Reescrita de fábula e produção de autoria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Advertisements

PROJETO: DIA DAS MÃES.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
RELATÓRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETUADAS NO ENSINO MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Série: 2A Tema: Situações de aprendizagem do 3º bimestre.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Educação Híbrida na Escola.
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
Conhecendo o meu corpinho
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
Projeto: De onde vem o alface?
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Programação Formação Continuada 2016
Projeto Empreendedorismo
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Informações importantes
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Projeto: O Bichinho da Corrupção
Informações importantes
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Informações importantes
Confabulando com Fábulas.
Jovens Empreendedores
ENSINAR a APRENDER a LER,
Projeto Multiplicadores
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
LICENCIATURA EM LETRAS
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Luciano Oliveira.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Práticas Essenciais na Alfabetização
Transcrição da apresentação:

Reescrita de fábula e produção de autoria O escritor sou EU Reescrita de fábula e produção de autoria

O escritor sou EU Escola: Colégio Nascimento Cidade: São Vicente (SP) Categoria: Linguagens e matemática Professor responsável: Karina Zanelli de Alcântara Tonatto

Natureza do projeto O projeto o escritor sou Eu surgiu da necessidade de ser trabalhada a produção textual num contexto real com os alunos do 2° ano. Quando pensamos em um trabalho de alfabetização na perspectiva do letramento, pensamos em trabalhar textos reais que circulam socialmente, em despertar o interesse / prazer pela leitura e estimular a reflexão do que está sendo lido. Por sermos responsáveis pela formação de pessoas e percebermos a necessidade de serem construídos valores de convivência, optamos pelo trabalho com o gênero textual fábula, o qual possui marcas específicas e uma delas é a moral, uma lição de vida que aparece do final de toda fábula.

Objetivos Ampliar o repertório oral e de leitura dos alunos; Diferenciar a estrutura do texto oral a do texto escrito, valorizando a qualidade do discurso escrito; Trabalhar com as características do gênero fábula, a fim de que as crianças conheçam / compreendam a estrutura deste gênero e sejam capazes de produzir uma fábula; Estimular e propiciar momentos de leitura; Trabalhar com valores.

Fases de implementação

1- Divulgação Apresentação da proposta e plano de trabalho aos alunos e docentes.

2- Execução das ações Mapear os conhecimentos prévios dos alunos Chuva de ideias: O que é uma fábula? Buscar informações sobre o tema Leitura da fábula O sapo e o boi e discussão a partir da moral da história. Roda de conversa sobre os valores de respeito às diferenças. Dinâmica “Eu gosto de você porque...” Ampliar o repertório dos alunos Além das leituras feitas pela professora do livro base “O livro das fábulas”, elaboramos uma biblioteca itinerante, em que cada dia um aluno levava duas fábulas para ler para a sua família e um caderno de anotações coletivo. No dia seguinte o aluno apresentava a fábula que mais gostou à turma, explicando o valor aprendido. Analisar as marcas do gênero Comparação de diferentes versões da mesma fábula. Conceitualização: o que sempre tem em uma fábula? Produzir um texto coletivo Produção de um texto coletivo, com a professora como escriba e revisão processual. Escrever um texto em duplas Em pares produtivos os alunos produziram fábulas que apresentaram morais relacionadas aos valores trabalhados. Com essas fábulas criamos O livro das fábulas do 2° ano B.

3- Checagem dos resultados Fazer a revisão e o aprimoramento do texto A proposta de revisão aconteceu entre as duplas, que revisaram o seu texto seguindo o “check list” feito na lousa.

4- Ação e Entrega dos Resultados Publicar os textos produzidos pelos alunos O produto final foi um livro contendo todas as fábulas escritas pelos alunos, assim como o primeiro livro apresentado O livro das fábulas. Foi discutido com os alunos o tamanho da letra utilizada, a organização dos textos, e as ilustrações do livro. Organizamos uma noite de autógrafos na escola, em que os escritores colocaram em exposição seus livros e deram autógrafos aos seus expectadores, os familiares.

Cronograma básico Divulgação Execução das ações Agosto/16 Planejamento estratégico (público-alvo: alunos, escola e famílias). Apresentação ao corpo docente e discente. Execução das ações Agosto e Setembro/16 Execução das atividades previstas Checagem dos resultados Setembro/16 Fazer a revisão e o aprimoramento do texto Ação e Entrega dos Resultados Outubro/16 Impressão dos livros; Noite de autógrafos na escola.

Especificação do gasto Custo Especificação do gasto Valor Impressão dos livros R$ 140 TOTAL

Fundamentação teórica ANDALÓ. Didática de língua portuguesa para o ensino fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo: FDT, 2000. BRANDÃO, Helena. Aprender a ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997. FERREIRO, Emília; TEBEROSKI, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana M. Lichtenstein, Liana Di Marco, Mario Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

Obrigado!