APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. →

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.
Advertisements

Somos feitos de quê? ciências 8º anO
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Darwinismo Fundamentos de uma teoria evolucionista Por Guilherme Cadorim”
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Alterações do Material Genético Mutações 1. Mutações As mutações podem levar ao aparecimento de novos fenótipos (A, B e C ); Os indivíduos que as possuem,
DIFUSIONISMO: ESCOLAS HISTÓRICO CULTURAIS
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Objetivo: Caracterizar as relações precoces.
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Teoria contingencial!! 1.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Biológicas (Bach & Lic) BIO Genética Tipos de Herança Dr. Cláudio C Silva.
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #3 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.
Introdução e Conceitos.
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
Introdução à prática da
1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização.
Apresentação Multimédia #25 Tema V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1 | OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
COLÉGIO MARIA IMACULADA
PATERNIDADE Exame de DNA – Identificação pessoal
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #1 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA → OS AGENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS.
Seleção e organização de conteúdos
A estruturação da personalidade
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EPIDEMIOLOGIA.
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
Pesquisa em Psicologia
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
Ligação Gênica (“linkage”)
GRÁFICOS DE CONTROLE.
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Pontos importantes para a discussão
HEREDITARIEDADE Página 160.
BIOGEOGRAFIA Conceitos básicos.
Noções básicas de hereditariedade
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Heredogramas.
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Ética Inteligência Artificial.
Primeira Lei de Mendel.
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA.
Realidade e Senso Comum
1 2 3 Capítulo 1 – Reprodução Assexuada Capítulo 2 –
Genética A hereditariedade.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
A herança de uma característica
História Natural da Doença
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Introdução à Sociologia
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Método experimental.
A herança de duas ou mais características ao mesmo tempo
Computação e Informática
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Mestrado Profissional em Física Médica
<espaço para figura> Opcional.
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO
Profª Janaina Q. B. Matsuo
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA - conceitos importantes -
Objetivos e etapas do psicodiagnóstico (enfoque clínico)
MEIO AMBIENTE Mediação: Jaime Oliva (Instituto de Estudos Brasileiros- USP)
Prof. Elisson de Andrade
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #2 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Explicar as influências genéticas e ambientais no comportamento. → AS INFLUÊNCIAS GENÉTICAS E AMBIENTAIS NO COMPORTAMENTO

variabilidade genética: genótipo e fenótipo O que nos torna biologicamente únicos?

variabilidade genética: genótipo e fenótipo O PROJETO GENOMA HUMANO, UMA INICIATIVA INTERNACIONAL QUE PERMITIU MAPEAR A SEQUÊNCIA COMPLETA DO CÓDIGO GENÉTICO HUMANO, REVELOU-SE FUNDAMENTAL PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DAS NOSSAS INFLUÊNCIAS GENÉTICAS. CONTUDO, JUNTAMENTE COM AS INVESTIGAÇÕES RECENTES NO CAMPO DA GENÉTICA, PERMITIU TAMBÉM SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO MEIO AMBIENTE NA VARIABILIDADE GENÉTICA. Que conclusões são possíveis retirar do projeto genoma humano?

VARIABILIDADE GENÉTICA: genótipo e fenótipo O TEU GENÓTIPO É CONSTITUÍDO POR CERCA DE 20 A 25 MIL GENES, SENDO A SUA CONFIGURAÇÃO UMA EM 70 TRILIÕES DE POSSIBILIDADES. CONTÉM INFORMAÇÃO ATIVADA E EXPRESSA NO FENÓTIPO E INFORMAÇÃO QUE NÃO SE MANIFESTA. ESTÁ INSCRITO NOS CROMOSSOMAS E PODE EXPRESSAR-SE OU NÃO DEPENDENDO DE LEIS DA HEREDITARIEDADE E DAS PARTICULARIDADES DO MEIO. FENÓTIPO O TEU FENÓTIPO CORRESPONDE À DIMENSÃO VISÍVEL DO GENÓTIPO, ISTO É, AOS CARACTERES QUE SE PODEM OBSERVAR EM TI. REPRESENTA UMA PARTE REDUZIDA DO GENÓTIPO, JÁ QUE A MAIOR PARTE DOS GENES NOS ORGANISMOS NÃO SE TRADUZ NUMA CARACTERÍSTICA OBSERVÁVEL. ESTÁ DEPENDENTE DE FATORES HEREDITÁRIOS E DE CONDIÇÕES DO MEIO. O que é o genótipo? Como se distingue do fenótipo? Dois gémeos idênticos partilham o mesmo genótipo? Dois gémeos idênticos partilham o mesmo fenótipo?

HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE Que influência tem o meio ambiente na pessoa que somos?

HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE O MEIO AMBIENTE É TÃO IMPORTANTE COMO A HERANÇA GENÉTICA NA DEFINIÇÃO DO QUE SOMOS E NO DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES QUE NOS TORNAM ÚNICOS. AS INFLUÊNCIAS DA HEREDITARIEDADE E DO AMBIENTE TÊM SIDO ESTUDADAS POR CIENTISTAS DA GENÉTICA COMPORTAMENTAL. SÃO UTILIZADOS, ESSENCIALMENTE, QUATRO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO OU TIPOS DE ESTUDOS NO DEBATE INATO VERSUS ADQURIDO: A que métodos recorrem os cientistas para compreender a influência da genética e do meio no comportamento? GÉMEOS FAMÍLIAS ADOÇÕES ANOMALIAS GENÉTICAS

HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE ESTUDOS DE GÉMEOS SE A HEREDITARIEDADE INFLUENCIAR UMA DETERMINADA CARACTERÍSTICA, ELA TENDERÁ A ESTAR MAIS MARCADA EM GÉMEOS MONOZIGÓTICOS DO QUE EM GÉMEOS DIZIGÓTICOS, JÁ QUE OS GÉMEOS MONOZIGÓTICOS PARTILHAM 100% DO ADN, ENQUANTO OS GÉMEOS DIZIGÓTICOS PARTILHAM, EM MÉDIA, 50% DO ADN. OS ESTUDOS COM GÉMEOS IDÊNTICOS SEPARADOS À NASCENÇA SÃO LABORATÓRIOS IDEAIS PARA ESTUDAR AS REAÇÕES DE UM MESMO PATRIMÓNIO GENÉTICO A MEIOS DIFERENTES. Porquê estudar gémeos?

HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE ESTUDOS DE FAMÍLIAS PARTILHAMOS MAIS SEMELHANÇAS GENÉTICAS COM OS NOSSOS FAMILIARES DO QUE COM ESTRANHOS, HAVENDO AINDA MAIOR PROBABILIDADE DE PARTILHAR UMA CARACTERÍSTICA COM UM PARENTE PRÓXIMO DO QUE COM UM AFASTADO. OS ESTUDOS COM FAMÍLIAS TÊM REVELADO QUE HÁ TRAÇOS, E ATÉ PERTURBAÇÕES MENTAIS, QUE TENDEM A MANTER-SE AO LONGO DE GERAÇÕES. CONTUDO, AS ILAÇÕES QUE SE PODEM TIRAR SOBRE A INFLUÊNCIA DA HEREDITARIEDADE NÃO SÃO, MUITAS VEZES, CONCLUSIVAS, JÁ QUE OS FAMILIARES TENDEM A PARTILHAR O MESMO AMBIENTE. Porquê estudar famílias?

HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE ESTUDOS DE ADOÇÕES SE NUMA CARACTERÍSTICA SE DEMONSTRAR MAIOR PROXIMIDADE COM OS PAIS BIOLÓGICOS, QUE PARTILHAM A MESMA HERANÇA GENÉTICA (MAS NÃO O AMBIENTE), ENTÃO OS FATORES GENÉTICOS SÃO DETERMINANTES. SE NUMA CARACTERÍSTICA SE DEMONSTRAR MAIOR PROXIMIDADE COM OS PAIS ADOTIVOS, QUE PARTILHAM O MESMO AMBIENTE (MAS NÃO A HERANÇA GENÉTICA), ENTÃO OS FATORES AMBIENTAIS SÃO PREDOMINANTES. Porquê estudar adoções?

HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE ESTUDOS DE ANOMALIAS GENÉTICAS A PESQUISA GENÉTICA COMPORTAMENTAL TAMBÉM FOCA O FUNCIONAMENTO ATÍPICO DOS GENES E A SUA EXPRESSÃO EM DOENÇAS E PERTURBAÇÕES. SABE-SE HOJE, POR EXEMPLO, QUE UM FRAGMENTO EXTRA NO CROMOSSOMA 21 CAUSA, QUASE INVARIAVELMENTE, A SÍNDROME DE DOWN. Porquê estudar anomalias genéticas?

HEREDITARIEDADE específica e individual O que aproxima biologicamente os humanos entre si? O que separa biologicamente os humanos entre si?

HEREDITARIEDADE individual e específica PATRIMÓNIO GENÉTICO QUE ENCERRA AS PARTICULARIDADES DE CADA INDIVÍDUO É ESTUDADA PELA GENÉTICA COMPORTAMENTAL, QUE SE PREOCUPA EM ESTABELECR RELAÇÕES ENTRE O NOSSO PATRIMÓNIO GENÉTICO INDIVIDUAL E AS CARACTERÍSTICAS QUE EXIBIMOS HEREDITARIEDADE ESPECÍFICA CONJUNTO DE GENES QUE CARACTERIZAM UMA DETERMINADA ESPÉCIE É ESTUDADA PELA PSICOLOGIA EVOLUTIVA, QUE SE PREOCUPA EM ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE O MATERIAL GENÉTICO PARTILHADO PELA ESPÉCIE HUMANA E A EVOLUÇÃO DA MESMA O que é a hereditariedade individual? O que é a hereditariedade específica?

Bibliografia FEINGOLD, J. (2006). A Genética Médica. São Paulo: Loyola. GRIFFITHS, A. (2006). Introdução à Genética. Rio De Janeiro: Nova Guanabara. HUFFMAN, K. (2010). Psychology in Action: Nova Jérsia. John Wiley & Sons, Inc. PASSER, M. E SMITH, R. (2009). Psychology: The Science Of Mind And Behaviour. Nova Iorque: McGraw-hill. WEITEN, W. (2008). Psychology: themes and variations. Belmont: Thomson Wadsworth. ZIMBARDO, P. ET AL. (2012). Psychology: core concepts. Boston: Pearson.