UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Advertisements

Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Programação WEB - Aprender as noções básicas para o desenvolvimento WEB, mediante a compreensão, domínio e aplicações das técnicas inerentes a Programação.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.yolasite.com.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Sejam bem vindos Guto Xavier. Guto
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
VESCO Modelo de negócio..
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Didática das Ciências Experimentais
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 06
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Arquitetura de Computadores
Relato de experiência:
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Parte III – Planejando o Projeto
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Cronograma.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
SEL632 – Linguagens de Descrição de Hardware Aula 1 – Apresentação
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Software.
Elektra: Um chatterbot para uso em ambiente educacional
Apresentação do Curso: LABORATÓRIO DE LÓGICA CONFIGURÁVEL.
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
DHD – Desenvolvimento em Hardware
BLOGS Mídias na Educação Maria Rosangela Bez.
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Contextualização: escola e alunos
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
A elaboração e implementação dos REA para a BVS-EPS, como um programa educativo, para gestão, mediação, uso e acessibilidade das informações em saúde Autores:
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Reflexividade e formação de professores
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Orientações de estágio
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU Disciplina: EDU3375 – O Computador na Educação APOIO AULA 4 Classificação e Análise de Software em uma abordagem pedagógica Profª. Titular: Drª. Patricia A. Behar Profª. Estagiária: Caroline Bohrer do Amaral Profª. Colaboradora: Msc. Daiane Almada

Tutorial e Exercício-e-Prática Fechado pré-definido; máquina de ensinar; perguntas e respostas; treinamento; seqüencial; direcionado ao produto, sem preocupação com o processo do aprendiz. Podem ser em forma de softwares e hipertextos.

Exemplos de Tutoriais: Tutorial do Nestcape Composer da Semana 2 Cursos da Microsoft : http://office.microsoft.com/pt-br/training/default.aspx

Programação Aberto Resolução de problemas; Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; Auxilia a compreensão sobre o processo tanto pelo aluno, quanto pelo professor;

Exemplos de Programação Linguagem LOGO KPL (Linguagem de Programação para crianças) - http://www.kidsprogramminglanguage.com/brintroforteachers.htm

Aplicativos Abertos Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; O aluno reflete enquanto utiliza, mas o retorno vem do professor (ex. edu3375);

Exemplos de Aplicativos Editores/processadores de: texto imagem planilhas bancos de dados...

Multimídia e Internet Tipo Tutorial (enciclopédias digitais); Tipo Sistema de Autoria (software de criação de histórias, construção de páginas na internet) - Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; Necessita retorno do professor.

Exemplos de Multimídia e Internet De autoria: Composer; Oficina de histórias;

Simulação e Modelagem Fechado ou Aberto Simulação de fenômenos (“assistida” ou criada); Pode ter o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (quando aberto); Necessita de intervenção do professor.

Exemplos de Simulação e Modelagem Escola do futuro: http://www.futuro.usp.br/ Molecularium - http://nautilus.fis.uc.pt/cec/molecularium/molecularium.html

Jogos Fechado ou Aberto Pode ter o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (quando aberto); Desafios; Podem ter tutoriais, simulações, espaço para autoria; Necessita da intervenção do professor.

O que pensar durante a avaliação do software? Há possibilidade de Interação? Aberto ou Fechado? O aluno pode atuar de modo mais autônomo (centrado no usuário)? Ou o professor deve fazer intervenções complementares (centrado no professor)?

O que pensar durante a avaliação do software? Linguagem acessível, no idioma português, adequado à faixa etária (ex.: ed. Infantil + som), permite reflexão ... Que tipo de paradigma orienta o software? Que tipo de ações educativas posso desenvolver (proposta de aula)?