Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos Professor Jorge Moreira jmoreirajr@hotmail.com Marcelo Lessmann
Teoria Geral dos Sistemas Conceito de sistemas: "Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função" "Sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para cumprir metas."
Teoria Geral dos Sistemas Elementos comuns aos sistemas: OBJETIVOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SAÍDAS ENTRADAS FEEDBACK (RETROALIMENTAÇÃO) Controle e Avaliação
Teoria Geral dos Sistemas Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Teoria Geral dos Sistemas Tipos de Sistemas: Complexo Fechado Dinâmico Não Adaptável Temporário Simples Aberto Estável Adaptável Permanente Marcelo Lessmann
Sistemas de Informação Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação DADOS X INFORMAÇÃO Marcelo Lessmann
Sistemas de Informação Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação Dados: “Dados são registros dos fatos, não trabalhados.” Informação: “Informação é o conjunto de dados aos quais os seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis, dentro do contexto.” Marcelo Lessmann
O Poder da Informação "É se tratando bem dos dados que se obtêm as melhores informações". Preceitos: Dados Modelados Dados Resguardados Dados Disponibilizados
Sistemas de Informação Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação Conceito de Sistemas de Informação: “ Sistema de Informação é o conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e processam dados e distribuem informação, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo.” Marcelo Lessmann
Sistemas de Informação Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação Componentes de um Sistema de Informação: DADOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INFORMAÇÃO FEEDBACK (RETROALIMENTAÇÃO) Marcelo Lessmann
Sistemas de Informação Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação A transformação de dados em informação é um processo. O tipo de informação depende dos relacionamentos definidos entre os dados existentes. O processo de definição de relacionamentos entre dados exige conhecimento Marcelo Lessmann
Sistemas de Informação Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Sistemas de Informação Características da Informação Valiosa: Precisa Completa Econômica Flexível Confiável Relevante Simples Pontual Verificável Acessível Segura Marcelo Lessmann
Sistemas de Informação Empresa como Sistema
AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a “soma” de atividades isoladas, tais como: vender, comprar, controlar pessoal, produzir, pagar e receber. Há que se buscar uma síntese entre as diversas funções, divisões, produtos, mercados e também entre os ambientes interno e externo da empresa.
AS EMPRESAS E OS SISTEMAS A concepção da empresa como um sistema aberto e essencialmente dinâmico, faz com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.
Acionistas, concorrentes, governo, sindicatos, etc Mercado Fornecedor Acionistas, concorrentes, governo, sindicatos, etc Mercado Consumidor Recursos materiais EMPRESA Recursos humanos Compra de recursos Estocagem materias Produção Produtos, Serviços, Bens Recursos financeiros Serviços de apoio Manutenção Estocagem produtos Recursos de tecnologia Finanças Transportes Vendas Comprome- timento da Missão Recursos de informação Valores econômicos Valores econômicos Resultado econômico Eficiência Continuidade Eficácia
Eficiência Empresarial Eficiência: diz respeito ao método, ao modo certo de fazer as coisas. É definida pela relação entre volumes produzidos / recursos consumidos. Uma empresa eficiente é aquela que consegue o seu volume de produção com o menor dispêndio possível de recursos (menor custo por unidade produzida).
Eficácia empresarial Eficácia: diz respeito a resultados, a produtos decorrentes de uma atividade qualquer. Trata da escolha da solução certa para determinado problema ou necessidade. É definida pela relação de resultados pretendidos / resultados obtidos. Uma empresa eficaz coloca no mercado o volume pretendido do produto certo e no tempo certo para uma determinada necessidade.
Fundamentos de Sistemas de Informação fevereiro/2004 Atividade Qual o valor das informações que você utiliza? Qual a meta dos sistemas de informação? Marcelo Lessmann