RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria dos Conjuntos.
Advertisements

AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 2 CONJUNTOS.
CONJUNTOS.
CONJUNTOS Prof.Alexandre Mello.
Noção de conjuntos, suas representações e conceitos fundamentais
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
CONJUNTO Um conjunto se pode entender como uma coleção ou agrupamento bem definido de objetos de qualquer classe. Os objetos que formam um conjunto são.
CONJUNTOS NUMÉRICOS Revisaremos os conjuntos numéricos que são subconjuntos do conjunto dos números REAIS o qual será o nosso UNIVERSO para o estudo de.
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
Naturais (N) N = {0,1,2,3,4,...} Problemas do conjunto:
Conjuntos Numéricos.
Conjuntos Prof. Dirceu Melo.
X SAIR Engenharia Civil – FESP Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos.
Capítulo 1 NÚMEROS REAIS. Observação: IN  Z “está contido” Z  IN “contém”
Capítulo 1 NÚMEROS INTEIROS.
Matemática para Informática Professora Chaiene Minella chaiene.yolasite.com.
Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.
INTERVALOS REAIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 1ª EM
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Conheça-os: CONJUNTOS NUMÉRICOS
MATEMÁTICA.
Matemática Noções de conjuntos...
Linguagem Digital Introdução à Lógica Celso Medeiros 6EF B Tarde
Conjuntos Numéricos.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Introdução à Programação
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 11
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Fatorial de um número natural
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Atividades com bases de sistemas de numeração
CONJUNTO.
Prof. Fabio Araujo Ravagnani
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
Simplificação ou redução de frações
Introdução à Computação
Expressões algébricas
A linguagem dos números
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Introdução a Teoria dos conjuntos Profª: Heloisa Elaine
Teoria dos Conjuntos.
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
MATEMÁTICA M.1 Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos Resolução dos exercícios.
Naturais (N) N = {0,1,2,3,4,...} Problemas do conjunto:
, operações, intervalos e desigualdades.
CONJUNTOS NUMÉRICOS (Aula 2)
Operações com Radicais
Limite e Continuidade.
O que você deve saber sobre
Ampliando os conceitos matemáticos através das Inequações Modulares
CONJUNTOS.
Números racionais - Dízimas periódicas
Revisão dos Números.
Raciocínio Lógico e Matemático
MATEMÁTICA Módulo 08 Conjuntos Numéricos Dé.
Revisão dos Números.
Naturais (N) N = {0,1,2,3,4,...} Problemas do conjunto:
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Intervalos Reais.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Expressões algébricas
Conjuntos  Zenão de Eléia (filósofo grego), viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. 
Transcrição da apresentação:

RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos

Conteúdo Programático desta aula Conjuntos e Elementos Representações Subconjuntos Pertinência e Inclusão Tipos de Conjunto Conjuntos Numéricos Conjunto das Partes D ASS

Conjuntos Elementos Teoria de Conjuntos Conceitos Primitivos (não-definidos): A idéia de conjunto é a mesma de coleção. Conjuntos Elementos

Elementos e Conjuntos Uma coleção de revistas é um conjunto.

Elementos e Conjuntos Uma coleção de revistas é um conjunto; cada revista é um elemento desse conjunto.

Elementos e Conjuntos Um time de futebol é um conjunto; Seleção Brasileira de 1982: em pé, da esquerda para a direita: Waldir Perez, Leandro, Oscar, Falcão, Luzinho e Júnior. Agachados: Nocaute Jack, Sócrates, Toninho Cerezzo, Serginho, Zic e Éder.

Elementos e Conjuntos Um time de futebol é um conjunto; cada jogador do time é um elemento desse conjunto. Seleção Brasileira de 1982: em pé, da esquerda para a direita: Waldir Perez, Leandro, Oscar, Falcão, Luzinho e Júnior. Agachados: Nocaute Jack, Sócrates, Toninho Cerezzo, Serginho, Zic e Éder.

Representação de um Conjunto 1. Tabular forma de tabela entre chaves { } e separados por vírgula.   A = {a, e, i, o, u} B = {1, 2, 3, 4} É usual representarmos os conjuntos por letras maiúsculas A, B, C, D, ... .

Representação de um Conjunto 2. Diagramas de Venn Elementos de um conjunto são representados por pontos interiores a uma região plana, limitada por uma linha fechada simples. B A • a • 2 • 4 • e • 1 • i • 3 • o • u

Representação de um Conjunto 3. Propriedade Se uma propriedade p é comum a todos os elementos de um conjunto A, e somente esses elementos têm a propriedade p, então o conjunto A pode ser descrito por: A = {x | x tem a propriedade p}. Lê-se: “A é o conjunto formado por todos os elementos x tal que x tem a propriedade p”.

