Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle
A formação de professores no Brasil
Meta 15 - Formação de professores...assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Fonte: Observatório do PNE (2016)
Formação inicial Lacunas Fragmentação Teoria x prática Fundamentos x didáticas Formação continuada Burocrática Descontextualizada da realidade local
A escola como locus da formação continuada de professores
Busca por uma formação continuada de professores... A escola como locus formativo Trabalho colaborativo Compartilhar experiências Socializar reflexões Produzir conhecimentos = exercício docente Desenvolvimento e reconhecimento profissional Plano de carreira
Contribuições das tecnologias de educação a distância
Educação a distância Fragilidades Qualidade x quantidade Aprendizagem não significativa Prática (estágio) Reconhecimento TIC Modelo híbrido
Experiências anteriores de formação online
Experiências anteriores Telessala ( ) Vídeo aulas ao vivo Tutor mediador
Experiências anteriores Name Interativo (2012 – 2015) Vídeo Aula Fórum Atividades Plantão Tutoria Academia Name ( piloto) Vídeo Aulas Textos principais e complementares Podcasts Avaliações 120 municípios 15 mil cadastrados 3 mil usuários 200h de formação
Um modelo híbrido de formação continuada
A partir de Modelo híbrido e complementar: Cursos online (plataforma moodle) Cursos presenciais com estratégias de aprendizagem ativa e colaborativa Cursos presenciais Cursos online
Ciclo de formação Nível 4: Estratégia e Planejamento Escolar e Gestão de Dados e Recuperação da Aprendizagem GestoresProfessores Nível 3: Liderança educacional e processos de avaliação GestoresProfessores Nível 2: Ensino e Aprendizagem GestoresProfessores Nível 1: Material didático e produtos GestoresProfessores
Nível 1 NÍVEL 1 Produtos e Serviços do Sistema Name (ensino fundamental) Gestores Escolares: Online Docentes: Online Curso Berçário Name8h 5h Curso Berçário Name8h 5h Curso Educação Infantil Name8h 5h Curso Educação Infantil Name8h 5h Curso Name (anos iniciais)8h 5h Curso Name (anos iniciais) 30h 5h Curso Name (anos finais)8h 5h Curso Name (anos finais)20h 5h Curso Descritores8h 5h Curso Descritores16h 5h Curso Famílias & Escola8h 5h Curso Famílias & Escola8h 5h
Nível 2 NÍVEL 2 Ensino e Aprendizagem Gestão de Docentes e do Ensino- Aprendizagem: Online Estratégias de Ensino e Aprendizagem: Online Psicologia e Ciência da Aprendizagem (PSC) 05h 5h Gestão de Sala de Aula (GSA) 15h 5h Ensino e Aprendizagem Centrado no Aluno (EAC) 08h 5h Aprendizagem Ativa (AA)06h 5h Liderança Educacional Nível 1 (LEN1)15h 5h Aprendizagem Colaborativa (AC) 06h 5h Gerenciamento e Operações para Líderes Educacionais (GLE) 10h 5h Psicologia e Ciência da Aprendizagem (PSC) 05h 5h Coaching e Mentoria Nível 1 (CMN1)12h 5h Pensamento Crítico e Feedback (PCF) 15h 5h
Nível 3 NÍVEL 3 Liderança e Avaliação Liderança Educacional Online Processos de Avaliação Online Liderança Educacional Nível 2 (LEN2)16h 5h Avaliação Equilibrada (AA)08h 5h Coaching e Mentoria Nível 2 (CMN2)08h 5h Instrução Diferenciada (ID)08h 5h Inclusão Escolar (IE)16h 5h Inclusão Escolar (IE)16h 5h Engajamento da Comunidade Escolar (EC) 12h 5h Competências e Habilidades do Século XXI (CH) 20h 5h