OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Professor:Luiz Padilha
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Oficina de Elaboração de Questões
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Matemática para todos Educação Básica
Mobilizando o operatório
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011
PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Ciências - 30/11/2011
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ANPED GT-19 Educação Matemática
ARTIGO CIENTÍFICO.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
PROVAS ESCRITAS: QUESTÕES OBJETIVAS E DISSERTATIVAS
Edital de Credenciamento de Instituições Públicas de Educação Superior
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Programa Ler e Escrever
Tipos.
Projeto de Intervenção
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Orientação Importante:
ARTIGO CIENTIFICO.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Nome do Curso – Área de Pesquisa
Oficina de Apropriação de Resultados
Elaboração de Artigo Científico
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
O Projeto de Pesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Oficina de Divulgação de Resultados
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Leitura e Documentação
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM 1

METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS 2

GUIA DE ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS DEFINIÇÕES E CONCEITOS Item Situação-problema ESTRUTURA DO ITEM DE MÚLTIPLA ESCOLHA Texto-base Enunciado Alternativas Gabarito Distratores Justificativas ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE ITEM

ITEM É a unidade básica do teste. O ENEM adota itens objetivos do tipo múltipla escolha Característica - Mede operações complexas (compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação). O participante escolhe entre alternativas a resposta correta.

DEFINIÇÕES E CONCEITOS Características do item: Contempla uma habilidade da Matriz de Referência. Explicita uma situação-problema. É contextualizado. Oferece informações necessárias à sua resolução. Deve-se evitar a exigência de informações simplesmente decoradas, como fórmulas, datas, termos, nomes, enfim, detalhes que não avaliam a habilidade, mas privilegiam a memorização.

DEFINIÇÕES E CONCEITOS SITUAÇÃO-PROBLEMA Desafio que reporta o participante a um contexto reflexivo e instiga-o a tomar decisões. A situação-problema deve ser contextualizada, explorar situações vivenciadas, hipotéticas ou reais.

DEFINIÇÕES E CONCEITOS A elaboração de itens requer: domínio da área de conhecimento; compreensão dos objetivos, das características educacionais e psicológicas dos participantes; criatividade, espírito artesanal e várias revisões.

ESTRUTURA DO ITEM TEXTO-BASE ENUNCIADO ALTERNATIVAS JUSTIFICATIVAS

ESTRUTURA DO ITEM TEXTO-BASE Motiva ou compõe a situação-problema e deve apresentar as informações necessárias para a sua resolução. Apenas um item poderá ser formulado para cada texto-base.

Texto-Base Especificações para o texto-base: a formulação de textos, imagens, esquemas, tabelas pelo próprio elaborador, para o contexto do item, só é válida para a construção de uma situação hipotética e é aceita apenas para as áreas de matemática e de ciências da natureza; o uso de publicações implica a citação da fonte, mesmo daquelas de domínio público, conforme as normas da ABNT. As publicações não podem ser de autoria do próprio elaborador, pois isso pode ser interpretado como autopromoção; não pode ser utilizado livro didático como fonte para o texto- base, pois isso associaria a avaliação em larga escala a uma editora ou a um autor ou a uma publicação.

ESTRUTURA DO ITEM ENUNCIADO Uma ou mais orações com instrução expressa como pergunta ou um período a ser completado pela alternativa certa. Preferencialmente não deve apresentar informações adicionais ao texto-base, apenas considerar as informações oferecidas.

ESTRUTURA DO ITEM ALTERNATIVAS Gabarito Indica, inquestionavelmente, a única alternativa CERTA que responde à situação-problema proposta. Distratores Alternativas ERRADAS. Devem ser plausíveis, ou seja, parecem corretos para quem não desenvolveu a habilidade. Um distrator plausível deve retratar hipóteses de raciocínio na busca da solução da situação-problema. Não devem ser criadas situações capazes de induzir o participante ao erro.

