Cenário de aprendizagem Film review Artefacto digital 1

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Transcrição da apresentação:

Cenário de aprendizagem Film review Artefacto digital 1 Paulo Almeida n 1501113, mestrado de pedagogia do E-learning, UAB

Conteúdos a explorar Talking about movies Creating a film blog Writting a film review creating a vídeo review of a movie.

Objetivos de aprendizagem Learn how to talk about movies Learn how to create a film review Creating a blog with the students film reviews and the structure of the blog. Using digital tools to create content: blog, áudio and vídeo film review posted on Youtube

Competências a desenvolver nos alunos Competências cognitivas : concentração, planeamento, argumentação, critica construtiva, raciocínio lógico e abstrato e criatividade Competências relacionais : trabalhar as relações interpessoais cooperação Competências digitais : melhorar a literacia digital, utilizar ferramentas digitais para elaborar e criar conteúdos online relacionados com a crítica de filmes

Ferramentas tecnológicas utilizadas Apresentação diapositivos (Powerpoint), utilização do quadro interactivo- apresentações orais Visualização de criticas de filmes online no youtube Ferramenta de construção de Blog (sapo blogs) Construção de animações e de vídeos (Windows movie maker, outras ferramentas utilizadas pelos alunos)

Caracterização da turma É uma turma bastante proficiente em inglês, no curso de Artes visuais. Pelo que me foi dado a entender na reunião intercalar, alguns alunos estão muito habituados na criação de conteúdos artísticos de forma independente. Nas aulas pude verificar a sua aptidão para o desenho e facilidade de criação de arte.

Operacionalização do uso das ferramentas tecnológicas Discussão das regras e vocabulário necessário para falar sobre um filme.(mostra de trailers, youtube) Visualização de vídeos ilustrativos de criticas de filmes.(youtube) Utilização das apresentações para avaliar o “speaking”- powerpoint, etc. Criação de um blog para os alunos postarem os seus trabalhos e registo das aprendizagem adquiridas (sapo blogs) Utilização do Blog para registo das aprendizagens adquiridas Utilização do movie maker para elaboração do vídeo a ser partilhado no youtube.

Cenário de aprendizagem O objetivo deste trabalho é avaliar o speaking, partindo desse trabalho, os alunos irão apresentar textos sobre os filmes que criticaram. Utilizando esses textos, depois de corrigidos e melhorados pelos alunos, serão postados num blog de acordo com uma estrutura previamente definida. Criação de grupos para a criação de um vídeo no youtube com a critica de cinema elaborada préviamente . Será trabalhado ao longo de várias lições, e ao longo do ano.

Diferentes etapas do projecto de aprendizagem 1st moment 2nd moment Preparação do vocabulário sobre filmes e os seus elementos. Visualização de vídeos de critica de cinema de forma a terem algo para basear o trabalho: https://www.youtube.com/ watch?v=jh8avVIpE8M https://youtu.be/aO9E3Idw oK4 https://www.youtube.com/ watch?v=T_86LfZyL_4 Presentations Os alunos podem utilizar que media quiserem para as apresentações: powerpoint, youtube, animações

3rd moment 4th moment Criação de um modelo único de formatação do blog Elaboração da critica do filme que foi abordado nas apresentações em forma de texto e postado num blog. Escolha das melhores críticas e formação de grupos para a criação de vídeo. Criação de um vídeo utilizando a leitura da crítica e imagens a acompanhar essa leitura

5th moment Avaliação Fazer o upload dos vídeos no youtube e incentivar os alunos a partilharem a ligação para o vídeo nas redes sociais. Apresentações serão avaliadas de acordo com critérios previamente estabelecidos Os textos serão revistos pelo professor e posteriormente melhorados pelos alunos antes de serem postados no blog Os vídeos serão avaliados pela criatividade e pelo uso da língua.