DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
Professora Taís Giannella Aluna Eliete Raposo NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE/UFRJ.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Prof. Dr. Waldomiro Loyolla – Univesp Prof. Dr. Ulisses F. Araújo – USP Prof. Dra. Carolina Costa Cavalcanti – Univesp Prof. Dra. Mônica C. Garbin - Univesp.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Clique aqui e saiba mais
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Identidade Institucional no IFCE
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Carla Maria Maluf Ferrari Claudia D’Arco Raquel Acciarito Motta
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Formação de professores de ciências no Brasil
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Charles Dalla Costa Félix
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Ciências Inglês Física
Profa. Carmen C. Prado - IFUSP
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
OS RECURSOS DA GAMIFICAÇÃO EM CONTEÚDO DIGITAL MEDIADOS PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE SÁ FILHO, Paulo CORREA, Cristiane Gonçalves.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Possibilidades para o desenvolvimento do Projeto
Transcrição da apresentação:

DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin Profa. Ms. Caroline Ribas Lisboa

Avanços tecnológicos, inovações e educação

Objetivos Apresentar conceitos e experiências sobre o uso de Design Thinking na Educação Presencial, a Distância e Corporativa e seu potencial de uso no campo educacional como metodologia para solução de problemas, como abordagem de inovação e como estratégia de ensino-aprendizagem.

Organização da mesa Conceito e metodologia do Design Thinking: Andrea Filatro Design Thinking em cursos de graduação semi-presenciais da Univesp: Mônica C. Garbin Design Thinking na Educação presencial e corporativa no CEJAM: Carolina Ribas Lisboa Design Thinking em curso online de formação de professores do ensino médio (Educação Adventista): Carolina Costa Cavalcanti

na educação presencial, a distância e corporativa bit.ly/eventoDT

Design Thinking na formação de professores online: o caso dos professores de ensino médio da Rede Adventista Profa. Dra. Carolina Magalhães Costa Cavalcanti

Rede Adventista de Educação da América do Sul 870 instituições 292 mil alunos, distribuídos no ensino fundamental, médio e superior. Mais de 193 mil moram no Brasil, 99 mil, no Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. 20 mil professores.

Formação docente online Projeto visa atingir professores da rede na América do Sul. Em 2015 foram abertas 3 turmas e mais de 2000 professores participaram da formação. A formação foi Desenvolvida em parceria pelo Departamento de Educação da Divisão Sul-Americana (DE-DSA), a Casa Publicadora Brasileira (CPB) e o Centro Universitário Adventista (UNASP).

Capacitar professores para utilizar as TIC na escola de forma inovadora a partir da adoção do Design Thinking e do uso de metodologias ativas. Objetivos da formação

Dimensões do modelo pedagógico da formação Metodologias Ativas Trabalho Colaborativo Pensamento Crítico

A articulação entre teoria-prática na formação Teoria organizada em 4 Módulos: Módulo 1 – Integração das Tecnologias na Educação: Caminhos Possíveis Módulo 2 – Integração Inovadora das TIC na Educação pela Adoção do Design Thinking Módulo 3 – O Livro Didático Digital em tablet e suas potencialidade Módulo 4 – Tecnologias e sua Relação com o Pensamento Crítico. Prática vivenciada durante desenvolvimento de projeto colaborativo pelo uso do Design Thinking.

Articulação das abordagem da d.school de Stanford e IDEO Fonte: Cavalcanti e Bittencourt (2014) inspirados no processo da D.school (2011) e IDEO (2009)

Trabalho colaborativo Grupos de professores trabalharam junto de seus alunos e, a partir da compreensão da realidade da escola local, conceber estratégias educacionais inovadoras e centradas em metodologias ativas com integração das TIC.

Pesquisa Estudo exploratório e descritivo com dados de natureza numérica e não-numérica, que caracteriza um trabalho em andamento. Questionário respondido por 208 dos 700 que cursaram a primeira edição do curso.

Perfil dos respondentes Estes eram professores de diferentes áreas acadêmicas: 24% em Ciências (Biologia, Química e Física), 10% em Matemática, 10,1% em Português, 15,9% História e Geografia, 5% em Pedagogia, 8,2% em Ed. Física, 11% em Línguas (Inglês ou Espanhol) e 14.9% têm outras formações. 66.8% Fem.33.3% Masc. Todos os professores possuem a graduação completa, sendo que: 40,4% possuem algum tipo de especialização latu-sensu 8.2% possuem mestrado 0,5% possuem doutoramento

Análise dos resultados 60% dos respondentes concordaram ou concordaram totalmente com o fato da formação desenvolvida ter ido ao encontro de seus objetivos pessoais. 87% dos professores revelaram que estiveram envolvidos nas tarefas em grupo 65,8%, reconheceram que as tarefas desenvolvidas na formação eram semelhantes a aquelas que poderão realizar em sala de aula.

Análise dos resultados 73% dos professores respondentes, a metodologia ajudou a relacionar os aspetos teóricos trabalhados nos conteúdos do curso com a prática vivenciada na escola. 87,5% dos respondentes afirmaram que irão aplicar as aprendizagens adquiridas em sua prática docente.

O DT em um curso online Permitiu que professores relacionem a teoria discutida nos conteúdos da formação com a prática vivenciada em sala de aula.

Até breve! Contatos Profa. Carolina Magalhães Costa Cavalcanti Doutora em Educação pela USP Supervisora em EAD na UNIVESP Design Thinker