Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Advertisements

Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
TeSP – Automação, Robótica e Manutenção Industrial TeSP – Fabricação Automática TeSP – Tecnologia Automóvel Fundamentos de Matemática ECTS: 5 Horas de.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas a visão do autor e a Comissão não pode ser responsabilizada.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS. LINGUAGEM VISUAL As artes desta linguagem normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser.
Bibliotecas da Universidade Aberta
Gestor de referências bibliográficas
Clique aqui e saiba mais
Cenário de aprendizagem Film review Artefacto digital 1
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Base Nacional Comum Curricular
Apresentação da Disciplina
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Carlos Eduardo Rodrigues
Informações importantes
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo sobre o POS PAF
Prof. Arthur Albertin.
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Informações importantes
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Projecto E-learningUP|
CINEMETRIA.
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Controlo Visual de uma Cabeça Humanóide Usando Alvos Fixos
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
Evolução do ensino a distância
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Via Libras: Proposta Inovadora no Ensino de Libras na Modalidade EaD.
Grupos que pesquisam EAD no Brasil na área de Artes
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
Currículos e Programas
Manual do Aluno EaD CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
IV Conferência Estadual
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
TC 7196 Acessibilidade na educação a distância: possibilidades tecnológicas para estudantes com deficiência Luciane Maria Molina Barbosa – UNITAU - [A]
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE PARA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GRUPO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BATALHA Arquitetura de Computadores Módulo 3 – Técnicas de Deteção de Avarias 2º ano do CP TGPSI – 11º D Ano letivo
Visita Técnica A Visita Técnica é um mecanismo de interação entre a ETEC/Empresa, caracterizado pelo contato no local entre os alunos e o local visitado.
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Tutorial – AVA Graduação Aluno.
Serviços Técnicos de Vídeo
Serviços de Vídeo Nelson Dias Patrocinadores Platina
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:

Consórcio

Objetivos Visa promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem artístico a distância online; Telepresença multimodal: canais visual, auditivo e sensorial diversificado, e ainda formas ricas de interação gestual/corporal. Será um sistema de telepresença a instalar no Palácio Ceia e integrar a plataforma de e-learning da UAb; Deverá incluir utilizadores cegos. 1 ano…

Requisitos pedagógicos A existência de um sujeito-professor; A existência de um aluno ou mais, remotamente localizados, acompanhando a aula de forma síncrona ou não, e com idade variada; O aluno deve realizar a aula, e não a acompanhar ou assistir, simplesmente; Desenvolvimento sensorial, tirando proveito de diferentes canais de informação: áudio, visual e tátil; Inclusão e não diferenciação entre os alunos – especialmente pela limitação visual;

Requisitos pedagógicos Permitir ao aluno escolher a melhor forma de acompanhar a aula – por qual canal, síncrono ou não, visual, auditivo, etc.; Trabalho de conceitos base (consoante o sentido, linguagem ou meio): movimento, tempo, silêncio, cor, gesto, som e espaço; Divisão pelos sentidos/linguagens/meios: Visão: cor, luminosidade, deslocação, espacialidade; Audição: sons limpos e concretos, silêncios, diferenciação entre agudos, médios e graves (para podermos associar a níveis de movimento), volume; Tato: texturas, sensações térmicas e movimentos;

Requisitos e-learning

Nem todos possíveis de comprar e desenvolver…. Requisitos técnicos Nem todos possíveis de comprar e desenvolver…. Utilização de sensores: Movimento; Temperatura; Luva tátil; Força. Imagem e som: Música; Narrativa; Vídeo; Orientação sonora – decodificação do movimento Integração com a plataforma moodle

Desenvolvimento Arquitetura e setup

Desenvolvimento Canal Visual + Sonoro – solução A: Professor: Aluno: Grava o seu vídeo e guarda no servidor. Pode selecionar uma música de fundo e incluir narrativa. Aluno: Ao optar por gravar, inicia-se automaticamente a gravação do seu vídeo, a reprodução do vídeo do professor e a música de fundo. Caso o vídeo do professor termine, o áudio e a gravação são parados automaticamente. Ele pode repetir a gravação, desde que não tenha confirmado o seu upload. Reprodução de vídeo do professor e aluno: É possível a reprodução síncrona até 3 vídeos, com mute de áudio, em qualquer um dos canais.

Desenvolvimento Canal Visual + Sonoro – solução B: O vídeo é capturado com o auxílio de um sensor Kinect Xbox One; Além da imagem de vídeo normal, também é disponibilizada a visualização do esqueleto cinemático; Do lado do aluno, também deverá existir um sensor dessa natureza (baixo custo). Canal Sonoro – solução C: Inclusão de som descodificador do movimento ocorrido: Ritmo; Dinâmica; Andamento.

Trabalho futuro Desenvolvimento de uma unidade curricular com 2 ECTS na área de expressão corporal para um curso de 2.º ciclo da UAb; Inclusão de participantes cegos como alunos; Afinamentos dos requisitos; Continuar com a implementação dos módulos e integração com moodle; Validação e testes;

Obrigada!