Avaliação de Projectos de Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
METODOLOGIA PDCA.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
GRUPO 05 Abiel Peyrot Ademir Pereira Gabriela Borin Luana Sperluk Neide Eyng ORÇAMENTO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Projeto Gestão Estratégica FVC
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
Introdução ao Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
O Controlo de Gestão e a Situação do SMIGESPT
Ciclo PDCA COB - 19/09/2006.
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Fábrica de Software.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
Curso - Avaliação e Aprendizagem
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Pesquisa em Psicologia
Pesquisa Mercadológica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS CAPÍTULO 2 Planeamento
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Planejamento de estratégias:
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
O que é Educação Ambiental?
o competidor estratégias
APRESENTAÇÃO PRÉ APR.
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Arranjo Físico Celular
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Descrição e Análise dos cargos
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Treinamento e Desenvolvimento
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Aula 08 – CMMI® versus PMBOK
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Aula 3 – Visão Estratégica
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Planejamento Estratégico em Logística
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
PLANEAMENTO Séc. XIX – Evolução identificada como processo
Contextualização: escola e alunos
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Metodologia Científica e Tecnológica
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação com os públicos externos
XV Jornada Científica de Jornalismo
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Projectos de Desenvolvimento Escola Superior Agrária de Coimbra Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural Unidade Curricular de Avaliação de Projectos de Desenvolvimento Aula 4 - Matriz do Quadro Lógico

Matriz do quadro lógico O Quadro lógico descreve os pontos essenciais de um projecto; Ferramenta que visa uma reflexão lógica e a elaboração de uma síntese ordenada; Ferramenta que permite a construção participativa de um projecto pelas partes intervenientes;

Matriz do quadro lógico O objectivo básico é dar estrutura ao processo de planificação, condução de um projecto e informação essencial sobre este; É usado como um método de análise e de apresentação dos resultados mostrando de forma sistemática e lógica os objectivos, os resultados e as actividades de um projecto.

Matriz do quadro lógico A matriz 4x4 fornece-nos informação sobre: Como o projecto é posto na prática e o que procura atingir coluna 1 - Hierarquia do quadro lógico;

Matriz do quadro lógico A matriz 4x4 fornece-nos informação sobre: De que forma o desempenho do projecto é medido coluna 2 – indicadores objectivamente verificáveis; e coluna 3 – fontes e meios de verificação;

Matriz do quadro lógico A matriz 4x4 fornece-nos informação sobre: Que factores externos (à gestão do projecto) podem, eventualmente, afectar a sua consecução coluna 4 – hipóteses ou assunções e riscos.

Hierarquia do quadro lógico (coluna 1) Finalidade: “Goal”/objetivo geral, de nível superior, para o qual o projecto pretende contribuir (definido por verbo no infinitivo);

Hierarquia do quadro lógico (coluna 1) Propósito: “Propose”/objetivos específicos do projeto que contribuem para a finalidade, e que se atingem através dos resultados do projecto (definido por verbo no infinitivo);

Hierarquia do quadro lógico (coluna 1) Resultados: resultados concretos ou “outputs” que o projecto a partir da realização das actividades visa alcançar (formulado por frase no modo passivo, R1, R2, R3);

Hierarquia do quadro lógico (coluna 1) Atividades: actividades necessárias à construção de cada das componente; “inputs” necessários para que os resultados sejam atingidos (formulado por frase no modo passivo A1, A2, A3);

Vantagens do uso da MQL É boa forma de verificar a lógica interna de um projecto e de assegurar que haja uma ligação entre a estratégia e os objectivos; Reconhece que os resultados qualitativos podem ser formulados de forma quantitativa podendo assim, serem facilmente avaliados (através de indicadores objectivamente identificáveis); Centra o trabalho técnico nos aspectos críticos e pode reduzir consideravelmente os documentos do projecto e assegura uma clara identificação dos objectivos do projecto;

Vantagens do uso da MQL Induz à objectividade na elaboração dos projectos e propicia uma rápida e sintética visualização do projeto; Padroniza uma linguagem comum para as diversas fases de diferentes programas e projectos, independentemente da sua natureza; Leva os planificadores a refletirem sobre as formas de supervisão e avaliação do projecto através da identificação de indicadores ainda na fase inicial de construção.

Exercício prático de grupo a) identificar uma MQL de um projeto de desenvolvimento rural ou de ajuda humanitária e fazer sua apresentação. b) Como base na análise anterior, construir um esboço de um projeto de desenvolvimento numa área a definir pelo grupo utilizando a MQL.