Negócio — conceituação e tipos de negócios Aula 2
OBJETIVO: Hoje apresentaremos a você o que é um negócio, quais as partes que envolvem um empreendimento e quais são os tipos e tamanhos de organizações.
O QUE É NEGÓCIO? O negócio é todo o processo que envolve uma ou mais partes e que possui como objetivo a aquisição de algum bem ou serviço. Para que ocorra essa troca — de bens/serviços por algum valor de interesse da organização — é necessário que haja envolvimento de alguns elementos que ultrapassam o polo "empresa versus cliente".
QUEM ENVOLVE ? Todo o negócio envolve, além da mercadoria a ser comercializada ou do serviço a ser prestado, um processo de transformação. Ele é chamado de cadeia de entrada, processo e saída.
TIPOS DE COMERCIALIZAÇÃO O empreendedor deve decidir várias coisas para detectar onde e como a sua empresa atenderá ao mercado consumidor. A seguir serão explicadas todas as características em que o negócio deverá ser enquadrado.
INDÚSTRIA — bens de consumo ou bens de produção : Para decidir o tipo de indústria, a pergunta se resume a quem será seu público final, quem utilizará seu produto e com qual finalidade.
Se o público final for o cliente pessoa física, que usufruirá diretamente do produto, a indústria será de bens de consumo (roupas, bebidas, produtos farmacêuticos, de higiene, alimentos etc.). Se o produto desenvolvido não servir para uso direto, o bem será o de produção (máquina).
COMÉRCIO — atacadista ou varejista A decisão sobre bens de consumo ou de produção não elimina essa fase do processo de decisão. No item anterior, o foco era quem iria usar o bem no final da cadeia comercial — uso pessoal ou uso para produção de outros bens.
Quando se vende, por exemplo, parafusos, eles podem ser distribuídos em grande quantidade a várias empresas ou para uma loja de bairro, uma única unidade para o sr. João. Isso ocorre também com roupas ou alimentos. Pode-se vender para outras empresas em quantidade e em menor preço ou vender para o consumidor final.
Pode surgir um novo negócio? Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda. Pode surgir um novo negócio? Fonte: https://www.google.com.br/search?q=brainstorm&espv=2&biw=1920&bih=974&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiC1_Gz7eDRAhWKj5AKHWPBBaMQ_AUICCgB
REFERÊNCIAS DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 2000. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO !!!