Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Base Nacional Comum Curricular
Resgatando heranças e transformando gerações
Centro Educacional Unificado
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
Minha terra encanta o mundo inteiro
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
Projeto Empreendedorismo
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Informações importantes
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Projeto: O Bichinho da Corrupção
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Informações importantes
Apresentação do projeto
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Informações importantes
Coordenação: Vani Kenski
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
“Há projetos e ideias que podem mudar os nossos países e a nossa comunidade e é por isso devem ser compartilhadas”.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
DRP da Saúde- Atenção Básica em Petrópolis 2ª Etapa – outubro de 2017 O Programa Saúde da Família como indutor da Gestão Local Intersetorial Participativa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
em Educação em Direitos Humanos
IV Conferência Estadual
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Organização de Eventos
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Transcrição da apresentação:

Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa

Natureza do projeto O projeto Politease! surgiu de uma necessidade circunstancial: trabalhar a consciência e o engajamento político da comunidade escolar, por ocasião das eleições municipais 2016, numa perspectiva cidadã e de comunhão. Com esta intenção, dois gestores da escola se uniram a quatro colaboradores com a intenção de refletir a viabilidade da ideia e planejá-la, caso fosse aprovada. A ideia consistia em promover um círculo de entrevistas, com os candidatos a prefeito da cidade, no formato de um talk show e comprometer o maior número possível de alunos, pais e colaboradores, adeptos dos diversos partidos políticos, na organização e realização do evento. Por uma questão prática e circunstancial, o engajamento se deu mediante convites por parte da equipe de planejamento.

Entre as exigências para o engajamento nesse evento, estava a postura respeitosa e dialogante do voluntário frente aos concorrentes políticos que integravam toda a organização e aos participantes inscritos para assistirem ao círculo de entrevistas Politease!. A realização do programa de entrevistas foi planejada e implementada do seguinte modo: 1.Equipe de planejamento: responsável por pensar o projeto, planejá-lo e implementá-lo. Os integrantes da equipe foram divididos em dupla para conduzir a equipe de implementação. 2.Equipes de implementação: dividida em três grupos, com responsabilidades distintas: grupo de animação (banda musical, assistentes de palco e grupo teatral), logística (controle da entrada de convidados, segurança e estacionamento) e secretaria (fichas de inscrição, crachás, ofícios, divulgação, etc.).

O programa lançou mão das técnicas de publicidade, da comunicação social e das novas tecnologias. Meios de comunicação da cidade fizeram a transmissão ao vivo ou deram cobertura ao evento, além de transmissões ao vivo realizadas livremente por alunos, colaboradores e pais. O engajamento na organização e realização do evento, somada à formação teórica e crítica, proporcionada no programa de entrevistas, tornaram o projeto um referencial positivo para entendermos a política como uma ação ampla, comunitária e a serviço do bem comum. O projeto Politease! abrangerá outras atividades que relacionem a formação política com o fazer político, procurando sempre usufruir das diversas linguagens.

Objetivos ou Resultados esperados do projeto: Formar e engajar a comunidade escolar na política, numa perspectiva cidadã e de comunhão. Promover atividades políticas e politizadoras que permitam desenvolver o senso ético e comunitário. Alcançar a comunidade extra-escolar por meio de parcerias com instituições públicas, privadas e ONGs.

Fases de Implementação 1.Divulgação: apresentação do planejamento estratégico do projeto aos interessados e construção de envolvimento das partes com ações, metas e entregas propostas. 2.Execução das ações: desenvolvimento e implementação das ações planejadas e acordadas com os diferentes setores e envolvidos da entidade. 3.Checagem dos resultados: apresentação dos resultados parciais das áreas e atores interessados e posterior análise para possível replanejamento e ação. 4.Ação e entrega dos resultados: implementação e execução das ações finais e entrega dos resultados.

Cronograma básico 1.Divulgação: 05 a 09 setembro de 2016. Reunião de apresentação e discussão do planejamento estratégico (público-alvo: funcionários, alunos e famílias). 12 a 16 setembro de 2016. Implementação do projeto nos setores da escola (convites a alunos do Ensino Médio, pais e colaboradores para o engajamento no projeto). 19 a 23 de setembro de 2016. Divulgação e inscrição dos alunos do Ensino Médio, pais de alunos do Ensino Fundamental II e Médio e dos colaboradores.

2. Execução das ações: 12 a 16 setembro de 2016. Envio de ofícios, impressão das fichas de inscrições, elaboração dos termos de compromisso para os candidatos a serem entrevistados, voluntários e participantes no evento. 19 a 23 de setembro de 2016. Ensaios da banda e grupo de teatro, aluguel de som, contração de empresa de segurança, impressão dos crachás, reuniões com os assessores dos candidatos, representantes da mídia local e com o tenente coronel da Polícia Militar. 26 e 27 de setembro de 2016. Organização do espaço (ambientação do auditório, instalação do som, limpeza e equipagem dos banheiros, instalação de placas com indicações e orientações). 28 de setembro de 2016. Reorganização e manutenção do espaço.

3. Checagem dos resultados 28/09/2016. Reunião com equipe organizadora para avaliação do evento. 30/09/2016. Reunião com alunos participantes para avaliação do evento. 3/09/2016. Checagem de repercussão nas redes sociais. 4. Ação e Entrega dos Resultados: 04 a 06 de outubro de 2016. Encaminhamento de ofícios e cartões de agradecimento aos candidatos e de cartões de agradecimento aos colaboradores que ajudaram na equipe de organização.

Especificação do gasto Custo previsto Especificação do gasto Valor Materiais de escritório e divulgação 150,00 Empresa de segurança 1.000,00 Horas extras de colaboradores 500,00 Equipamento de som 100,00 Lanche TOTAL 1.850,00

Anexo

Obrigado!