II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de 2015 www.clio.ese.ipp.pt.

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Transcrição da apresentação:

II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de 2015 www.clio.ese.ipp.pt

INED – Centro de Investigação e Inovação em Educação Oficina Didática de Ciências Humanas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto INED – Centro de Investigação e Inovação em Educação Amândio Barros Ana Isabel Moreira Carla Ribeiro Cristina Maia Com a colaboração de: Diana Cardoso Raquel Azevedo Rui Teles

Linha condutora (do Projeto) O projeto parte do princípio estruturante de que a História é uma via privilegiada para o desenvolvimento do Homem e das Sociedades, fomentando: o espírito crítico dos indivíduos; a construção de memórias coletivas e identidades; a cidadania e o sentido democrático. Linha condutora (do Projeto) Educação para as Ciências humanas – educação histórica

OFICINA DIDÁTICA DE CIÊNCAS HUMANAS Melhoria das práticas pedagógicas: Aposta na diferenciação pedagógica e na adequação a diferentes necessidades educativas objetivos: Desenvolver e disponibilizar instrumentos pedagógico-didáticos de acordo com os contextos e indivíduos que deles fazem parte; Difundir experiências de aprendizagem e recursos pedagógico-didáticos desenvolvidos pela comunidade educativa; Facilitar informação na área de formação contínua de professores, nomeadamente na divulgação de acções a nível nacional e internacional; Fomentar interfaces bidireccionais entre quem produz materiais didácticos e quem os utiliza – professores e alunos.

A Questão-problema Partindo da já enunciada proposta de promoção de boas práticas no ensino-aprendizagem das Ciências Humanas, impõe-se a seguinte questão estrutural: poderá uma comunidade virtual de prática contribuir para a criação de redes de interação e para o desenvolvimento de boas práticas no processo de ensino-aprendizagem?

INSTRUMENTO ATIVO AO SERVIÇO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Rede de Escolas Professores Cooperantes Estudantes da ESE Professores

CONTACTOS COM A COMUNIDADE A divulgação do Projeto, junto da comunidade educativa, assumiu diferentes formas: 700 Agrupamentos de Portugal Continental contactados via correio tradicional; Deslocações a Agrupamentos de Escolas e apresentação do ClioESE aos docentes do Departamento de Ciências Humanas e Sociais; Resposta a pedidos de informação via correio eletrónico; Convite, aos utilizadores do site, para o preenchimento de um inquérito por questionário.

CONTACTOS COM A COMUNIDADE A comunidade em geral também teve a oportunidade de conhecer o ClioESE: Contacto espontâneo via correio eletrónico e parceria estabelecida com Luís Correia, autor do projeto GoogleEarth na Sala de Aula; Participação em congressos nacionais; Publicações em atas; Referenciação do ClioESE em sites vários.

Difundir experiências de aprendizagem e recursos pedagógico-didáticos… RESISTÊNCIAS E DIFICULDADES Difundir experiências de aprendizagem e recursos pedagógico-didáticos… Tarefa conseguida? - Ambiente depressivo e de sobrecarga de trabalho, nas escolas, inibe a participação dos docentes em novos projetos; - Professores recusam colaborar em projetos que não sejam oriundos da tutela; - Valorização da plataforma ClioESE, mas não lhe é atribuída uma maior importância, porque “…é mais uma entre muitas que já existem…”; - Docentes supervalorizam os sítios da Internet que contêm recursos dinâmicos e interativos (como a Escola Virtual); - Professores evidenciam relutância em “mostrar-se” aos pares, por não sentirem necessidade de o fazer e porque as editoras facilitam o seu trabalho diário.

Considerações finais Condicionalismos: Heterogeneidade dos alunos/estudantes; Dificuldade na gestão curricular oficial; Desfasamento entre a carga horária letiva e os Programas; Dificuldades de transição entre a formação teórica e a prática. Complexidade crescente do trabalho do professor Consequências: Desmotivação dos professores; Ausência de uma cultura de partilha na profissão e de hábitos de trabalho em ambientes cooperativos; Incapacidade de valorização de veículos de conhecimento interativos Resistência ao estabelecimento do diálogo , fundamento básico de uma CdP