CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E INFÂNCIA

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PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E INFÂNCIA

Diferentes visões de criança X EDUCAÇÃO INFANTIL Diferentes visões de criança X Diferentes concepções de Educação Infantil

Concepção de Infância Visão de Criança Reflexo na Educação Infantil Ser vazio – vir a ser Ser inocente - deve ser resguardada e protegida da influência corrupta da sociedade Ser universal – biologicamente determinado Desenvolvimento infantil: fases, estágios seguem leis gerais Função preparatória; transmissiva Educação compensatória Práticas espontaneístas Propostas homogêneas, planejamento focado nas fases de desenvolvimento.

Concepção de Infância Visão de Criança Reflexo na Educação Infantil Infância como fenômeno social: criança concreta, contextualizada, competente, poderosa, ativa, possui muitos recursos desde o nascimento. O conhecimento é construído nas interações e nas relações democráticas com outros sujeitos . Centro de educação infantil: local de prática pautada na ética, no respeito à diversidade.

Implicação na prática docente: observação, escuta e registro Observação e escuta: crianças existem nas relações com os outros, em sociedades e contextos específicos Foco do registro: o que dizem, pensam e falam. Sujeitos histórico-sociais e de direito, co-construtores de conhecimento, identidade e cultura Avaliação/Documentação do processo: que teorias e significados estão sendo produzidos? O que a criança é capaz de fazer, sem obedecer a uma estrutura predeterminada de normas e expectativas? Imagem da escola: espaço público, fórum, local de encontro entre cidadãos: crianças e adultos. Local de práticas democráticas e de construção de significados

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Atendimento às crianças: Roda dos expostos: 1726 (Bahia) – 1950 (São Paulo)

Origem das instituições para a infância no Brasil Século XIX – criação das primeiras creches no Brasil Atendimento à criança pequena apresenta concepções divergentes sobre sua finalidade social  diferentes instituições: Creches Jardins-de-infância Parques Infantis

Creches (1899)

Creches (1899) Voltadas ao atendimento da mãe que necessita trabalhar; Caráter assistencial-protecional; Responsabilidade de entidades filantrópicas, religiosas ou laicas, ou de empresas empregadoras; Atendimento às crianças mais novas.

Jardins-de-infância (1875)

Jardins-de-infância (1875) Voltados ao atendimento dos filhos de grupos sociais privilegiados; Considerados apropriados ao desenvolvimento e cultivo de bons hábitos; Atendimento às crianças entre três e seis anos de idade.

Parques Infantis (1935)

Parques Infantis (1935) Criados em bairros operários, voltados para o atendimento das crianças filhas de trabalhadores; Influência dos educadores do Movimento da Escola Nova  preocupação com o desenvolvimento integral e natural do ser humano em cada uma das etapas de seu desenvolvimento;

Parques Infantis Serviço de assistência à infância, que envolvia educação e saúde (nutrir, educar e recrear); Década de 70 recurso para eliminar deficiências nutricionais e o fracasso escolar; Escolas Municipais de Educação Infantil.

Integração dos diferentes programas num mesmo sistema Constituição de 1988  Capitulo III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTE: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade

Integração dos diferentes programas num mesmo sistema Diferenças: Terminologia Perfil e formação do corpo profissional; Rotina; Critérios de seleção das crianças; Faixa etária atendida; Tamanho dos grupos de crianças; Proporção adulto-criança.

Integração dos diferentes programas num mesmo sistema Diferentes bases ideológicas geram: Diferentes expectativas quanto aos objetivos, função e estrutura de funcionamento das instituições; Diferentes expectativas quanto ao perfil profissional; Diferentes projetos de formação do profissional da Educação Infantil.

Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 Art. 21 – A educação escolar compõe-se de: I – Educação Básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; II – Educação Superior.

Da Educação Infantil LDB 9394/96 Art. 29 – A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Da Educação Infantil LDB 9394/96 Art. 30 – A Educação Infantil será oferecida em: I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Da Educação Infantil LDB 9394/96 Art. 31 – Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/1999 norteiam a elaboração das propostas pedagógicas; estabelecem paradigmas para a concepção dos programas de cuidado e educação, com qualidade; explicitam os princípios norteadores: éticos, políticos e estéticos; reconhecem a importância da identidade pessoal de todos os envolvidos e da instituição;

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/1999 visão integral das crianças considerando os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais; avaliação através de acompanhamento e registro sem objetivo de promoção; formação dos profissionais; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DOU 23/3/1999)

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009 Resolução CNE/CEB 05/2009 e Parecer CNE/CEB 020/2009 Definem currículo, os eixos, enfatizam a diversidade e a singularidade na elaboração das propostas pedagógicas para a educação infantil.

Pedagogia da Infância Qual educação se almeja para a infância no contexto da sociedade atual? Qual é a Proposta Pedagógica necessária? A forma como concebemos a criança vai interferir nas nossas escolhas e na forma como organizamos o trabalho pedagógico na Educação Infantil

Princípios da Pedagogia da Infância A criança produz conhecimento, desde o nascimento, a partir das múltiplas interações sociais e das relações que estabelece com o mundo, influenciando e sendo influenciado por ele e construindo significados a partir dele; sujeito de direitos, portadora de história e construtora das culturas infantis;

Princípios da Pedagogia da Infância a criança como principal protagonista da ação educativa e centro da atenção do projeto pedagógico; a indissociabilidade do cuidar e educar no fazer pedagógico; o destaque ao brincar, à interação, à ludicidade e às expressões das crianças - construção de todas as dimensões humanas ;

Princípios da Pedagogia da Infância Promoção da autonomia e da multiplicidade de experiências; Integração de diferentes idades entre os agrupamentos ou turmas; Acesso aos bens culturais construídos pela humanidade; Organização dos ambientes e do tempo - elementos constitutivos do currículo para a infância;

Princípios da Pedagogia da Infância Parcerias com as famílias; “Espaço educativo” extensivo à rua, ao bairro e à cidade; Arte como fundamento na formação dos/das profissionais da primeira etapa da educação básica; Continuidade educativa da Educação Infantil na direção do Ensino Fundamental.

Questões Qual é hoje a principal função da escola para crianças de 0 a 3 anos? A quem a creche deve beneficiar? Qual é o papel do educador no cuidado e na educação das crianças pequenas?

Referências Bibliográficas BRASIL/MEC. Práticas cotidianas na Educação Infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. BARBOSA, M. C. S. (consultora), 2009, disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf EDWARDS, C.;GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999. KULHMANN JR., M. Histórias da Educação Infantil Brasileiras. Revista Brasileira de Educação, nº14, mai/jun/jul/ago de2000. DAHLBER, G. MOSS, P. PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 2003. NASCIMENTO L.B.P. Crianças pequenas e a produção de culturas. In GOBBI e NASCIMENTO. Educação e Diversidade Cultural : desafios para os estudos da infância e da formação docente. São Paulo: Junqueira e Marin, 2012. SARMENTO, M.J. Visibilidade social e estudo da infância. IN VASCONCELOS, V. e SARMENTO M.J. (org). Infância (In) Visível. Araraquara: Junqueira e Marin, 2007,p.25-49 TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 1997