A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Advertisements

Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Paulo Vinícius Rampinelli
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Universidade Federal do Espírito Santo
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes.
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE

Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
Evolução do ensino a distância
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
inovação e design na educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EAD:
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos

Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Estatística: Conceitos Básicos
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM:
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
MÍDIAS AUDIOVISUAIS INCLUSIVAS:
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
O controle do ensino em suas mãos
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos Caritá Universidade de Ribeirão Preto Contato: SETEMBRO/2016

INTRODUÇÃO Ferramenta importante no processo de formação profissional. Facilita a disseminação de conteúdos e informações. Permite simulações. Apoia interações síncronas e assíncronas. Propicia ambientes de construção de saberes. O estudante participa ativamente de sua formação. O docente pode utilizar redes e comunidades virtuais e outros recursos tecnológicos.

Objetos de aprendizagem. Alunos atuais das gerações y e z, possuem familiaridade com as ferramentas, pois desde a infância foram integrados ao uso da TIC. Alunos habituados com a linguagem digital, realizam inúmeras tarefas ao mesmo tempo. Alunos recebem e disseminam informações com rapidez.

OBJETIVO Avaliar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos de ensino-aprendizagem sob a ótica de coordenadores de curso da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do interior paulista.

METODOLOGIA Caráter exploratório-descritiva. Abordagem qualiquantitativa. Análise quantitativa: software Microsoft Excel “tabela dinâmica”: frequências absoluta e relativa. Análise qualiquantitativa: identificação sumarizada das situações, bem como a opinião dos entrevistados sobre a sua resposta - metodologia descrita por Freire (1990).

METODOLOGIA A amostra foi constituída por sete coordenadores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do estado de São Paulo. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Ribeirão Preto e aprovada sob o parecer nº

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 16 questões: 07 caracterização do perfil dos coordenadores ; 08 objetivas sobre a utilização das TIC na prática docente; 01 questão aberta para comentários Discordo totalmente DiscordoNão discordo e nem concordo ConcordoConcordo totalmente Desejo não opinar

RESULTADOS A maioria é do sexo feminino, sendo 06 (85,71%) coordenadoras. 06 (85,71%) possuem título de doutor e 01 (14,29%) título de mestre. A média da idade dos participantes foi de 47 anos ± 6 anos. A média do tempo de formação foi de 24 anos ± 5 anos.

RESULTADOS Questão: “A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) auxilia no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) concordo 06 (85,71%) concordo totalmente Portanto, todos confirmaram que a TIC auxilia no processo de ensino- aprendizagem.

RESULTADOS Questão: “Utilizo a TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 05 (71,43%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente 85,72% afirmaram utilizar a TIC no processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS Questão: “Já realizei curso de capacitação docente para utilizar a TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 04 (57,14%) concordo 03 (42,86%) concordo totalmente Diante do resultado pode-se inferir que os participantes já realizaram algum curso de capacitação para utilizar a TIC no processo de ensino- aprendizagem.

RESULTADOS Questão: “Tenho experiência para utilizar a TIC de maneira a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 02 (28,57%) não discordo e nem concordo 04 (57,14%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente. 71,43% responderam ter experiência para utilizar a TIC.

RESULTADOS Questão: “Tenho disponibilidade para realizar curso de capacitação docente com foco no uso da TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 05 (71,43%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente. A maioria apresentou disponibilidade para continuar se capacitando em relação ao uso da TIC no processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS Questão: “Considerando a vivência das gerações y e z com as TIC, uma vez, que esses alunos foram naturalmente inseridos na era da tecnologia, eles possuem maiores facilidades e habilidades para usar as TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 04 (57,14%) concordo 02 (28,57%) concordo totalmente. Demonstra que a maioria dos participantes entende que as novas gerações possuem facilidade com o uso da TIC no processo de ensino- aprendizagem.

RESULTADOS Questão “O aluno interage positivamente com a TIC como uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 02 (28,57%) não discordo e nem concordo 03 (42,86%) concordo 02 (28,57%) concordo totalmente 05 (71,43%) dos participantes relatam que o aluno interage de maneira positiva com a TIC no processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS Questão: “A Instituição de Ensino Superior disponibiliza recursos tecnológicos adequados para as aulas com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 02 (28,57%) discordo 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 03 (42,86%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente Mais da metade dos participantes acredita que a Instituição de Ensino Superior oferece recursos tecnológicos adequados para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS No espaço para comentários sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem do profissional da área da saúde, seguem alguns relatos: “no meu entendimento, a TIC é um recurso didático de grande importância para o ensino superior, atualmente”; “as TICs são excelentes ferramentas para o processo de ensino- aprendizagem,...”; “certamente o uso da tecnologia da informação agrega, facilita e até mesmo ajuda no processo complexo de ensino e aprendizagem...”. Comprova-se que a tecnologia da informação e comunicação é uma ferramenta contemporânea para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem.

CONCLUSÃO Apesar dos coordenadores não explicitarem quais TIC utilizam ou podem ser utilizadas na formação profissional dos educandos de cursos da área da saúde: as mais usadas são os objetos de aprendizagem e ambientes simulados. Permite a troca de informações e interação entre docentes e discentes. Garante a construção do conhecimento individual e coletivo.

CONCLUSÃO TIC são consideradas significativas para as instruções pedagógicas. Auxilia e contribui para o processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos coordenadores entende que as TIC são ferramentas importantes para as práticas pedagógicas.

OBRIGADO!