“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Diretoria de Ensino de Piracicaba
AUTOAVALIAÇÃO.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
REUNIÃO MMR-DIRETORES
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Programa Mais Educação (Antigo)
Didática das Ciências Experimentais
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Currículo e planejamento
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Leitura na escola e na comunidade
Planejamento de estratégias:
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Descrição e Análise dos cargos
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Geraldo augusto da silva
ANO 2 UNIDADE 1.
Aula 3 – Visão Estratégica
Avaliar desempenho de servidores
Plano de Ação Enade Implementação
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
O que é Educação Ambiental?
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Capacitação Pedagógica Aula 02
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
Atribuir Classes e Aulas
Avaliar desempenho de servidores
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO
Plano de Gestão da Escola
2018 VAMOS RECORDAR!!.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS MMR
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”

Planejamos e elaboramos um plano de ação com base nos indicadores de 2016; Promovemos o acolhimento dos estudantes e professores; Organizamos atividades intensivas para apoiar as aprendizagens dos estudantes que enfrentaram dificuldades no ano anterior e “reaquecer os motores” da aprendizagem daqueles que retornavam das férias escolares Planejamos as ações para 2017, tendo como indicadores de processo o SARESP 2016 e AAP 13 ª ed.; Indicadores de Resultados: Conselho de Classe e Série, a AAP 15ª ed. e AAP 16ª ed.

Vamos por a mão na massa!!

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O LUGAR DO CONHECIMENTO E DA INTELIGÊNCIA   Kátia Cristina Stocco Smole Diretora do Grupo Mathema

Os grupos devem socializar as análises. Agora, vamos nos dividir em 5 grupos. Cada grupo terá uma parte do texto para análise e escrita, identificando com palavras chaves. Os grupos devem socializar as análises. I

Oficina - sala 2

Plano de ação pode ser um instrumento simples e prático, organizado em colunas com ações, de forma detalhada, com os responsáveis, os prazos de início e de término e status da ação (planejada, em andamento, concluída, atrasada), que auxiliam na gestão do que foi proposto pela equipe escolar e resultante da reflexão e análise do planejamento e revisto no momento de replanejamento.

Cada escola deverá montar o seu plano de ação, vamos confeccionar ?

Segundo AUSUBEL e KANESIAN, (2008), [...] a existência de desempenhos diferenciados como resultados da aprendizagem leva naturalmente à inferência de que diferentes tipos de capacidades são determinados pela aprendizagem, [...], a identificação desses tipos diferentes de desempenho, juntamente aos tipos diferentes de capacidade envolvidos, sugere que há no mínimo muitos tipos diferentes de aprendizagem. E se tal ocorre, podemos supor que existe um número igual de condições de aprendizagem efetiva que corresponde a cada variedade. Uma teoria do ensino, portanto, não será plenamente útil se voltar somente para aquelas condições que são comuns a todas as classes de aprendizagem. Antes de tudo, tal teoria deve-se preocupar de uma maneira individual com cada um dos tipos de aprendizagem.

Até o dia 29 de agosto, encaminhar a pauta do Replanejamento 2017 para o Núcleo Pedagógico por meio do Protocolo.

Referências: Documento Orientador CGEB – Replanejamento 2017 – Corrigindo Rumos - Aprendizagem Significativa: o Lugar do Conhecimento e da Inteligência Disponível em:http://mathema.com.br/reflexoes/aprendizagem-significativa-o-lugar-do-conhecimento-e-da-inteligencia-2/ Acesso: 15 ago 2017 SED - Plataforma Foco Aprendizagem Disponível em <https://focoaprendizagem.educacao.sp.gov.br/>. Teoria e Desenvolvimento Curricular – Tipos de Aprendizagem - Ausubel Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Teoria+e+Desenvolvimento+Curricular+-+Tipos+de+Aprendizagem+-+Ausubel&oq=Teoria+e+Desenvolvimento+Curricular+-+Tipos+de+Aprendizagem+-+Ausubel&aqs=chrome..69i57.1849j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8 Acesso em 15 ago 2017.