ESTRUTURA DO ITEM JUSTIFICATIVAS Fazem parte do item embora não apareçam no teste. Devem ser formuladas separadamente para cada uma das alternativas. Indicam se a alternativa está CERTA ou ERRADA, explicando-a. Devem possuir fundamentação própria e distinta para cada alternativa. São proibidas justificativas repetidas e tautológicas.

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM Selecione uma habilidade da Matriz de Referência Construa a situação-problema Dê preferência a fontes primárias, originais e sem adaptações, caso utilize textos-base referenciados, de acordo com as normas da ABNT. Use, preferencialmente, textos que abordem temas atuais adequados ao público-alvo. Evite textos extensos. Elabore itens inéditos (não publicados, divulgados ou utilizados em sala de aula). Elabore apenas 1 (um) item para cada texto-base. Evite abordagens de temas que suscitem polêmicas. Evite situações e detalhes que possam induzir o participante ao erro (“pegadinhas”).

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM Na elaboração do enunciado: use termos impessoais: “considere-se”, “calcula-se”, “argumenta-se”; não utilize: “falso”, “exceto”, “incorreto”, “não”, “errado”; não utilize termos absolutos: “sempre”, “nunca”, ”todo”, “totalmente”, “absolutamente”, “completamente”, “somente” etc.; não utilize sentenças como: “Pode-se afirmar que”, “É correto afirmar que”.

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM 11. Construa as alternativas: Com paralelismo sintático e semântico, extensão equivalente e coerência com o enunciado; Independentes, não excludentes e que não sejam semanticamente muito próximas; Dispostas de maneira lógica (seqüência narrativa, alfabética, crescente/decrescente, etc.); Sem repetição de palavras do enunciado; Evite alternativas longas; Não use: “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”; O gabarito não deve ser mais atrativo que os distratores; Distratores não devem ser absurdos em relação à situação-problema apresentada.

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM 12. Pontue as alternativas e observe as regras para sua redação, de acordo com a área de conhecimento:

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM 13. Construa as justificativas para as alternativas com argumentação consistente que explique o erro ou o acerto, de maneira que não sejam tautológicas. 14. Estime nível de dificuldade estimada do item (fácil, médio ou difícil) com base na sua experiência docente. Indique três palavras-chave: 15.1 campo de conhecimento (exemplo: Estudos Textuais, LEM, Arte, Educação Física, Literatura, Sociolinguística, Argumentação, TIC ); 15.2 objeto do conhecimento (ver páginas 11 e 12 das Matrizes de Referência); 15.3 contexto de apresentação do item (gênero textual, conforme Marcuschi, ou gênero literário, conforme teoria literária) Observe as especificações de formatação do item.

METODOLOGIA PARA REVISÃO DE ITENS Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA REVISÃO DE ITENS 19

PROTOCOLO DE REVISÃO DE ITEM A ficha de revisão de item tem o objetivo de: orientar a análise do revisor; registrar os resultados; fundamentar a revisão final do item. Compõe-se de critérios, divididos em cinco blocos. No final da ficha, há um campo para observações que o revisor julgar necessárias a fim de justificar, documentar e, finalmente, qualificar a resposta dada ao item. A proposta da ficha é oferecer, após seu completo preenchimento, o encaminhamento a ser dado ao item.

PAPEL DO REVISOR TÉCNICO O revisor técnico-pedagógico deve devolver o item ao elaborador, caso ele identifique um ou mais dos seguintes problemas: não atendimento à habilidade da Matriz de Referência; erro conceitual; mais de um ou nenhum gabarito; ausência ou insuficiência das justificativas; ilegibilidade das imagens; não indicação da referência bibliográfica, quando necessário; o enunciado não apresenta problematização satisfatória ou não explicita um único problema a ser resolvido. O revisor técnico-pedagógico tem autonomia de fazer modificações no item que julgar necessárias para a sua aprovação ou de descartá-lo caso não atenda às especificações.

FICHA DE REVISÃO DO ITEM

FICHA DE REVISÃO DO ITEM

FICHA DE REVISÃO DO ITEM

FICHA DE REVISÃO DO ITEM