Integrating Sustainable Life Cycle Design: A review

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Evolução do Conceito e da Prática da Gestão da Qualidade
Advertisements

O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
Trabalho de Administração
Administração financeira
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
Introdução ao Comportamento Organizacional
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Integrated sustainable life cycle design: a review
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Desenho e simulação de bioprocessos
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Administração de serviços 7º período
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
CANVAS Business Model Canvas.
Manual do Participante
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Projeto do produto e seleção de processos
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Maria Eduarda Marcon Da Rosa Tiffany Madruga Mello
Marília Ferreira Tavares
EAD 0765 – Gestão de Operações Sustentáveis
Planejamento de estratégias:
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Introdução à Administração
o competidor estratégias
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Benchmarking.
Engenharia de Software Analise de Riscos
Arranjo Físico Celular
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Gestão da Logística de Distribuição
Análise e Seleção de uma Solução de e-procurement para a Empresa
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8
MRP e MRP II Planejamento das Necessidades de Material
Aula 3 – Visão Estratégica
de solos e serviços ecossistêmicos
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
DESIGN THINKING.
Logística e Gerenciamento da
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Integrating Sustainable Life Cycle Design: A review Integrating Sustainable Life Cycle Design: A review Karthik Ramani – Journal of Mechanical Design - 2010

Agenda Quem são os autores ? Qual Journal? Objetivos e Método Resumo do estudo Discussão Crítica

O Autor Karthik Ramani Karthik Ramani é professor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Purdue. Ele ganhou seu B.Tech do Instituto Indiano de Tecnologia, Madras, em 1985, um maestrado pela Universidade Estadual de Ohio, em 1987, e um Ph.D. da Universidade de Stanford em 1991, todos em Engenharia Mecânica.

O Journal Nome do Journal: Journal of Mechanical Design Informações básicas: The Journal of Mechanical Design publica artigos técnicos relacionados com a concepção e o desenvolvimento de máquinas e sistemas mecânicos (sistemas robóticos, engenharia auxiliada por computador, desenho de mecanismos, concepção de elementos de máquina...)

Objetivos e Metodo Objetivos: Método: Propor uma visão geral da pesquisa relacionada a questão de concepção de produtos vinculada com sustentabilidade. Posicionar ferramentas de early eco design e apoio à decisão como uma estratégia-chave para o futuro. Incentivar colaborações de pesquisa entre as diversas comissões interessadas em realização do produto sustentável. Método: Revisão das ferramentas existentes para avaliar o impacto ambiental de um produto. Revisão dos métodos tradicional de design. Revisão da literatura sobre as distintas etapas do desenvolvimento de produtos e reflexões sobre a possibilidade de integrar o pensamento sustentável nas primerias etapas da fase de concepção.

Revisão Bibliografica

Concepção de Produto e Sustentabilidade DFE: Design for environnement é uma prática pela qual as considerações ambientais estão integradas nos procedimentos de concepção do produto e da engenheria de processos. Práticas de DFE são destinadas a desenvolver produtos e processos, compatíveis com o ambiente mantendo padrões de preço, desempenho e qualidade

Ferramentas de concepção sustentável Tools based on LCA (Avaliação do Ciclo de Vida): Compilação de avaliação das entradas, saídas e dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida. É a ferramenta mais objetiva, mas é caro, demorado e inadequado para o early stage porque necessita de informações que não estão disponíveis nesta fase.

Ferramentas de concepção sustentável Tools based on checklists: conjunto de itens utilizados para avaliar um produto do ponto de vista ambiental em todo o seu ciclo de vida. Ferramenta subjetiva que necessita grande quantidade de conhecimentos e experiência. Inadaptada quando existem trade-offs entre diferentes estágios do ciclo de vida ou diferentes estratégias de impacto ambiental Tools based on QFD: Método para ajudar a transformar as necessidades do cliente para características de engenharia para um produto. Ela ajuda a criar definições operacionais das exigências e prioriza cada característica do produto ou serviço com metas de desenvolvimento para o produto.  Foco está na especificação do produto mas o desenvolvimento de correlações entre as necessidades ambientais e as características do produto depende totalmente dos designers e faltam de consideração sobre o resto do ciclo de vida

Fabricação de produtos Os esforços para minimizar os impactos ambientais dos processos de fabricação podem ser classificados em três categorias: Melhoria de processos e otimização Novos processos de desenvolvimento Planejamento de processos Processos de fabrico tradicionais são geralmente projetados para alto desempenho e baixo custo, com pouca atenção dada às questões ambientais. Assim, o foco do DFMA (Design For Manufacture and Assembly) até à data é minimizar o custo e tempo de produção para o mercado. Porém o conceito tem o potencial para ser expandido e incluir considerações de sustentabilidade na concepção e na produção. Com os avanços da engenharia auxiliada por computador, é agora possível de simular os processos de fabricação e montagem e de prever seu desempenho. Portanto, é mais fácil de aplicar DFMA no início da fase de projeto conceitual para obter o benefício máximo para o ambiente.

Cadeia de suprimentos GSCM: Como resultado da globalização, hoje, um produto montado em um local pode ser composta de muitos componentes de literalmente todo o mundo. O objetivo primário da gestão de cadeia de abastecimento tradicionais é cumprir as demandas dos clientes através do uso mais eficiente dos recursos, incluindo a capacidade de distribuição, estoque e trabalho. Green Purchasing  Fornecedores com praticas sustentaveis Life Cycle Management Suply Chain  Identificar a etapa da cadeia de suprimento que tem o impacto maior. Closed Loop Supply Chain  Pensar a cadeia tradicional e a cadeia reversa simultaneamente.

Product End Of Life Management End of Life Management tornou-se um campo de interesse crescente para os fabricantes de produtos. A gestão de End Of Life Products é o processo de conversão de produto em fim de vida em novos produtos, materiais ou componentes. O design do produto é o fator mais importante para obter uma gestão EOL rentável. As características de design de produtos, tais como arquitetura do produto, as propriedades do material, desempenho funcional e confiabilidade afetam muito que tipos de produtos utilizados podem ser recolhidos, que tipos de itens recuperados podem ser produzidos, as operações de recuperação necessárias para produzi-los operações e como rentável as unidades recuperado podem estar.

Conclusões As decisões têm de ser feitas com base não só nas escolhas de fabricação estrutura, material e mas também no transporte, distribuição, e no final da gestão do ciclo de vida. Aumentar a quantidade de pesquisa vinculada com implicaçaões práticas é necessário para tomar decisões de design sustentáveis no início do ciclo de realização do produto. Líderes de pesquisa devem implementar uma abordagem de sistemas complexas para tomada de decisaões sustentáveis no qual a fabricação, cadeia de fornecimento global, eo consumo de energia são todos ligados.