Pesquisa Qualitativa Desenho de Pesquisa….

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa Qualitativa Desenho de Pesquisa…

Algumas questões preliminares… Qualquer conhecimento é aproximado e construído. Objeto das ciências sociais é histórico  num processo dialético constante. Ciências sociais é intrínseca e extrinsecamente ideológica  não existe ciência neutra. Relação Sujeito e Objeto  perpassada de visão de homem e de mundo.

Conceito de metodologia de pesquisa METODOLOGIA = Método + Técnica Teoria da abordagem Instrumento de operacionalização do conhecimento Caminho do pensamento e prática

Algumas outras questões… Problema de pesquisa é primeiro um problema da vida prática. Teoria = conjunto de proposições, um discurso abstrato sobre a realidade. Algumas macroteorias… * Positivismo * Marxismo  método dialético * Sociologia compreensiva  Fenomenologia / Etnometodologia / interacionalismo simbólico.

Algumas outras questões… Pesquisa qualitativa  trabalha com o universo de significados. Ciclo da pesquisa… * Fase exploratória * Trabalho de campo * Análise e tratamento do material: ordenamento / classificação / análise. Toda pesquisa produz conhecimento e gera novas indagações.

O Que é pesquisa qualitativa? Déc. 60/70  questionamento à pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa envolve uma postura interpretativa. Relação sujeito / objeto (sujeito) Separar a competência do especialista e a eventual “boa vontade”

A ciência é atravessada pelos mesmos conflitos de interesses, pelas mesmas tensões sociais e políticas que as sociedades onde elas se desenvolvem. Discursos diferentes sobre pesquisa qualitativa em diferentes áreas disciplinares  diferentes questões e métodos de pesquisa. Pesquisa qualitativa está ligada ao princípio da ADEQUAÇÃO de 3 formas: 1. No início da pesquisa existem + questões a serem estudadas do que métodos para usar. 2. Ausência de teoria e método para explicar os fenômenos sociais (Exemplo: Goffman)  Lacunas existentes entre os métodos existentes e as questões de estudo. 3. Princípio da adequaçnao se tornou relevante no contexto / situação atual.

Pesquisa qualitativa  envolve questões de planejamento: * TEMPO * CONTEXTOS Institucionais demandam a adaptação de rotinas e padrões metodológicos. Não existe neutralidade em pesquisa. Engajamento da pesquisa para “mudar o mundo”. Pesquisa qualitativa está sempre em busca da pergunta: De que lado estamos?  POLÍTICA

Qualidade e quantidade: dois lados da mesma moeda? Combinar dados de quantidade e qualidade  triangulação, facilitação, estratégias complementares. Generalização Desenvolver um desenho de pesquisa integrada

Métodos e atitudes… Necessidade de aprofundar o conhecimento em relação ao alcance e aos limites dos métodos qualitativos. PESQUISA QUALITATIVA: Para quem? O que está sendo estudado? Para que?

De uma ideia a uma questão de pesquisa IDEIA GERAL  Interesse / Impulso Pergunta de pesquisa  o que você deseja pesquisar? Perspectiva de pesquisa  Referenciais teóricos / questões de estudo Atualização teórica  recorte epistemológico da pesquisa e ainda p/ o desenvolvimento da revisão de literatura / marco conceitual.

Desenhos em pesquisa qualitativa… Desenho = Plano  processo reflexivo Pergunta de pesquisa  Propósito / contexto conceitual / métodos / validade * Seleção de métodos / forma de acessoa o campo / Recursos necessários.

INFLUÊNCIAS Perspectiva de pesquisa Teoria Interesse do tema Pergunta da pesquisa Método Desenho de pesquisa Recursos Componentes da pesquisa Fazer pesquisa

Questões importantes no desenho da pesquisa… Público alvo e amostragem Comparação pretendida… * Contraste máximo = procurar diferenças nos casos mais diferentes. * Contraste mínimo = procurar semelhança nos casos mais semelhantes. Generalização pretendida * Interna  dentro de um contexto estudado * Externa  … Para além do contexto estudado.

Questões importantes no desenho da pesquisa… Público e escritos Triangulação Limitando o foco

Usando um desenho básico na pesquisa qualitativa… Estudo de casos Estudo comparativos Estudos transversais  comparação entre casos em uma ocasião. Estudos longitudinais  comparação entre casos em diferentes momentos (verificando as evoluções, mudanças no campo).

Amostragem, seleção e acesso. Amostragem  pesquisa qualitativa  flexível e representativa. Amostragem intencional  acompanhada por uma necessidade de flexibilidade e abertura. Amostragem Pessoas / Casos / Eventos / Lugares / Instituições Variação máxima da amostragem Quando os casos forem complicados do ponto de vista ético é melhor excluir.

Várias formas de amostragem… * Amostragem homogênea * Amostra baseada em teoria  constructo teórico que deve ser elaborado empiricamente. * Amostragem propositada aleatória * Amostragem propositada estratificada * Amostragem mista * Amostragem “bola de neve”

Pergunta de pesquisa Objetivo do estudo Método Amostragem

Amostragem de pessoas… - Quem sabe + - Ponto de vista # - Comparações Selecionando lugares e eventos… - Escolher um lugar - Identificar situações que sejam relevantes ao tema - Situações concretas (em que o tema se torna mais visível) - Outros tipos de situação (pelas quais a situação é influenciada).

Construindo grupos… Grupos focais; Mesclar certas pessoas Construindo um corpus… corpus teórico corpus de material Amostrar aquilo que responde as perguntas de pesquisa ou para fazer qualquer comparação entre documentos diferentes. Reduz o horizonte potencialmente infinito de materiais e casos.

Esclarecendo o acesso e a necessária aprovação. Aceitabilidade do público alvo. Estudo com instituições  permissão para entrada no campo empírico. Contrato de entrevista regulamentado, detalhes técnicos de anonimato e proteção de dados. Confiança pessoal entre o pesquisador e o campo. “Porteiros”

Planejar o acesso às pessoas e instituições. AMOSTRAGEM Planejar o acesso às pessoas e instituições. Orientada por uma fundamentação teórica. Tratar de diferentes níveis (lugares, pessoas e eventos). Dependendo de perguntas e método de pesquisa