O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/18-11-2016, no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Projeto: Copa do Mundo Tema: União das Nações através da Copa do Mundo. Conteúdos Curriculares Envolvidos: GEOGRAFIA (Conhecendo a cultura, bandeiras dos.
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
Jornada Cultural Africana
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Paulo Vinícius Rampinelli
E.E. Zumbi dos Palmares Local Jaraguari – MS Projeto Semana ciências e tecnologias. QUARTO SEMESTRE DE 2016.
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/ , no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras.
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Informações importantes
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Informações importantes
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Informações importantes
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A Lei A lei /2003 estabelece condutas e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática.
VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG
ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
universidade de são paulo
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Tecnologias, Culturas, Linguagens, Empreendedorismo e Inovação. TEMA Novum Trivium Tecnologias, Culturas, Linguagens, Empreendedorismo e Inovação.
IV Conferência Estadual
Questionário aplicado para as meninas
Estagio Supervisionado em Docência
E. M. Dr. Leandro Franceschini
A BNCC e a Saúde.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/18-11-2016, no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras da sala, da escola, da geografia, das redes virtuais e alcançaram o mundo, tocando na ferida de um tema que a todos indigna e mobiliza, e ousou em não apenas se voltar ao debate e buscou na ação envolver alunos, pais, professores, funcionários, comunidade escolar e sociedade num amplo cenário de interações e discussões que tinham no negro sua figura central, dando-lhe espaço, vez e voz. Oficinas de arte, dança, construção de instrumentos musicais, produções visuais, composição de poemas, apresentações teatrais, mesa redonda, foram algumas das muitas ações desenvolvidas pelo projeto que ganhou a mídia e serviu de ambiente para a realização do programa jornalístico de maior audiência no horário vespertino da principal emissora de TV local, que transmitiu, na integra, Salão Mandacaru, espaço de convivência do Colégio Sagrado Coração, de Caruaru.

#AminhaEscolaNãoTemCor

#AminhaEscolaNãoTemCor Escola: Colégio Sagrado Coração Cidade: Caruarau ( PE) Categoria: Cidadania Professor responsável: Patrícia Januária da Silva

#AminhaEscolaNãoTemCor Natureza do projeto : Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul escolheu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional e foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.  A lei brasileira obriga as escolas a trabalharem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país, deve ser trabalhada no âmbito escolar.  Assim sendo, faz- se necessário que os alunos vivenciem a prática da conscientização e que a partir dela busquem construir novos significados para vivencia social e que essa conscientização desperte- os para o contexto social vivido pela população negra no Brasil e no mundo e compreenda que formamos uma sociedade plural.  

#AminhaEscolaNãoTemCor Objetivos ou Resultados esperados do projeto: Conscientizar o aluno da existência das práticas cotidianas do racismo. Estudar e debater o Estatuto da Igualdade Racial. Conscientizar e valorizar sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira; Oportunizar o conhecimento básico em conceitos como história, economia, sociedade e cultura africana; Sensibilizar o estudante acerca da importância da população negra no contexto mundial; Contextualizar as diversas influências africanas em nossa sociedade, tais como, na linguagem, vestimenta, alimentação e manifestações artísticas; Desenvolver o gosto pela música e pela dança através de interpretação de letras de música e conhecimento de alguns passos de dança de origem negra.

#AminhaEscolaNãoTemCor Metodologia Este projeto será desenvolvido paralelamente a outras atividades durante o IV bimestre, no que diz respeito à leitura e produção de textos escritos, músicas, elaboração de cartazes com fotos e levantamentos de dados interligando os conteúdos programáticos relacionados a população negra no Brasil e nos Estado Unidos da América. Criação de uma página da no facebook para possíveis postagens de foto e vídeos dos alunos. Criação de Vídeo chamado para o projeto. Postagens de fotos a partir do tema do projeto – A minha escola não tem cor.

