DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRAZO DE GARANTIA À LUZ DO CÓDIGO CIVIL/2002 E DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1)PRAZO DE GARANTIA NOS CONTRATOS DE EMPREITADA 2)PRAZOS DE GARANTIA.
Advertisements

PODER JUDICIÁRIO JUSPODIUM PROF.: EDUARDO PELELLA.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
Responsabilidade Civil dos Pais Inocêncio de Carvalho Santana FTC/Itabuna
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Responsabilidade Civil do Estado Constituição Federal, art. 37, parágrafo 6º.
Maria de Fátima Ribeiro
DIREITO PENAL I AULA 19_ TEMA 05: EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE (PÁG. 83 A 86) EM 01/11/2006. ANA PATRÍCIA RODRIGUES PIMENTEL MAURÍCIO I. DA ROSA WEB TUTORA:
DIREITO DO TRABALHO (Primeira Unidade - 3º D) MARICELLE RAMOS Campina Grande, PB 2016.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Contratos e Cláusulas Ambientais
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
Aula 11 Agentes Públicos I Prof. Wander Garcia.
Do Processo Tributário
pacificador da sociedade e promotor da segurança jurídica
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Do Direito de Empresa Noções Introdutórias
TEORIA GERAL DO PROCESSO – APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Professor
RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito da Infância e Adolescência
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AULA 12: Perda da propriedade
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017
TUTELA CIVIL AMBIENTAL (Dano Ambiental e Responsabilidade Civil)
Obrigações de dar: COISA INCERTA
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES
20 ANOS DO ECA.
EMPREGADOR, GRUPO ECONÔMICO, REPONSABILIDADE TRABALHISTA
REQUISITOS CARCATERIZADORES VÍNCULO EMPREGO
Responsabilidade Civil no NCC com ênfase nos artigos 927 e 931
ÁRBITRO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA ARBITRAGEM
Direito do Consumidor Revisão para o XXI Exame da OAB
Concessão de Serviço Público e seu regime jurídico
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS – FAL.
PROF. FRANCISCO BRAGA (PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
DIREITO ADMINISTRATIVO/TRABALHISTA Terceirização de mão de obra e responsabilidade do Poder Público – RE /DF.
Efeito vinculante no controle difuso e proibição ao amianto – ADI’s 3
DIREITO ADMINISTRATIVO Direito de greve dos servidores públicos
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
REFORMA TRABALHISTA.
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
PERSONALIDADE JURÍDICA DO ESTADO
Processo e Procedimento
AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A3
RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional
Direito Constitucional
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
INSTITUTO DE DIREITO BACELLAR Cassio Scarpinella Bueno
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Amicus curiae no processo civil: possibilidades e desafios
AULA 4 – CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS
Disclosure em instituições de saúde:
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
TEMA: CRIME, MORAL E ÉTICA
PESSOA JURÍDICA aspectos materiais e processuais
Unidade 2 Atividade Empresarial
TUTELA PROVISÓRIA na (ação de) dissolução parcial de sociedade
PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
52º Congresso Nacional da ABIPEM
PRINCIPAIS ASPECTOS DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR NO FRANCHISING
Responsabilidade Civil do Estado:
Transcrição da apresentação:

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL – Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade por perdas e danos); A Responsabilidade civil de relações jurídicas de sujeição geral são EXTRACONTRATUAIS.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DANO Para que se configure DANO INDENIZÁVEL, importante que tenha as seguintes características: Jurídico (violação de um DIREITO); Certo (determinado ou determinável) Anormal (foge a esfera do mero aborrecimento); Específico (não abrange danos difusos/coletivos);

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO TEORIA DA IRRESPONSABILIDADE : (até 1873) (“Le roi ne peut mal faire”: o rei não pode fazer mal ou causar danos) TEORIAS CIVILISTAS: Atos de império e atos de Gestão (teoria do fisco) / Responsabilidade Subjetiva Aplicada ainda nos casos de omissão do Estado

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO TEORIAS PUBLICISTAS (após 1946) Responsabilidade sem culpa (risco administrativo); introduzida na Constituição de 1946. Em 1967 a Constituição trouxe o direito de regresso. Responsabilidade integral (não admite excludente de responsabilidade).

