CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA

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Transcrição da apresentação:

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - 170562 Escola Secundária de Sá da Bandeira – 402837 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Programa de Práticas de Actividades Físicas e Desportivas MÓDULO 6 – Futebol Objectivos de Aprendizagem: (Futebol e Futsal) 1. Caracterizar a modalidade quanto à sua origem e desenvolvimento; 2. Identificar e interpretar contextos de prática desportiva e de relações entre os seus intervenientes; 3. Interpretar a legislação e regulamentação específica da modalidade; 4. Caracterizar e distinguir materiais e equipamentos desportivos da modalidade de acordo com o tipo de prática, formal e informal; 5. Certificar-se do cumprimento das condições de segurança necessárias à realização de uma actividade desportiva, de acordo com a complexidade dos elementos envolvidos; 6. Assegurar a montagem e desmontagem de equipamentos desportivos; 7. Aplicar, de acordo com a metodologia recomendada, sistemas de observação e análise da prática da modalidade; 8. Identificar e vivenciar os aspectos críticos de realização da modalidade na perspectiva dos Praticantes; 9. Reconhecer e analisar as exigências técnicas, tácticas, físicas e psicológicas predominantes da modalidade.

Bibliografia / Outros Recursos Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - 170562 Escola Secundária de Sá da Bandeira – 402837 Bibliografia / Outros Recursos Araújo, D. (2005). O contexto da decisão: a acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos. Alves, J. & Araújo, D. (1996). Processamento da informação e tomadas de decisão no desporto. Manual de Psicologia do Desporto. José Fernando Cruz (Ed). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais Ltda. Bangsbo, J. (1997). Entrenamiento de la condición física en el fútbol. Barcelona: Paidotribo Castelo, J. (1993). Os princípios do jogo de futebol. Ludens. Vol. XIII, n.º 1, Jan/Mar, 47-60. Castelo, J. (1994). Futebol “Modelo técnico-táctico do jogo”. Cruz Quebrada: FMH. Castelo, J. (1996). Futebol - A organização do jogo. Lisboa: Edição do autor. Castelo, J. (2003). Guia prático de exercícios de treino. Lisboa: Edições Omniserviços. Curado, J. (2002). Organização do treino nos desportos colectivos: pontos de partida. Lisboa: EditorialCaminho. Federação Portuguesa de Futebol (2010). Regras de jogo. Lisboa: Federação Portuguesa de Futebol. http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/FEDERACAO/ARBITRAGEM. Graça, A.; Oliveira, J. (1994). O Ensino dos jogos desportivos. Porto: FCDEF-UP. Graça, A.; Oliveira, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: O ensino dos jogos desportivos colectivos. 3.ª ed. Porto: Universidade do Porto. Instituto Português da Qualidade, (2002). Equipamento para jogos de campo - Equipamento de futebol

Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - 170562 Escola Secundária de Sá da Bandeira – 402837 - Requisitos funcionais e de segurança, métodos de ensaio. Caparica: Ed. IPQ. Janeira, M. (2001). Métodos de treino. Treino Desportivo. Especial IV, Novembro. Jesualdo, F. (1983). Uma direcção programática na formação do praticante de futebol. Ludens. Vol. 8,1, Out./Dez. Maças, B. & Brito, J. (2004). Futebol: ensinar a decidir no jogo. Revista Treino Desportivo, n.º 25, Agosto, 4-11. Mombaerts, E. (1998). Fútbol. Entrenamiento y rendimiento colectivo. Barcelona, Hispano Europea. Pacheco, R. (2000). O ensino do futebol de 7 Um jogo de iniciação ao futebol de 11. Lisboa: Ed. Autor. Queiroz, C. (1986). Estrutura e organização dos exercícios de treino em futebol. Lisboa: FPF. Sanz, J. (1996). Diferencia entre la metodología del entrenamiento tradicional y el entrenamiento globalizado en el fútbol. Training Fútbol. N.º 2, Abril. Serpa, S. (2003). Treinar jovens: complexidade, exigência e responsabilidade. Horizonte. Vol. XIV, n.º1, 75-83. Silva, M. (1998). Periodização e planeamento do treino em desportos individuais e colectivos. Horizonte. Vol. VI,n.º31.

Organização: Grupos de dois alunos; Fontes: Biblioteca e/ou internet; Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - 170562 Escola Secundária de Sá da Bandeira – 402837 Exercício de Pesquisa / Avaliação Organização: Grupos de dois alunos; Fontes: Biblioteca e/ou internet; Conteúdo: 8 Temas; Suporte: Power point; Dimensão: Máximo 10 slides. Apresentação: À turma, 10 minutos, com intervenção dos dois elementos; Avaliação: 30% Organização e qualidade gráfica, 70% Conteúdo; Duração do processo de investigação e produção do trabalho: 2 aulas de 90’.

Exercício de Pesquisa / Avaliação Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - 170562 Escola Secundária de Sá da Bandeira – 402837 Exercício de Pesquisa / Avaliação 1 – Origem do Futebol e Estrutura de Organização Mundial, Continental e Nacional. 1.1- Onde surgiu e como se desenvolveu o futebol ? 1.2 – Quais, que funções e que modelos de competição das estruturas do futebol. 2 – Organização do Futebol (Futebol 11 e Futsal) feminino a Nível Nacional. 2.1 – Clubes? – Competições? – Distribuição Territorial? 3 – Regulamentação das Modalidades: Futebol 11, Futebol 7, Futsal, Futebol Praia. 3.1 – Principais regras, que permitam jogar e diferenciar as modalidades. 4 – Sistemas Táticos do Futsal. Quais? – Identificação das posições em campo. Vantagens e Desvantagens / Exemplos. 5 – Sistemas Táticos do Futebol 11. Quais? – Identificação das posições em campo. Vantagens e Desvantagens / Exemplos. 6 – Princípios do Jogo. Análise dos princípios ofensivos (Penetração, Cobertura Defensiva e Mobilidade) e Defensivos (Contenção, Cobertura Defensiva e Equilíbrio). Para cada princípio explicar: Objectivo e como devo proceder. 7 – Tipos de Capacidades Físicas e Psicológicas mais utilizadas no Futsal. Descriminar por posições/funções em campo. 8 – Tipos de Capacidades Físicas e Psicológicas mais utilizadas no Futsal. Descriminar por posições/funções em campo.