Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
PERCEPÇÃO. EQUIPE: ROSANANARADENISEROSEMEIRESILMARA.
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.
Teoria contingencial!! 1.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
Introdução à prática da
Selecção de Pessoal Por Gonçalo Manuel Duarte Faria
Introdução ao Comportamento Organizacional
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Seleção e organização de conteúdos
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
HABITAT NATURAL DO EGO AO ECO.
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
ESTATÍSTICA AULA 12 Inferência Estatística e Distribuição Amostral – Unidade 8 Professor Marcelo Menezes Reis.
Contextualização das Principais Escolas da Psicologia
Epidemiologia Analítica
Psicologia: ciência e profissão.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EPIDEMIOLOGIA.
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A ACÇÃO HUMANA.
FERNANDA VITÓRIA COSTA RAMONE GRAZIELLE SANTOS
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
INTELIGÊNCIA Faculdade Municipal Professor Franco Montoro 2017
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Psicologia e psicologia do senso comum
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Metodologia Científica
Questões sociais e psíquicas que
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Primeira Lei de Mendel.
Ciência da vida mental Consciência
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Psicologia aplicada à Fisioterapia
Gamificação da Khan Academy: Uma Proposta Mais Lúdica na Aprendizagem da Matemática A Experiência de um Projeto-Piloto no Ensino Básico em Portugal Renata.
Lev Semenovich Vygotsky
Psicologia e psicologia do senso comum
Método experimental.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
Capítulo 8 Seleção da amostra. Capítulo 8 Seleção da amostra.
O que é Educação Ambiental?
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Objetivo, Definições, Significado
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
Análise Organizacional
Mestrado Profissional em Física Médica
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Introdução à sociologia
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet

Desenvolvimento Humano Texto 1: “Sobre o desenvolvimento humano” – Papália e Olds, Qual o objeto de estudo do desenvolvimento humano? “Estudo científico de como as pessoas mudam e também de como ficam iguais. Se concentram nas mudanças de desenvolvimento.”

Desenvolvimento Humano O que são mudanças de desenvolvimento? “Mudanças sistemáticas (coerente e organizadas); adaptativas (condições de existência internas e externas); com conexões entre as mudanças” Linear – Progressiva – Causa-efeito.

Desenvolvimento Humano Quais os dois tipos de mudança no desenvolvimento? “Quantitativa – mudança no número/quantidade (aumento do vocabulário); Qualitativa – mudança no tipo/qualidade (aquisição da linguagem)”

Quais os objetivos da Psicologia do desenvolvimento? “DESCREVER, EXPLICAR, PREVER e MODIFICAR o comportamento” Que psicologia é essa?

Desenvolvimento Humano Qual o interesse dos psicólogos do desenvolvimento? “Saber que fatores interferem na vida de todas as pessoas; o que o individuo precisa pra se desenvolver ‘normalmente’; como os indivíduos reagem as influências internas e externas e como realizam melhor seu potencial” Universalista – busca da normalidade.

Desenvolvimento Humano Como se divide o ciclo de vida? “De maneira aproximada e arbitrária – ‘comum’ na maioria das sociedades ocidentais: 1) pré- natal; 2) 1ª Infância; 3) 2ª Infância; 4) 3ª Infância; 5) Adolescência; 6) Jovem adulto; 7) Meia Idade; 8) 3ª Idade”

Desenvolvimento Humano Quais os aspectos do desenvolvimento? “Desenvolvimento físico – mudanças corpo, cérebro, capacidade sensorial, habilidades motoras; Desenvolvimento Cognitivo – mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, linguagem); Desenvolvimento psicossocial – Personalidade (maneira peculiar, relativamente consistente de uma pessoa sentir, reagir e se comportar) + Mudanças no relacionamento com os outros” Que conceito de personalidade é esse? Consistente com o conceito de desenvolvimento?

Desenvolvimento Humano O que seriam as diferenças individuais? “Como trabalha-se com a média, o indivíduo só é contado como DP estatisticamente significativo” O que é MATURAÇÃO?

Quais as influencias no desenvolvimento? “HEREDITÁRIAS – herança genética inata; AMBIENTAIS – mundo fora da pessoa (inicia no útero)” Quais os tipos de influência? “NORMATIVAS – ocorrem de maneira semelhante para a maioria das pessoas de um grupo; NÃO NORMATIVAS – eventos incomuns de grandes impactos na vida de pessoas singulares”

Desenvolvimento Humano O que é a abordagem ecológica? “Teoria proposta por Bronfenbrenner que acredita na influência do ambiente no desenvolvimento, dividindo esta influência em 5 níveis: 1) Microssistema; 2) Mesossistema; 3) Exossistema; 4) Macrossistema; 5) Cronossistema”

Desenvolvimento Humano Como se compreende o papel da cultura para o desenvolvimento? “Pesquisa transcultural pode dizer quais aspectos do desenvolvimento são universais e quais são culturalmente determinados” INFLUÊNCIA

Desenvolvimento Humano E a infância? “Diferentes concepções – Àries (infância como construção social); Elkind/Pollock (infância atemporal)” E adolescência? “Não era considerada como estágio separado até séc. XX (HALL)”

E a 3ª Idade? “Também começou a ser estudada no século XX (1922) por HALL” E o adulto? “Somente no final da década de 30/50 (século XX) que se iniciaram os estudos sobre esta ‘fase’”

Desenvolvimento Humano Quais os métodos de pesquisa do desenvolvimento? “Método científico aquele que: 1) identifica o problema; 2) formula hipóteses; 3) colhe dados; 4) realizam análise estatística dos dados; 5) divulgam os resultados da pesquisa. Diferença entre amostragem e população” Que ciência é essa???

Desenvolvimento Humano Sobre a pesquisa, quais os modos de coleta de dados e modelos de pesquisa? “Coleta de dados pode ser por relatos pessoais (diários, entrevistas, questionários); métodos comportamentais (testes/psicometria); observação (naturalista/laboratorial). Modelos de pesquisa podem ser: estudo de caso; estudo correlacional, experimentos, quase- experimental – longitudinal, transversais e sequenciais”

Desenvolvimento Humano Quais as principais perspectivas teóricas do estudo do desenvolvimento humano? “Psicanálise (Freud); Aprendizagem (Pavlov, Watson, Skinner); Cognitiva (Piaget), Etológica, Contextual (Vygotsky)” “Nenhuma teoria do desenvolvimento é universalmente aceita”