4ª Sessão MMB / Set-Out de 2012. Internet e Novas Tecnologias Sites de Relações com Investidores / Stakeholders Relatórios de Administração, Balanços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTUR CARLOS DE MORAIS Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs
Advertisements

O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Estudando com Profª Simony
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
A crise mundial de confiança nas empresas:
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Governança Corporativa – Foco no Máximo Retorno dos Proprietários
Conceitos de Governança Corporativa
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A Responsabilidade Corporativa Natura
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
Área de Negócios de Exploração e Produção
A contribuição do RI na comunicação corporativa
Vale a pena montar um Conselho de Comunicação? Essa apresentação revela apenas a opinião de Viviane Mansi.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Governança Corporativa
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Planejamento e projetos sociais:
Introdução: Conceitos
Introdução O dia da mentira na Intel
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Responsabilidade Social
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
A Governança Corporativa
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
4º Período Ciências Contábeis
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Sustentabilidade no Grupo Boticário.
Gabriel Bastos Machado
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
Planejamento e Responsabilidade Social
História Foi criada em outubro de 1953 com o objetivo de executar as atividade do setor petroleiro do Brasil em nome da União. Ao Longo de 5 décadas, tornou-se.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Tópicos Contemporâneos de Administração
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Mercado do Títulos Público
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Análise das Demonstrações Contábeis
Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia. APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Governança e Gestão José Carlos Sampaio Chedeak Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos – CGMI/DIACE Maio
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Transcrição da apresentação:

4ª Sessão MMB / Set-Out de 2012

Internet e Novas Tecnologias Sites de Relações com Investidores / Stakeholders Relatórios de Administração, Balanços Sociais e Outros Reportes Desafios de Comunicação aos Governantes Organizacionais Governança e Sustentabilidade na Mídia e na Dramaturgia Anexo ATIVIDADES DA 4ª SESSÃO

Internet: oportunidade para profissionais de comunicação? Internet: oportunidade para profissionais de comunicação? Pontos para reflexão Queda nas vendas Velocidade da divulgação de notícias via internet Novos hábitos das novas gerações (animais tecnológicos) Uso do papel polui Diferenciais possíveis dos novos sites e blogs –Qualidade –Fatos e dados –Boa análise –Boas técnicas de investigação –Clareza SOCIEDADE E A INTERNET SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA Qual é o futuro da mídia impressa?

A simples existência da internet e das novas tecnologias já torna o mundo mais sustentável, pois: As comunicações entre as pessoas passa a dispensar, em boa medida, o papel e a necessidade de remessa física. A rede se torna um canal de divulgação de idéias e de expressão de pontos de vista. A rede se torna um canal de discussão de comportamentos. A blogosfera cresce e cria oportunidades de renda, no caso de blogs frequentados com maior intensidade. Conteúdo se torna grande desafio. Quais informações internautas e comunidades virtuais estão e estarão dispostos a comprar? governancaefinancas.blogspot.com Internet: oportunidade para profissionais de comunicação? SOCIEDADE E A INTERNET SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA

EXEMPLO: GESTÃO AMBIENTAL NA REDE GLOBO MINAS

Considerações São importantes instrumentos de prestação de contas aos proprietários e demais stakeholders e de democratização de informações Bons sites demonstram respeito com os acionistas e demais stakeholders Alguns problemas que podem ocorrer com esses sites: Falta de informações ou informações desatualizadas (exemplo: Relatórios da Administração, Balanços Sociais, informações sobre dirigentes, atas de reuniões) Navegação pouco amigável (onde achar a informação?) Auto-elogio sem fundamentação (adotamos as melhores práticas de governança) SITES DE RI E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Sites: oportunidade para profissionais de comunicação?

EXEMPLO 1

EXEMPLO 2

RELATÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO E BALANÇOS SOCIAIS Considerações São importantes instrumentos de prestação de contas aos proprietários e demais stakeholders São modelos de Balanços Sociais: IBASE (criado por Betinho), Demonstração do Valor Agregado (DVA) e vários outros Um bom Relatório deve conter informações úteis para quem avalia os fundamentos das empresas Alguns problemas que podem ocorrer com esses Relatórios: Ausência de informações relevantes para analisar a empresa Excesso de informações que não agregam valor à análise Auto-elogio sem fundamentação (somos socialmente responsáveis) Relatórios: oportunidade para profissionais de comunicação?

Considerações Presidente do Conselho de Administração Coordenador dos trabalhos do CA. Espera-se que atue de forma a assegurar uma boa dinâmica do grupo e assegurando uma atuação construtiva com o Presidente e a Diretoria Exectiva. Espera-se, ainda, que assegure boa comunicação com stakeholders Presidente Executivo Principal elo entre os ambientes de governança e gestão das operações. Espera- se que trabalhe de forma construtiva com o Presidente do CA e os demais conselheiros, que assegure a chegada de informações adequadas ao CA e que conduza as operações da companhia consoante a estratégia traçada pelo CA. Espera-se, ainda, que assegure boa comunicação com stakeholders Profissionais de RI Canal de mão-dupla entre a Companhia e o mercado. Espera-se que aporte informações da cúpula para os agentes e vice-versa, atuando de forma transparente e ética e respeitando as disposições legais, da CVM e da BOVESPA PAPÉIS ESPERADOS DOS PRESIDENTES E PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES – RI Preparação de executivos : oportunidade para profissionais de comunicação? Preparação de executivos : oportunidade para profissionais de comunicação?