Representação através de uma propriedade A = {x | x é país da Europa} o conjunto A é formado por todos os países da Europa  

Representação através de uma propriedade (b) B = {x | x é número natural par} o conjunto B é formado por todos os números naturais pares

Relação de Pertinência A = {a, e, i, o, u} B = {1, 2, 3, 4} u é elemento do conjunto A e não é elemento do conjunto B. u  A (lê-se “u pertence a A”) e u  B (lê-se “u não pertence a B”)

Relação de Pertinencia  De um modo geral, para relacionar elemento e conjunto, só se pode usar os símbolos:   (pertence) e  (não pertence)

Tipos de Conjuntos 1. Conjunto unitário Conjunto unitário é aquele formado por um único elemento.   Exemplos: C = {5} (b) B = { x | x é estrela do sistema solar}

Tipos de Conjuntos 2. Conjunto vazio Conjunto vazio é o conjunto que não possui elemento algum. Representa-se o vazio por  ou { }. Exemplos: D = {x | x é número e x . 0 = 5} =  E = {x | x é computador sem memória} = { }

Tipos de Conjuntos 3. Conjunto finito Conjunto finito é aquele que conseguimos chegar ao “fim” da contagem de seus elementos. Exemplos: B = {1, 2, 3, 4} D = {x | x é brasileiro} H = {x | x é jogador da seleção brasileira de futebol}

Tipos de Conjuntos 4. Conjunto infinito Conjunto infinito é aquele que, se contarmos seus elementos um a um, jamais chegaremos ao “fim” da contagem. Exemplos: N = {0, 1, 2, 3, 4, ...} A = { x  N | x é par} = {0, 2, 4, 6, ...}

Conjuntos Iguais Dois ou mais conjuntos são iguais quando possuem os mesmos elementos. temos A = B. os conjuntos possuem os mesmos elementos, não importando a ordem em que os elementos foram escritos. Se A não é igual a B, escrevemos A  B (lê-se “A é diferente de B”). A é o conjunto das letras da palavra “arte”: A = {a, r, t, e} B é o conjunto das letras da palavra “reta”: B = {r, e, t, a},

Conjunto Universo Conjunto universo de um estudo é um conjunto ao qual pertencem todos os elementos desse estudo, ou seja, é o conjunto que possui todos os elementos com os quais se deseja trabalhar.

Conjunto Universo Quais são os números menores que 5? A resposta irá depender do conjunto universo considerado.   Se o conjunto universo for o conjunto dos números naturais: conjunto solução S = {0, 1, 2, 3, 4}. Se o conjunto universo for o conjunto dos números naturais pares: conjunto solução S = {0, 2, 4}.

Subconjunto Sendo A e B dois conjuntos, diz-se que A é subconjunto de B se, e somente se, todo elemento de A pertence a B.   Notação: A  B (lê-se “A está contido em B”), ou ainda, por B  A (lê-se “B contém A”). A  B  x(x  A → x  B)

Subconjuntos Conjunto B, formado por todos os brasileiros. Com os elementos de B podemos formar o conjunto A, dos homens brasileiros, e o conjunto C, das mulheres brasileiras. Dizemos que os conjuntos A e C são subconjuntos de B.

Subconjuntos {2, 5, 3}  {2, 5, 3, 8, 9} {6, 9, 6, 5}  {9, 6} {2, 8}  {2, 8}  

Pertinência e Inclusão 1 – A relação de inclusão () é usada exclusivamente para relacionar um subconjunto B com um conjunto A que contém B: B  A.   2 – A relação de pertinência () é usada exclusivamente para relacionar um elemento x com um conjunto A que possui x como elemento: x  A.

Pertinência e Inclusão 1 – A relação de inclusão () é usada exclusivamente para relacionar um subconjunto B com um conjunto A que contém B: B  A.   2 – A relação de pertinência () é usada exclusivamente para relacionar um elemento x com um conjunto A que possui x como elemento: x  A.

Conjuntos e Subconjuntos A B

Conjuntos e Subconjuntos De um dado conjunto cujos elementos classificamos como sons, podemos criar ao menos dois subconjuntos: o conjunto dos sons agradáveis e o conjunto dos sons desagradáveis.

