Análise das Demonstrações Contábeis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
Advertisements

1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
Considerando as informações abaixo: (Empresa Comercial) INDICADORES INFORMAÇÕES SOBRE O ANO DE 2010 Partic. Cap. Terceiros s/PL62,00% Ativo Circulante.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
UNIP ECONOMIA E FINANÇAS PARA ENGENHEIROS E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO AULA 2 – Conceitos de Demonstrativos - Balanços Patrimoniais. PROFESSOR LUIZ ROBERTO.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira.
Luís Todo Bom 4ª Aula O Mercado de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Noções de Contabilidade
Administração financeira
Qual é o melhor regime para sua empresa?
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Análise Econômica e Financeira
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Demonstração de Fluxo de Caixa
Determinantes do Nível de Atividades
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Análise Discriminante
Investimentos e Consolidação
Contabilidade Empresarial
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
Análise de Liquidez 1.6 Análise e falácias da liquidez.
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
Tópico 3a: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
INTRODUÇÃO A estrutura patrimonial, portanto, se caracteriza em apresentar de forma ordenada e sistematizada o conjunto patrimonial das entidades compreendido.
Contabilidade Geral I Site:
Consolidação das Demonstrações Contábeis
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
CRITÉRIOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO- I/III
Contabilidade Gerencial
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
Planejamento de estratégias:
Planejamento de Produção
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2015
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
3.3) A ALAVANCAGEM FINANCEIRA ( Leverage )
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Contabilidade Gerencial
Objetivo Definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos.
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
BALANÇO PATRIMONIAL.
Análise das Demonstrações Contábeis
AUDITORIA INTERNA NO CONTROLE DE ESTOQUE
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
Análise de Demonstrações Contábeis: Objetivos e Considerações
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
AULA Nº 3 GESTÃO FINANCEIRA E DE RISCO
Introdução a Análise de balanços
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Programas de Auditoria
PLANILHA DE CÁLCULO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Análise de Demonstrações Financeiras
Fundamentos de Contabilidade
Técnicas de análise da conjuntura
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Capital de Giro e Análise Financeira
Análise ESTÁTICA COMPARATIVA
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
PLANILHA DE CÁLCULO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
PLANILHA DE CÁLCULO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Transcrição da apresentação:

Análise das Demonstrações Contábeis Aula 4 Profª. Rosimar Couto

Aspectos Gerais da Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Aspectos Gerais da Análise das Demonstrações Contábeis A análise de balanços pode ser reconhecida como a arte de extrair informações relevantes que levem para onde se pretende chegar. Se bem utilizada, pode constituir um grande “painel de controle” para os gestores, porém, costuma apontar mais os problemas a serem investigados do que soluções.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A análise financeira por quocientes é um dos mais importante desenvolvimentos da Contabilidade, pois permite fazer comparações entre itens, mais do que simplesmente analisar cada um, separadamente. O uso de quocientes permite ao analista fazer comparações com os padrões pré-determinados e deduzir tendências.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A partir do tipo de informação que se pretende, deve-se selecionar os índices que levarão ao objetivo. Um grande número de índices pode, ao contrário do que se pensa, dificultar a conclusão da análise.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Os índices constituem o procedimento de análise mais empregado e servem de medida para diversos aspectos econômicos e financeiros das companhias. A análise das demonstrações financeiras pode ser subdividida em: Análise da situação financeira Análise da situação econômica.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Os principais demonstrativos contábeis utilizados nas análises são o Balanço Patrimonial (situação financeira) e a DRE (situação econômica), mas não devem estar limitados a um único exercício social. Adicionalmente, é importante combinar os índices obtidos para uma conclusão mais assertiva.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A técnica de Análise está, basicamente, constituída de três procedimentos: 1. Análise Vertical (ou Estrutura); 2.Análise Horizontal (ou Comportamento); 3. Análise por Quocientes (ou Índices).