Alguns exemplos (não exaustivos) Jornais, revistas, livros Wall Street Journal, Valor Econômico, Brasil Econômico Fortune, Business Week, Economist, HSM Management, Exame, RI – Relações com Investidores, Razão Contábil, Capital Aberto Biografias/correlatos - Henry Ford, Lee Iaccoca, Akio Morita, Jack Wech, Visconde de Mauá, Ricardo Semler Teatro, cinema, TV King Lear (William Shakeaspeare)Conflito: organização famíliar Doze Homens e uma Sentença (1957)Conflito: conselho de decisões Dallas ( )Conflito: empresa familiar Wall Street (1987)Conflito: empresa-mercado Clear and Present Danger (1994)Conflito: governo Thirteen Days (2000)Conflito: governo Selva de Pedra (Janete Clair, 1972)Conflito: empresa familiar O Espigão (Dias Gomes, 1974)Conflito: empresa-comunidade Vale Tudo (Gilberto Braga e Leonor Basseres, 1988)Conflito: empresa familiar Terra Nostra (Benedito Ruy Barbossa, 1999)Conflito: empresa-empregados Duas Caras (Aguinaldo Silva, 2007)Conflitos: empresa - comunidade Caminho das ÍndiasConflito: empresa familiar XXXXXXX Diversas mídias: oportunidade para profissionais de comunicação? Diversas mídias: oportunidade para profissionais de comunicação? SOCIEDADE E OUTRAS MÍDIAS (DIVERSAS) SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA

GRANDES EMPRESAS (CAPITAL ABERTO E FECHADO) PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ORGANIZAÇÕES DO GOVERNO ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR SUSTENTABILIDADE E COMUNICAÇÃO

Marca da Empresa = Valor + Reputação. A reputação da Empresa e a comunicação estão visceralmente ligadas Redução da Assimetria Informacional A comunicação corporativa presta-se à redução da assimetria informacional entre a organização e o mundo externo Redução da Percepção de Risco (Companhias em Bolsa) Pequenos acionistas e de analistas e profissionais de investimento melhoram sua percepção de risco e isso ajuda a reduzir o custo de capital, especialmente, o custo de empréstimos) Níveis 1, 2 e o Novo Mercado – comunicação diferenciada Áreas de Relações com Investidores (RI) – cada vez mais importantes Executivos da cúpula – cada vez mais cobrados quanto ao papel e à capacidade de comunicar Visão de Gonzalez (2006): GRANDES EMPRESAS SUSTENTABILIDADE E COMUNICAÇÃO EFETIVIDADE INFORMACIONAL +1 Empresa subvaloriza o que faz 0Empresa comunica na medida certa -1Empresa supervaloriza o que faz Participação ativa em práticas: oportunidade para profissionais de comunicação?

Grandes dificuldades de governança e gestão Visão de mundo dos proprietários determina o modus operandi da empresa Acionistas controladores têm hegemonia sobre o sistema de decisões Conceito de sustentabilidade em evolução Grandes empresas com ações em bolsa: muito observadas pela sociedade e pelos mercados financeiros Valor de mercado refletirá percepções dos agentes GRANDES EMPRESAS SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA Quais são as oportunidades para profissionais de comunicação?

Grandes dificuldades de governança e gestão Os dois conceitos acima se entrelaçam Pouca ou nenhuma transparência e prestação de contas Escassez de assessoria técnica (no nível das grandes companhias) Grande dependência do pensamento dos proprietários. Visão de mundo dos proprietários determina o crescimento da empresa Menos recursos para investir no crescimento Desconhecimento sobre sustentabilidade (já ouvi falar sobre, mas o que é mesmo?) Prestação de serviços Filão a explorar? É possível agregar valor ao negócio por meio da sustentabilidade? Como a comunicação pode ajudar? PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA Serviços: oportunidade para profissionais de comunicação?

Dificuldades de governança e gestão Governança complexa entre os três Poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) Papéis e atribuições por vezes indefinidos Ingerência de grupos políticos (rateio do Poder) Mudanças de dirigentes a cada quatro anos / outro período Possibilidade de uso da máquina estatal para objetivos não comunitários Transparência frequentemente sofrível Sustentabilidade fora da agenda ou sem resultar de uma discussão estratégica mais aprofundada Prestação de serviços É possível agregar valor aos objetivos por meio da sustentabilidade? Como a comunicação pode ajudar? ORGANIZAÇÕES DO GOVERNO SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA Serviços / participação: oportunidade para profissionais de comunicação? Serviços / participação: oportunidade para profissionais de comunicação?

Dificuldades de governança e gestão Mudanças de dirigentes frequentes Não remuneração de dirigentes desestimula eficiência Possibilidade de uso da organização para objetivos não previstos Transparência sofrível Recursos limitados para investir nos objetivos Sustentabilidade fora da agenda ou percebida como algo longínquo (exceção às ONGs focadas no tema) Prestação de serviços Filão a explorar? É possível agregar valor aos objetivos por meio da sustentabilidade? Como a comunicação pode ajudar? ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA Serviços: oportunidade para profissionais de comunicação?