Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Advertisements

PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Carlos Bielschowsky, Presidente do Cecierj/Cederj.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Base Nacional Comum Curricular
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O ensino de História: teoria e prática
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Introdução a Educação a Distância
1º semestre Plano de Formação
Instituições envolvidas Participantes:
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Coordenação: Vani Kenski
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Formação de professores de ciências no Brasil
Metodologia do Ensino Superior
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Expansão e Qualidade da Educação Básica no Brasil
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
CURSO DE FUNDAMENTOS & METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Mônica Malacarne Stéla Piccin
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Possibilidades para o desenvolvimento do Projeto
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle

A formação de professores no Brasil

Meta 15 - Formação de professores...assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Fonte: Observatório do PNE (2016)

Formação inicial Lacunas Fragmentação Teoria x prática Fundamentos x didáticas Formação continuada Burocrática Descontextualizada da realidade local

A escola como locus da formação continuada de professores

Busca por uma formação continuada de professores... A escola como locus formativo Trabalho colaborativo Compartilhar experiências Socializar reflexões Produzir conhecimentos = exercício docente Desenvolvimento e reconhecimento profissional Plano de carreira

Contribuições das tecnologias de educação a distância

Educação a distância Fragilidades Qualidade x quantidade Aprendizagem não significativa Prática (estágio) Reconhecimento TIC Modelo híbrido

Experiências anteriores de formação online

Experiências anteriores Telessala ( ) Vídeo aulas ao vivo Tutor mediador

Experiências anteriores Name Interativo (2012 – 2015) Vídeo Aula Fórum Atividades Plantão Tutoria Academia Name ( piloto) Vídeo Aulas Textos principais e complementares Podcasts Avaliações 120 municípios 15 mil cadastrados 3 mil usuários 200h de formação

Um modelo híbrido de formação continuada

A partir de Modelo híbrido e complementar: Cursos online (plataforma moodle) Cursos presenciais com estratégias de aprendizagem ativa e colaborativa Cursos presenciais Cursos online

Ciclo de formação Nível 4: Estratégia e Planejamento Escolar e Gestão de Dados e Recuperação da Aprendizagem GestoresProfessores Nível 3: Liderança educacional e processos de avaliação GestoresProfessores Nível 2: Ensino e Aprendizagem GestoresProfessores Nível 1: Material didático e produtos GestoresProfessores

Nível 1 NÍVEL 1 Produtos e Serviços do Sistema Name (ensino fundamental) Gestores Escolares: Online Docentes: Online Curso Berçário Name8h 5h Curso Berçário Name8h 5h Curso Educação Infantil Name8h 5h Curso Educação Infantil Name8h 5h Curso Name (anos iniciais)8h 5h Curso Name (anos iniciais) 30h 5h Curso Name (anos finais)8h 5h Curso Name (anos finais)20h 5h Curso Descritores8h 5h Curso Descritores16h 5h Curso Famílias & Escola8h 5h Curso Famílias & Escola8h 5h

Nível 2 NÍVEL 2 Ensino e Aprendizagem Gestão de Docentes e do Ensino- Aprendizagem: Online Estratégias de Ensino e Aprendizagem: Online Psicologia e Ciência da Aprendizagem (PSC) 05h 5h Gestão de Sala de Aula (GSA) 15h 5h Ensino e Aprendizagem Centrado no Aluno (EAC) 08h 5h Aprendizagem Ativa (AA)06h 5h Liderança Educacional Nível 1 (LEN1)15h 5h Aprendizagem Colaborativa (AC) 06h 5h Gerenciamento e Operações para Líderes Educacionais (GLE) 10h 5h Psicologia e Ciência da Aprendizagem (PSC) 05h 5h Coaching e Mentoria Nível 1 (CMN1)12h 5h Pensamento Crítico e Feedback (PCF) 15h 5h

Nível 3 NÍVEL 3 Liderança e Avaliação Liderança Educacional Online Processos de Avaliação Online Liderança Educacional Nível 2 (LEN2)16h 5h Avaliação Equilibrada (AA)08h 5h Coaching e Mentoria Nível 2 (CMN2)08h 5h Instrução Diferenciada (ID)08h 5h Inclusão Escolar (IE)16h 5h Inclusão Escolar (IE)16h 5h Engajamento da Comunidade Escolar (EC) 12h 5h Competências e Habilidades do Século XXI (CH) 20h 5h