+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.

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PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA

+ Fernando Jose de Almeida professor da PUC-SP ÁREA DE EDUCAÇÃO: CURRÍCULO Assessor internacional da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo.

+ POLÍTICAS DE PROMOÇÃO da cidadania solidária DIMENSÃO DA POLIS-UNIVERSAL [A América Latina já é 80% urbana] Quem é o jovem, o que são as juventudes? Qual nosso projeto de mundo e de nação? Como será o curriculo?

+ POLÍTICAS CURRICULARES GRADE DESAFIO É PREPARAR: Para os EXAMES de competências cognitivas: PISA OCDE? Para a demanda do mercado? Para o sentido da VIDA? [SIM, mas é muito mais difícil de TRABALHAR UM CURRÍCULO CRIATIVO, CRÍTICO E COMPETENTE

+ O QUE É O CONHECIMENTO PRÓPRIO DA ESCOLA? É A ALIANÇA ENTRE AS GRANDES QUESTOES DO SENTIDO DA VIDA….. E O EQUIPAMENTO COGNITIVO QUE ELA NOS DÁ (para achar o sentido da vida e como participar dela): A CULTURA, AS HABILIDADES DE LEITURA (do mundo) AS CIÊNCIAS, O TEATRO, A LITERATURA A HISTÓRIA INTERPRETADA E VALORIZADA, A MATEMÁTICA, ….

+ MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO INTELECTUAL E A VIDA: a solidariedade A SOLIDARIEDADE É A DIMENSÃO DO SABER, DO SENTIR E DO FAZER QUE RECOMPÕE, DE MODO SÓLIDO, O DIÁLOGO ENTRE O SENTIDO DA VIDA E SEU INSTRUMENTAL COGNITIVO AS DISCIPLINAS HUMANAS E EXATAS TÊM QUE DIALOGAR TAMBEM… uma fazer perguntas e aprender com as outras.

+ NOSSO CONTINENTE INSOLIDÁRIO [??] A AMÉRICA LATINA SE DESCONHECE OU OS PAÍSES E CULTURAS SE DESINTERESSAM UNS PELOS OUTROS? TEMOS MUITO EM COMUM: Problemsa Culturas Criatividades…. CONHECEMO-NOS POUCO: o que fazer?

+ BASES CURRICULARES TRANSNACIONAIS PROPOSTA FEITA NO CONTEXTO DA UNASUL, - [MERCOSUL ] CEPAL, CIDADES DE APRENDIZAGEM (UNESCO) CIDADES EDUCADORAS PROPOSTA de um currículo transnacional para as questões de formação de educadores: tecnologias, financiamento, mobilidade, intercâmbios e pesquisas.

+ QUESTÕES, DESAFIOS E PROBLEMAS O usos das tecnologias da informaçao, redes, cultura digital e linguagem…. Interculturas do continente, Avaliaçao sobre nova ótica que não seja apenas da OCDE, Linguas, SOLIDARIEDADE, Sustentabilidades, Inovaçoes sociais…

+ POLÍTICA PÚBLICA CURRICULAR: caso SÃO PAULO Reforma curricular, criou um ciclo AUTORAL, Referente ao 7 o, 8 o e 9 o anos do Ensino Fundametal: Alunos de 13 a 15 anos Durante os 3 anos constroem coletivamente e interdisciplinarmente um TRABALHO COLETIVO DE AUTORIA: É apresentado publicamente É debatido por toda a escola (e às vezes entre as escolas) É disponibilizado em rede virtual: TÁ NA REDE!

+ IMPACTOS SOLIDÁRIOS O TRABALHO COLETIVO DE AUTORIA (fundamentos teóricos vieram de doutorado da KATIA MORI) DEFENDE A AUTORIA COMO A PRODUÇAO RESPONSÁVEL INDIVIDUAL E COLETIVA PARA A INTERVENÇAO SOCIAL: INTERVENÇÃO NA REGIÃO E TAMBEM NAS QUESTÕES UNIVERSAIS E MUNDIAIS: COMO A QUESTÃO DO REFUGIADOS DE GUERRA, OU AS PERSEGUIÇÕES… A REDE DE SÃO PAULO TEM ----  alunos no 9 ano. O que pode significar em torno de TCA com intervençao na cidade ou no mundo.

+ Rumo a uma solidariedade planetária GRATO! Buenos Aires, 26 de agosto de 2016 Fernando José de Almeida