ANÁLISE DE STAKEHOLDERS 18/11/2017 ANÁLISE DE STAKEHOLDERS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL TEMA – 2 João Maurício G. Boaventura e Moacir Miranda de Oliveria Jr.
PLANO DE APRESENTAÇÃO Teoria dos Stakeholders Stakeholder Analysis
TEORIA DOS STAKEHOLDERS
STAKEHOLDERS “São indivíduos ou grupos de interesse que podem ser afetados pelas ações da empresa e que possam afetar os resultados da empresa com suas ações.”
TEORIA DOS STAKEHOLDERS Uma nova Teoria. Propõe uma nova função objetivo para as empresas. Contrapõe a Teoria da Firma. Provoca Polêmica na Área de Administração.
Teoria da Firma 1- Mais antiga, remonta ao Século XVIII, com a obra de Adam Smith. 2- Propõe a maximização da Riqueza dos Acionistas. 3- Apresentou diversas evoluções neste período. 4- Exemplo de Paradigmas: Valor Patrimonial, Valor de Mercado, Valor Presente Líquido.
Teoria dos Stakeholders 1- Freeman (1984) – Stakeholders têm legitimidade sobre a organização. 2- Clarkson (1995) – sem os Stakeholders primários a empresa não existiria. 3- Pesquex (2005) – é uma Teoria Relacional.
STAKEHOLDERS “A stakeholder theory of the firm must redefine the purpose of the firm…The very purpose of the firm is, in our view, to serve as a vehicle for coordinating stakeholder interests” Freeman, 1993
Teoria dos Stakeholders 1- Impacto na Ética Empresarial. 2- Ética Empresarial: “A atitude e conduta da empresa para com seus stakeholders”. Weston 3- Texto base da área de Estratégia. 1- Impacto na Área de Finanças. 2- “A empresa deve agir de maneira a não prejudicar os stakeholders o que facilita alcançar os objetivos da empresa.” Gitman
STAKEHOLDER ANALYSIS
Evidências nas Organizações
Kraft's mission is to be widely recognized as the undisputed leader of the global food industry. To earn that recognition, we strive to be: the first choice of our consumers an indispensable partner to our retailers and other customers the most desired partner for strategic alliances the employer of choice in our industry a responsible citizen in our communities a consistent producer of industry-leading financial performance and returns for our investors stakeholders
MISSÃO stakeholders Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País.
Visão dos Stakeholders da Organização Sociedade Acionistas Empregados Clientes Concorrentes empresa Governo Fornecedores Sindicatos
Classificação dos Stakeholders Empresa Quanto ao impacto de suas ações: acionistas PRIMÁRIOS empregados fornecedores consumidores comunidade SECUNDÁRIOS governo mídia Stakeholder Primário Stakeholder Secundário
Classificação dos Stakeholders Empresa DEFINIÇÃO: são aqueles com PRIMÁRIOS impactos diretos na organização são aqueles cujos SECUNDÁRIOS impactos ocorrem por meio de outro stakeholder Stakeholder Primário Stakeholder Secundário
Mapa de Stakeholders Empresa Stakeholder Secundário Stakeholder Primário Stakeholder Primário Stakeholder Primário Empresa Stakeholder Secundário Stakeholder Primário Stakeholder Primário Stakeholder Secundário
Stakeholders Analysis 1- Identificação dos Stakeholders (atuais e potenciais). 2- Descrição de seus interesses com relação à empresa. 3- Estão satisfeitos com nossa estratégia? (+, - ou =). 4- Como podem influenciar o desempenho da empresa? (considerar eventuais inter-relações). 5- Qual a força do impacto de suas ações na empresa (fraco, moderado ou forte - escala 0-5). 6- Classificação hierárquica dos Stakeholders.
FIM