ANÁLISE DE STAKEHOLDERS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
Advertisements

PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
A MUDAN Ç A NO AMBIENTE DOS NEG Ó CIOS. O RESPONS Á VEL PELA Á REA DO MEIO AMBIENTE A expectativa da Alta administra ç ão é de que o respons á vel pela.
Clóvis Luís Padoveze Brusque - 25/08/ A Controladoria e Contabilidade 2. A Importância da Contabilidade nas Organizações 3. O Sistema Empresa.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”
Empresas e Sustentabilidade Tadeu Malheiros SHS/EESC/USP
Administração financeira
Introdução ao Comportamento Organizacional
Diagnóstico das Finanças Públicas
Qualidade de Software Aula 3
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Organização de Computadores 2º Semestre Aula 17 Prof
Sistema de Gestão Econômica: Papel da Controladoria
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Origem e Evolução do Conceito Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Lousa, Nome, prtga, falar de Luciano Thomé e Castro.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
RAD Redes Economicas e Sociais
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
CO-OPETIÇÃO MODELO DA REDE DE VALOR
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Empreendedorismo Social e Negócios Socioambientais
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Planejamento estratégico
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Profiles in ICT for Teacher Education Projecto Sócrates Acção ODL
O PAPEL ESTRATÉGICO DO RH NAS ORGANIZAÇÕES ATUAIS
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Sucedido, dê o máximo de si.
Planejamento Estratégico ZIMOL
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
PROGRAMAÇÃO. PROGRAMAÇÃO Conceitos de Estratégia e Planejamento Estratégico Consultor Dobson.
Planejamento Estratégico para Exportação
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Tema 6 Simons – Leverage of control
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
PROCENSUS RECRUITMENT
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Inserir tabela ou gráfico
Capital de Giro e Análise Financeira
Professor Flávio Toledo
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE STAKEHOLDERS 18/11/2017 ANÁLISE DE STAKEHOLDERS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL TEMA – 2 João Maurício G. Boaventura e Moacir Miranda de Oliveria Jr.

PLANO DE APRESENTAÇÃO Teoria dos Stakeholders Stakeholder Analysis

TEORIA DOS STAKEHOLDERS

STAKEHOLDERS “São indivíduos ou grupos de interesse que podem ser afetados pelas ações da empresa e que possam afetar os resultados da empresa com suas ações.”

TEORIA DOS STAKEHOLDERS Uma nova Teoria. Propõe uma nova função objetivo para as empresas. Contrapõe a Teoria da Firma. Provoca Polêmica na Área de Administração.

Teoria da Firma 1- Mais antiga, remonta ao Século XVIII, com a obra de Adam Smith. 2- Propõe a maximização da Riqueza dos Acionistas. 3- Apresentou diversas evoluções neste período. 4- Exemplo de Paradigmas: Valor Patrimonial, Valor de Mercado, Valor Presente Líquido.

Teoria dos Stakeholders 1- Freeman (1984) – Stakeholders têm legitimidade sobre a organização. 2- Clarkson (1995) – sem os Stakeholders primários a empresa não existiria. 3- Pesquex (2005) – é uma Teoria Relacional.

STAKEHOLDERS “A stakeholder theory of the firm must redefine the purpose of the firm…The very purpose of the firm is, in our view, to serve as a vehicle for coordinating stakeholder interests” Freeman, 1993

Teoria dos Stakeholders 1- Impacto na Ética Empresarial. 2- Ética Empresarial: “A atitude e conduta da empresa para com seus stakeholders”. Weston 3- Texto base da área de Estratégia. 1- Impacto na Área de Finanças. 2- “A empresa deve agir de maneira a não prejudicar os stakeholders o que facilita alcançar os objetivos da empresa.” Gitman

STAKEHOLDER ANALYSIS

Evidências nas Organizações

Kraft's mission is to be widely recognized as the undisputed leader of the global food industry. To earn that recognition, we strive to be: the first choice of our consumers an indispensable partner to our retailers and other customers the most desired partner for strategic alliances the employer of choice in our industry a responsible citizen in our communities a consistent producer of industry-leading financial performance and returns for our investors stakeholders

MISSÃO stakeholders Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País.

Visão dos Stakeholders da Organização Sociedade Acionistas Empregados Clientes Concorrentes empresa Governo Fornecedores Sindicatos

Classificação dos Stakeholders Empresa Quanto ao impacto de suas ações: acionistas PRIMÁRIOS empregados fornecedores consumidores comunidade SECUNDÁRIOS governo mídia Stakeholder Primário Stakeholder Secundário

Classificação dos Stakeholders Empresa DEFINIÇÃO: são aqueles com PRIMÁRIOS impactos diretos na organização são aqueles cujos SECUNDÁRIOS impactos ocorrem por meio de outro stakeholder Stakeholder Primário Stakeholder Secundário

Mapa de Stakeholders Empresa Stakeholder Secundário Stakeholder Primário Stakeholder Primário Stakeholder Primário Empresa Stakeholder Secundário Stakeholder Primário Stakeholder Primário Stakeholder Secundário

Stakeholders Analysis 1- Identificação dos Stakeholders (atuais e potenciais). 2- Descrição de seus interesses com relação à empresa. 3- Estão satisfeitos com nossa estratégia? (+, - ou =). 4- Como podem influenciar o desempenho da empresa? (considerar eventuais inter-relações). 5- Qual a força do impacto de suas ações na empresa (fraco, moderado ou forte - escala 0-5). 6- Classificação hierárquica dos Stakeholders.

FIM