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A Análise Vertical (ou de estrutura) e a Análise Horizontal (ou de comportamento) são procedimentos da Análise de Balanços que permitem uma análise mais apurada, ou seja, permite demonstrar qual a conta mais relevante do grupo investigado e sua variação ao longo do tempo. Recomenda-se que esses dois procedimentos sejam utilizados em conjunto.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Análise Vertical - AV Calcula o percentual de cada conta em relação ao grupo a que pertence. Por meio da Análise Vertical calcula-se os coeficientes de participação, comparando as partes pelo todo. Ex.: A quanto corresponde o estoque no AC ou no AT.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Calcula o percentual de cada conta em relação ao grupo a que pertence. Por meio da Análise vertical calcula-se os coeficientes de participação, comparando as partes pelo todo. Ex.: A quanto corresponde o estoque no AC ou no AT. O percentual mostra a sua importância no conjunto.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A Avaliação Vertical torna possível: A comparação dos percentuais da AV da empresa com os de concorrentes permitindo saber se a alocação dos recursos é típica para o ramo ou não. A análise do percentual de cada item do Ativo, permitindo detectar a política de investimento da empresa quantos aos estoques, imobilizado etc., enquanto no Passivo permite visualizar a política de obtenção de recursos.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Analisar em detalhes o desempenho econômico da empresa. O aumento percentual de qualquer item da DRE em relação às vendas é indesejável. Há empresas que estipulam metas, controlando rigorosamente os percentuais.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Análise Horizontal - AH Evidencia a evolução dos itens das demonstrações, período após período, caracterizando tendências. Por meio da Análise horizontal calcula-se os números índices. A AH pode ser: Anual – quando comparada numa série histórica. Encadeada – quando comparada à um ano-base.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Ex.: Avaliação da conta Estoques (estoque inicial de cada ano) Conta X1 X2 X3 X4 Estoques 2.890.143 1.156.058 1.926.764 Análise encadeada (ano-base) Conta X1 X2 X3 X4 Estoques 100% 40% 67% Análise anual Conta X1 X2 X3 X4 Estoques - - 60% + 66% + 50%

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A Avaliação Horizontal torna possível: A priorização na alocação dos seus recursos, comparativamente a quais recursos ela vem se utilizando. Ex. Aumento de ANC e PC (compra de imobilizado com recursos de curto prazo). O acompanhamento da evolução do PL comparado ao Exigível total. A verificação de quanto cada balanço da série contribuiu para a variação final entre o primeiro e o último balanço.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 A regularidade de comportamento dos diversos itens das demonstrações financeiras é sinal de estabilidade e segurança. A excessiva flutuação representa elevação do risco empresarial. A análise Vertical /Horizontal pode detectar esse risco. Matarazzo (2003)

Exercícios de fixação Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Exercícios de fixação 1. Os coeficientes de participação do exigível a longo prazo e dos financiamentos a longo prazo no balanço de uma empresa são, respectivamente, de 0,16 e 0,05. Desta forma, o coeficiente de participação dos referidos financiamentos em relação ao grupo a que pertencem vale: 0,11 0,21 0,008 0,3125 0,105

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Solução exercício 1: Regra de três simples: 0,16 ............100% 0,05.............. X Fazendo a multiplicação cruzada, temos: 0,16X = 0,05 X = 0,05 /0,16 = 0,3125 ou 31,25%

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 2. Ao fazer a análise vertical da DRE da Cia., viu-se que a margem operacional da empresa era de 23% e que o coeficiente das despesas operacionais era de 0,32. Constatou-se ainda que o resultado operacional bruto foi de R$ 165.000. Assim, pode-se afirmar, inexistindo qualquer outra receita operacional além da receita líquida, que o valor desta era de: R$ 285.000,00. R$ 290.000,00. R$ 292.000,00. R$ 295.000,00. R$ 300.000,00.

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Solução exercício 2: Receita Líquida (-) CMV = Resultado Bruto ..........165.000 = 55% (-) Desp. Op. (coeficiente)..... 32% = Resultado Op. (margem).... 23% Margem Op. = Margem Bruta – Desp. Op. 23% = X – 32% X = 32% + 23% = 55% ou 0,55 165.000/ 0,55% = 300.000

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 3. O ativo imobilizado de uma empresa, na análise horizontal, forneceu nos exercícios sociais de X0 a X3, respectivamente, os seguintes índices nominais: 100, 125, 160 e 150. Dessa forma, se o exercício social mudasse para X1, o índice do exercício de X2 passaria a ser: 122 125 128 131 135

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Solução exercício 3: X0 X1 X2 X3 100 125 160 150 Se o ano-base passar a ser X1= 125, teremos um novo índice para X2, dividindo o seu valor pelo do X1: 160 / 125 = 1,28 ou 128%

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 4. O passivo exigível de uma Cia. estava assim constituído: Tomando o exercício de X0 como base, fazendo a análise horizontal, pode-se constatar que o crescimento nominal do passivo circulante foi ... superior ao do não circulante. 84% 28% 35% Passivo X0 X1 Circulante 1.250 2.400 Não Circulante 1.400 2.100 d) 42% e) 40%

Análise das Demonstrações Contábeis Prof(a). Rosimar Couto Aula 4 Solução exercício 4: Circulante: 1.250 / 2.400 = 1,92, crescimento de 92%. Não Circulante: 1.400 / 2.100 = 1,50, crescimento de 50%. 92 / 50 = 1,84, ou seja, 84% acima.

Obrigada!