UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU Disciplina: EDU3375 – O Computador na Educação APOIO AULA 4 Classificação e Análise de Software em uma abordagem pedagógica Profª. Titular: Drª. Patricia A. Behar Profª. Estagiária: Caroline Bohrer do Amaral Profª. Colaboradora: Msc. Daiane Almada
Tutorial e Exercício-e-Prática Fechado pré-definido; máquina de ensinar; perguntas e respostas; treinamento; seqüencial; direcionado ao produto, sem preocupação com o processo do aprendiz. Podem ser em forma de softwares e hipertextos.
Exemplos de Tutoriais: Tutorial do Nestcape Composer da Semana 2 Cursos da Microsoft : http://office.microsoft.com/pt-br/training/default.aspx
Programação Aberto Resolução de problemas; Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; Auxilia a compreensão sobre o processo tanto pelo aluno, quanto pelo professor;
Exemplos de Programação Linguagem LOGO KPL (Linguagem de Programação para crianças) - http://www.kidsprogramminglanguage.com/brintroforteachers.htm
Aplicativos Abertos Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; O aluno reflete enquanto utiliza, mas o retorno vem do professor (ex. edu3375);
Exemplos de Aplicativos Editores/processadores de: texto imagem planilhas bancos de dados...
Multimídia e Internet Tipo Tutorial (enciclopédias digitais); Tipo Sistema de Autoria (software de criação de histórias, construção de páginas na internet) - Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; Necessita retorno do professor.
Exemplos de Multimídia e Internet De autoria: Composer; Oficina de histórias;
Simulação e Modelagem Fechado ou Aberto Simulação de fenômenos (“assistida” ou criada); Pode ter o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (quando aberto); Necessita de intervenção do professor.
Exemplos de Simulação e Modelagem Escola do futuro: http://www.futuro.usp.br/ Molecularium - http://nautilus.fis.uc.pt/cec/molecularium/molecularium.html
Jogos Fechado ou Aberto Pode ter o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (quando aberto); Desafios; Podem ter tutoriais, simulações, espaço para autoria; Necessita da intervenção do professor.
O que pensar durante a avaliação do software? Há possibilidade de Interação? Aberto ou Fechado? O aluno pode atuar de modo mais autônomo (centrado no usuário)? Ou o professor deve fazer intervenções complementares (centrado no professor)?
O que pensar durante a avaliação do software? Linguagem acessível, no idioma português, adequado à faixa etária (ex.: ed. Infantil + som), permite reflexão ... Que tipo de paradigma orienta o software? Que tipo de ações educativas posso desenvolver (proposta de aula)?