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 ARTIGO 37, § 6º: “§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 Teoria do órgão – as condutas praticadas por agentes públicos no exercício da função devem ser imputadas ao Estado; Função administrativa – O Estado responde pelos atos de seus agentes em decorrência do exercício da FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Abrangência do art. 37, § 6º, CF para efeito de responsabilidade civil. a)PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO. responsabilidade civil que decorre da qualidade da parte. b)PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO PRESTADORAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS. responsabilidade civil que decorre da natureza da atividade desempenhada.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Abrangência do art. 37, § 6º, CF para efeito de responsabilidade civil. b.1 pessoas jurídicas de direito privado integrantes da administração pública que prestam serviço público EP e SEM que desempenhe serviço público  responsabilidade conforme o art. 37, § 6°, CF. EP e SEM que desempenhe atividade econômica  responsabilidade conforme o direito privado.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO concessionárias e permissionárias Na ausência de patrimônio (responsabilidade primária), o Estado é chamado à responsabilidade. Trata-se da responsabilidade subsidiária (responde em segundo plano e não solidariamente). RESPONSABILIDADE CIVIL X USUÁRIO DO SERVIÇO X NÃO USUÁRIO DO SERVIÇO – discussão se o fato da vítima ser usuária do serviço público, ou terceiro, é determinante para a caracterização da responsabilidade civil da empresa prestadora do serviço.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Teoria da imputação volitiva (OTTO GIERKE) Artigo 37, §6º “...NESSA QUALIDADE” Impede a propositura de ação diretamente contra o agente público (STF. Re 327,907/sp); Não responsabilização do estado quando a conduta não guardar nexo com a função administrativa;

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Teoria do risco integral Não admite excludente de responsabilidade. Aplicada no Brasil em casos extraordinários: Acidente de trabalho (emprego público); DPVAT; Atentados terroristas em aeronaves (10,744/03); Dano Ambiental (tema controvertido na doutrina); Dano nuclear (tema controvertido, pois a lei 6.653/77 traz hipóteses de excludentes de responsabilidades)

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE FORÇA MAIOR; doutrina: parte da mais expressiva da doutrina não aceita o caso fortuito como excludente de responsabilidade. jurisprudência: não discriminam entre caso fortuito e força maior CULPA EXCLUSIVA DA VÍTIMA (culpa concorrente); CULPA DE TERCEIROS;

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Omissão A OMISSÃO DO ESTADO PODERÁ ENSEJAR DANO INDENIZÁVEL QUANDO O ESTADO TIVER O DEVER LEGAL DE AGIR. NOS CASOS DOS DANOS CAUSADOS POR OMISSÃO A RESPONSABILIDADE SERÁ SUBJETIVA ADMITE-SE A TESE DA RESER A DO POSSÍVEL DE MODO EXCEPCIONALÍSSIMO

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AÇÃO DE INDENIZAÇÃO Deve ser proposta apenas contra o Estado (STF). Não podendo ser proposta contra o agente público (constitui a chamada dupla garantia); Prazo prescricional de 5 anos (Decreto 20.910/32) A doutrina e a jurisprudência vem admitindo a Denunciação à Lide como FACULDADE do Estado (entendimento controverso)

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Informativo n. 421 – STJ DANOS MATERIAIS. TITULAR. CARTÓRIO. É subsidiária a responsabilidade do Estado membro pelos danos materiais causados por titular de serventia extrajudicial, ou seja, aquele ente somente responde de forma subsidiária ao delegatário. Por outro lado, a responsabilidade dos notários equipara-se às das pessoas jurídicas de Direito Privado prestadoras de serviços públicos, pois os serviços notariais e de registros públicos são exercidos por delegação da atividade estatal (art. 236, § 1º, da CF/1988), assim seu desenvolvimento deve dar-se por conta e risco do delegatário (Lei n. 8.987/1995).

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR ATOS LEGISLATIVOS regra: não há responsabilidade. em geral a lei é abstrata e genérica. são comandos abstratos, não seria um dano especial (específico/individualizado)

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR ATOS LEGISLATIVOS exceções: 1) lei de efeitos concretos (constitucionais ou inconstitucionais) - lei de efeitos concretos – lei que não se apresente de maneira abstrata, genérica e impessoal e atinja pessoas determinadas. 2)lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (adi) - publicação de uma lei que não atende às regras constitucionais poderá gerar dever de indenização. Há na doutrina quem entenda que mesmo o reconhecimento incidental poderia gerar essa indenização.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR ATOS JUDICIAIS atos judiciários x atos judiciais: Os atos judiciais não dão origem, em regra, à responsabilização do Poder Público (STF, RE 219.117). Garante a independência do Magistrado e do Poder Judiciário.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR ATOS JUDICIAIS Exceções: [hipóteses em que será possível a responsabilização] Art. 5.º LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.

DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR ATOS JUDICIAIS Art. 143.  O juiz responderá, civil e regressivamente, por perdas e danos quando: I - no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude; II - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício ou a requerimento da parte. Parágrafo único.  As hipóteses previstas no inciso II somente serão verificadas depois que a parte requerer ao juiz que determine a providência e o requerimento não for apreciado no prazo de 10 (dez) dias.