#AminhaEscolaNãoTemCor Cronograma básico 1.Divulgação:4 a 7 de outubro 2016: Apresentação do projeto para a equipe coordenadora e turmas envolvidas ( ensino fundamental e ensino médio ). 2. Execução das ações: 11 a 31 de outubro de 2016: Realização de estudos e pesquisas no que diz respeito à leitura e produção de textos escritos, vídeos, músicas, elaboração de cartazes com fotos e levantamentos de dados . 2.1 Execução das ações: 1 a 11 de novembro de 2016: Apresentação das pesquisas e dos trabalhos em grupo, gravação dos vídeos para a página do projeto. 3. Culminância do projeto :17 e 18 de novembro de 2016: Apresentações artísticas e palestras com representantes dos diversos segmentos sociais referente ao dia da Consciência Negra.

#AminhaEscolaNãoTemCor Desenvolvimento - Temas trabalhados nas disciplinas da educação infantil e ensino fundamental : História – A escravidão na América no período colonial do Brasil. Geografia e Ciências Sociais - Direitos sociais (A história de Ruby Briges:Primeira negra a ir para escola nos EUA) Filosofia- Liberdade (Como me manifesto na sociedade) Religião-A Igreja de Nossa Senhora dos Pretos ( Irmandades negras). Artes- Mistura de cores (Os diversos tons de cor da pele)

#AminhaEscolaNãoTemCor Desenvolvimento - Temas trabalhados nas disciplinas da educação infantil e ensino fundamental : Português – Contos africanos ( Todos dependem da boca, O Jabuti e o Leopardo e O rato e o caçador) Matemática- Tipos de gráficos ( Dados estatísticos sobre a participação da população negra na sociedade brasileira) Inglês- Leitura e pronuncia de texto em inglês (Discurso de Martin Luther King – “ Eu tenho um sonho” ) Ciências – Conceitos básicos de genética ( Diversidade humana) hereditariedade

#AminhaEscolaNãoTemCor Desenvolvimento - Temas trabalhados nas disciplinas do ensino médio :  Português -Lendas e mitos afro – brasileiros. Matemática- Dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre : população,educação , emprego e saúde). Inglês-Tradução musical - Oh happy day ( U.s.a Gospel Choir). Ciências – Conceitos básicos de genética ( Hereditariedade). História – A guerra civil dos Estados Unidos da América e a Sociedade da Ku Klux Klan. Geografia e Ciências Sociais -A segregação dos espaços geográficos na America Latina. Artes- Artesanato ( Oficina de bonecas negras de nó)

#AminhaEscolaNãoTemCor Grupo de capoeira Grupo de maracatu

#AminhaEscolaNãoTemCor Educação infantil Ensino fundamental

#AminhaEscolaNãoTemCor Ensino médio Professores, coordenação,orientação,gestão,todos os setores do colégio, pais e anônimos que visitaram a página do projeto.

#AminhaEscolaNãoTemCor Transmissão ao vivo

#AminhaEscolaNãoTemCor Para saber sobre todas as atividades do projeto acesse a página: https://pt-br.facebook.com/aminhaescolanaotemcor/

#AminhaEscolaNãoTemCor Referências   https://noticias.terra.com.br/.../qual-a-origem-do-dia-da-consciencia-negra,29c112544... https://www.youtube.com/watch?v=whrqcs6R8Pw http://www.geledes.org.br/sao-paulo-brincar-com-arte-oferece-atividades-ludicas-aos-pequenos-museu-afro www.seppir.gov.br/.../Lei%2012.288%20-20Estatuto%20da%20Igualdade%20Racial.... www.jusbrasil.com.br/busca?q=Art.+1+do+Estatuto...Igualdade+Racial+-+Lei... brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

Especificação do gasto #AminhaEscolaNãoTemCor Especificação do gasto Valores cobrados referentes ao pagamento : - Camisa do projeto -Decoração -Transporte do grupo de dança(capoeira e maracatu ) -Lanche -Iluminação Bannes -Figurino para a apresentação musical

Obrigado! Obrigado!