrição da apresentação:

Jogos de Empresas UNIP

Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo de gestão das organizações e admitir a incapacidade de exercer o pleno controle sobre os resultados. Diante das inexoráveis e rápidas mudanças de diversas naturezas, o aprendizado autônomo e simultâneo ao processo de decisão e ação, parece ser a variável critica para os profissionais de administração e da área de negócios em geral. Longe de um comportamento linear e mais próximo do que poderia ser chamado de movimentos caóticos, as sucessivas configurações do ambiente causam perplexidade nas organizações. Para enfrentar essa dinâmica, com o menor desconforto possível, faz-se necessário reunir competências pessoais e profissionais superiores. O SDE auxilia no desenvolvimento dessas competências.

Modelo do jogo O SDE é um modelo de oligopólio que possibilita a escolha de diferentes estratégias de ação, onde questões relativas ao risco e retorno de empreendimentos podem ser articuladas de diferentes maneiras para o alcance de objetivos de longo prazo. Os participantes planejam e implantam um novo empreendimento que irá produzir e comercializar o RPB - Refrigerador Portátil de bebidas - um novo produto, sem similar, concorrendo com outras empresas simuladas em diversos mercados. Trata-se de um mercado altamente competitivo, onde as empresas interagem com diversos agentes econômicos, como parceiros institucionais externos. Ao final da simulação, a performance dos grupos é avaliada com base na análise e cotejamento dos resultados obtidos com os objetivos estratégicos originalmente estabelecidos.

Objetivos Ampliar o domínio conceitual e técnico dos participantes, através do desenvolvimento de três importantes competências: Visão sistêmica; Visão competitiva; Visão estratégica de negócios.

Etapas do jogo:

Portal da empresa Onde as empresas simuladas tomam decisões em todas as áreas. Dados da edição e da empresa, acesso ao portal de notícias, acesso aos relatórios e à barra de comunicações externas constituem os importantes recursos de apoio para a tomada de decisão. A figura 2 apresenta uma visão geral do Portal da empresa.

Figura 2

Portal de notícias É a fonte de notícias e informações do ambiente externo às empresas. A cada período, as empresas podem conhecer os indicadores de preços e custos, saber de fatos relevantes que estão ocorrendo no ambiente e que podem afeta-las, além de receber estímulos de agentes econômicos que desejam estabelecer contato e realizar negócios. A figura 3 apresenta uma visão geral do Portal da empresa.

Figura 3

Relatórios disponíveis As empresas acessam relatórios projetados para o período em curso, onde poderão antecipar os impactos produzidos pelas decisões tomadas, considerando algumas premissas e previsões. Há também os relatórios reais, disponíveis ao final de cada trimestre, e apresentam o que de fato ocorreu com a empresa. Outros relatórios comparativos também podem ser analisados. Entre os principais relatórios estão: DRE, DRE acumulado, Fluxo de Caixa, Balanço patrimonial, relatórios de vendas, custos e estoques. A figura 4 apresenta uma visão geral dos Relatórios.

Figura 4

Organização das empresas Os participantes na simulação do SDE são organizados em número variável de empresas, sendo o mínimo cinco e o máximo sete. Do ponto de vista da estrutura interna das empresas, as atividades e decisões relativas às diferentes áreas da empresa, como marketing, produção, finanças etc. são agrupadas em um processo de decisão colegiado. A cada rodada, as últimas alterações serão consideradas como sendo as decisões finais da empresa. A comunicação entre diretores da empresa e entre as empresas ocorre através das caixas de entrada e saída. As agendas de e- mail e telefones também estão disponíveis no portal das empresas.

Planejamento estratégico como etapa da simulação Diferentemente de outras soluções, o SDE já traz integrado em sua plataforma o sistema de apoio ao planejamento estratégico do negócio. Sistema de apoio a decisão integrado O Sistema de Apoio à Decisão, consubstanciado em relatórios econômicos, financeiros e dos fluxos físicos da empresa, já está integrado naturalmente à plataforma do SDE. Avaliação qualitativa inteligente O inovador módulo de avaliação dos resultados qualitativos e quantitativos apresenta uma detalhada discussão teórica sobre conceitos fundamentais de planejamento, implementação e avaliação de estratégias e a relaciona com o desempenho das empresas, consolidando o aprendizado dos participantes. Algoritmos cientificamente consolidados Os algoritmos da simulação, especialmente o de demanda do mercado e demanda das empresas, são suportados por modelos cientificamente consolidados na literatura de jogos de empresas, assegurando maior realismo e consistência dos resultados.