O jogo de me ver é te ver jogando:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DeixEuVer, DeixEuFazer, DeixEuSer: um documentário teatral.
Advertisements

O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Portal das profissões: propondo novas perspectivas aos jovens-adultos no Ciep.
Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
ESCOLA ESTADUAL GILVAN DE SOUZA PROJETO FOTOGRAFIA TRABALHO FORMAL E INFORMAL Porto Alegre do Norte - MT.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Professora Taís Giannella Aluna Eliete Raposo NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE/UFRJ.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
FACULDADE KURIOS –FAK TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM RAYANNE.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Prática da LDB nas instituições de ensino
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Cynthia Alves Félix de Sousa
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
A DRAMATIZAÇÃO DE HAMLET A PARTIR DAS HISTÓRIAS DA ESCOLA CIEP
Paulo Vinícius Rampinelli
P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS
O JOGO DE RUMMIKUB NA ESCOLA
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
C.A.P.O.A.R.T.E Inspirações corporais por meio dos movimentos da capoeira para incentivar a potência artística no teatro.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
RESULTADOS PRELIMINARES OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elenilton Vieira Godoy 2017
O jogo de me ver é te ver jogando:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
Autor1, Autor2, Orientador3
BRINCAR + TEATRO.
Título do trabalho Nome dos alunos e professor orientador
Transposição Didática

Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
VIVÊNCIAS EFÊMERAS E GENUÍNAS
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
Pibid como encontro do fazer docente
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A Dramatização de Hamlet a partir das Histórias do CIEP
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Título do trabalho INTRODUÇÃO
Realizar Formação Continuada
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
Título do trabalho, Times New, tamanho 60
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

O jogo de me ver é te ver jogando: a intervenção e a caracterização utilizadas como instrumento de discussão social

Informações Gerais: Projeto elaborado pelo pibidianos: - Bruno Flores Prandini; - Thais Pegoraro; Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Graduação: Teatro Licenciatura Desenvolvido em: Ciep - Colégio Estadual Ivo Buhler em Montenegro.

Introdução: O teatro pode ser utilizado como meio para ações pedagógicas que proporcionem momentos de discussão social entre a comunidade escolar.

Objetivos: Provocar a discussão social por meio das intervenções teatrais; Utilizar o teatro como agente problematizador do autoconhecimento; Descobrir novos olhares para o espaço escolar; Experimentar diferentes materiais para composição de arquétipos sociais pelos alunos;

Intervenções: BRIGÕES

“PATRICINHAS”

RELIGIOSOS

FAMÍLIA

“NERD”

CRIANÇA E CAPITÃO MORRUGA

“ Faça uma ação com poder/ Tome o espaço para si/ Construa uma causa que seja de todos/ Jogue os dados e avance cinco casas/ Convoque a comunidade para vivenciar a dificuldade e a alegria/ Domine a técnica diante de todos os obstáculos/ Deixe flutuar sobre a água/ Permita que todos participem da arte/ Jogue os dados e avance até o infinito.” ( SRUR, 2012 pág.140)

Metodologia: As oficinas são permeadas por problemas sociais advindos da comunidade escolar; Diferentes recursos são utilizados para composição de figuras; Para a construção coletiva das intervenções, optamos por maquiagens e figurinos exagerados. A conclusão da oficina se dará com a construção de um exercício cênico;

OFICINAS “A questão é como a escola pode ajudar a criança a absorver a ideia de que a valorização do coletivo não pressupõe a perda da individualidade..” ( ALVES, 2011, pág.37)

Desdobramentos: Seis Intervenções realizadas entre maio e junho: Público direto de 35 alunos/intervenção; Público indireto de 1200; Utilização das temáticas das intervenções em sala de aula pelos professores; 6 Oficinas com média de 10 alunos;

Referências: ALVES, Rubem. O Aluno, o Professor e a Escola: Uma conversa sobre educação / Rubem Alves, Celso Antunes – Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2011; BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Record, 1998; BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010; KOUDELA, Ingrid Dormien. Um vôo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992. SRUR, Eduardo. Manual de intervenção urbana. São Paulo: Bei Comunicações, 2012.