Triângulos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pontos notáveis em um triângulo
Advertisements

Paralelogramos.
Estudo dos triângulos.
TRIÂNGULOS.
DESENHO GEOMÉTRICO PROFª. Sabrina Varjão
Triângulos Prof. Ilizete
Geometria plana Índice Polígonos Triângulos Congruência de triângulos
Geometria Plana – Pontos Notáveis do Triângulo
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS
Triângulos Construções elementares
ESTUDO DOS TRIÂNGULOS.
O paralelogramo ABCD da figura tem 18cm de perímetro e os segmentos CM e DM estão contidos nas bissetrizes dos ângulos Ĉ e Ď. A medida de AD é a) 3cm b)
Congruência de Triângulos
Geometria
Robson Ricardo de Araujo
Áreas de Figuras Planas
ELEMENTOS DE UM TRIÂNGULO
SEGMENTOS NOTÁVEIS NO TRIÂNGULO
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
MATEMÁTICA GEOMETRIA PLANA PONTOS NOTÁVEIS INCENTRO E CIRCUNCENTRO.
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
Professor : Neilton Satel
PROPRIEDADES.
Prof.ª Regente: Maria Aparecida. Progetec: Júnior.
Professor : Neilton Satel
Pontos notáveis do triângulo Triângulo isósceles e equilátero
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
O triângulo é um polígono de três lados, construída por três segmentos cujas extremidades são pontos não alinhados. É possível classificar os triângulos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Israel Lopes.
GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES
QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS
Profª Juliana Schivani São quadriláteros que possuem dois lados paralelos denominados bases.
Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira.
Geometria Básica (Elementar) Aula 8. Resposta 20-) A.
Mecânica Prof. INÁCIO Mecânica: Cinemática MISSIONÁRIAS DE SANTA TERESINHA FILIAL - INSTITUTO SANTA TERESINHA.
Formação Acadêmica Científica Cultural Matmídia.
ângulos, polígonos e poliedros
Classificação de Triângulos
Revisão Matemática ANO 2011
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Pontos notáveis em um triângulo
Triângulos e Quadriláteros.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
E.E. Dona Antônia Valadares
Semelhança de triângulos
POLÍGONOS.
Polígonos Regulares.
Matemática Básica Ângulos.
Circunferência e círculo
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Os Triângulos e suas características
Arcos, cordas, circunferência
Ângulos no triângulo.
Semelhança de triângulos
CONSTRUÇÕES FUNDAMENTAIS
FIGURAS GEOMÉTRICAS POLÍGONOS.
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
19/11/2009. Trigonometria 2 O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein.
Estudo dos quadriláteros
Teorema de Tales Dados: um feixe de retas paralelas e retas transversais, a razão entre as medidas dos segmentos quaisquer de uma das transversais é igual.
Estudo dos Triângulos.
Polígonos convexos.
Aula 7 Projeto Olimpíada.
Num triângulo retângulo, os lados têm nomes especiais:
Ângulos Definição e elementos
Figuras Planas. os Polígonos 1.- Reta: Em geometria, uma linha infinita que descreve de forma idealiza da imsgem de um raio de luz.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática Ensino Médio, 1ª Série Áreas de figuras planas: Polígonos.
Polígonos - Parte II “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.” IsaAc newton PROFESSOR JULLIAN MOREIRA.
01/10/ Círculo Circunferência 3 Circunferência é uma linha curva, plana, fechada e que tem todos os pontos que a constitui, eqüidistantes de um.
DEFINIÇÃO, ÁREA E OS TIPOS DE TRIÂNGULOS Triângulos.
Transcrição da apresentação:

Triângulos

Os triângulos são figuras geométricas que merecem um estudo aprofundado devido a suas propriedades. A forma triangular é bastante utilizada em situações do cotidiano. Vejam algumas delas:

Os triângulos têm estrutura rígida. Não são deformáveis. Daí, sua grande utilização nas construções que necessitam de estabilidade como: estrutura de pontes, amarrações de telhados, portões, torres, etc.

Definição: Dados três pontos A, E e O não colineares, chama-se triângulo AEO a região limitada pelos segmentos AE, EO e AO. Elementos principais de um triângulo Vértices: A, E e O. Lados: AE ou o; EO ou a; AO ou e. Ângulos internos: AÊO ou Ê; EÔA ou Ô; OÂE ou Â. Ângulos externos: Âʹ, Êʹ, Ôʹ. Perímetro É a soma de todos os lados 2p = a + e + o .

Classificação de triângulos 1. Quanto aos lados: Equilátero – os três lados são congruentes. Isósceles – dois de seus lados são congruentes. Escaleno – os três lados são diferentes.

2. Quanto aos ângulos: Acutângulo – os três ângulos são agudos. Obtusângulo – possui um ângulo obtuso. Retângulo – possui um ângulo reto. U Triângulo obtusângulo S A E B C O T Triângulo acutângulo  é obtuso.(> 90º) Triângulo retângulo Â, Ê e Û são agudos. E dois agudos Ô é reto. E dois agudos Menores que 90º

Outros elementos de um triângulo: Altura  Encontramos a medida da altura de um triângulo através de um segmento de reta com origem em um dos vértices e perpendicular (forma um ângulo de 90º) ao lado oposto.  O segmento AH tem origem no vértice A e é perpendicular ao lado BC, portanto, AH é a altura do ΔABC. 

O segmento AH tem origem no vértice A e é perpendicular ao lado BC, portanto, AH é a altura do ΔABC.  Nesse triângulo, o segmento EF representa a altura do ΔEFG, pois é perpendicular ao lado FG. 

A base RQ foi prolongada formando o segmento RX A base RQ foi prolongada formando o segmento RX. Do vértice P ao ponto x formamos um segmento de reta perpendicular a RX, dessa forma, PX é a altura do ΔPQR.

Todo triângulo possui três alturas, cada uma delas relativa a um lado do triângulo. As três alturas encontram-se num mesmo ponto chamado ortocentro do triângulo

Mediana  Mediana é um segmento que divide as bases do triângulo em duas partes iguais. Dessa forma temos que mediana é um segmento de reta com origem em um dos vértices do triângulo e extremidade no ponto médio do lado oposto ao vértice. Observe a figura:

Todo triângulo possui três medianas, cada uma delas relativa a um lado do triângulo. As três alturas encontram-se num mesmo ponto chamado baricentro ou centro de gravidade do triângulo.

AS é um segmento de reta que dividiu o ângulo  em duas partes iguais. Bissetriz  Bissetriz também é um segmento de reta com origem em um dos vértices do triângulo com a outra extremidade no lado oposto a esse vértice. Sendo que ela divide ao meio o ângulo correspondente ao vértice. Veja o exemplo AS é um segmento de reta que dividiu o ângulo  em duas partes iguais. 

Todo triângulo possui três bissetrizes, cada uma delas relativa a um angulo do triângulo. As três bissetrizes encontram-se num mesmo ponto chamado incentro do triângulo.

Entretanto, existe um motivo em especial para que esse encontro das bissetrizes se chame incentro: este ponto recebe tal denominação porque é o centro da circunferência inscrita no triângulo. Veja a imagem a seguir:

Mediatriz  É a reta perpendicular a um lado do triângulo passando pelo seu ponto médio. O ponto de encontro das mediatrizes dos lados de um triângulo, denominado de circuncentro,. Mediatriz