Conjuntos e Subconjuntos Brasil: conjunto de 26 estados e o distrito federal; Cada estado é um conjunto de municípios; cada município é um conjunto de distritos; e cada distrito é um conjunto de bairros. Município Estado Brasil Distritos Bairro

Na classificação zoológica, usam-se de 10 a 20 conjuntos representando níveis hierárquicos. No caso dos mamíferos a que pertence o homem, a classificação adota 16 conjuntos.

Química: o conjunto dos elementos é separado em subconjuntos, metais, semimetais, não metais e gases nobres.

Conjuntos Numéricos Podemos “explicar” o aparecimento dos conjuntos numéricos através da necessidade que a Matemática manifestava em apresentar resultados que os conjuntos numéricos existentes até então não forneciam. A partir dos conjuntos dos números naturais, operações como, por exemplo, a subtração 5 – 8 só puderam apresentar um resultado com o aparecimento do conjunto dos números inteiros. A divisão de número 8 por 3 só pode apresentar resultado dentro do conjunto dos números Com relação aos números racionais, eles podem ser encontrados de três maneiras: número inteiro ou número decimal exato ou número decimal periódico (dízimas periódicas). Os números que não podem ser colocados na forma de fração com numerador inteiro e denominador inteiro não-nulo são chamados de números irracionais.

Reta Real Os números reais podem ser associados biunivocamente com cada ponto de uma reta, estabelecendo o que nós chamaremos de reta real ou eixo real.

Intervalos Reais: Subconjuntos Podemos estabelecer subconjuntos de números reais de extrema importância e que serão chamados de intervalos reais ALVO

Exercício Identifique as afirmativas verdadeiras e as falsas (a) 3 (3,) (b) 3 [3, ) (c) 3 (4, ) (d) 3 (-,3) (e) 3 (-,3] (f ) 3 (-,2) (g) 3 (-,4) (h) 3 (-,)

Propriedades 1 – O conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto:   A,  A Exemplos:   {1, 2, 3}    2 – Todo conjunto A está contido no próprio A, isto é, todo conjunto é subconjunto de si mesmo: A  A,  A

Não é Subconjunto Para indicar que um conjunto A não é subconjunto de B, escreve-se:   A  B ( lê-se “A não está contido em B”) ou B  A ( lê-se “B não contém A”) Exemplo: (a) {a, b, c}  {a, b, d}

Conjuntos cujos elementos são conjuntos Os elementos de um conjunto podem também ser conjuntos: P = {, {a}, {b}, {a, b}} Nesse caso,  é elemento de P e, portanto, escrevemos   P e não   P. {a}  P, {b}  P, {a, b}  P. Alguns subconjuntos de P: {}  P; {{a}}  P; {{a, b}}  P; {{a}, {b}}  P.

Conjunto das Partes de um Conjunto Conjunto A = {1, 2}. Escrevendo os subconjuntos de A: com nenhum elemento:  com um elemento: {1}, {2} com dois elementos: {1,2} Chama-se “conjunto das partes de um conjunto A”, P(A), ao conjunto cujos elementos são todos os subconjuntos de A. P(A) = {, {1}, {2}, {1,2}}.

Conjunto das Partes de um Conjunto Conjunto B = {m, n, p}, escrevemos P(B): P(B) = {, {m}, {n}, {p}, {m, n}, {m, p}, {n, p}, {m, n, p}}

Número de Elementos de P(A) A = {1, 2}. P(A) = {, {1}, {2}, {1,2}}. P(A) tem 4 (22) elementos, isto é, A tem 4 subconjuntos. B = {m, n, p}, P(B) = {, {m}, {n}, {p}, {m, n}, {m, p}, {n, p}, {m, n, p}} P(B) tem três elementos e obtivemos 8 (23) subconjuntos. Se um conjunto A tem n elementos, o números de elementos de P(A) é 2n. ALVO

Verdadeiro ou Falso? (a) {3}{3,4} (l) 0N* (b) 0{0,1,2} (n) 2/3Q (c){5,6}{0,1,2,5,6} (o) 4/5Z (d) 0 (p)  (e) {a} (q) 2{x/xé par} (f) {1}{{1},} (r) 1,5Q (g) {{2,3},{5,4}} (s) {x/xé impar}{3,5} (h) 0 (t) {} (i) {{1},{2}} (u) {} (j) {0,2} (v) {0} (k) N*N

Exercícios Quais os enunciados verdadeiros? (a) 1{1} (b) {1}{1} (f ) {{1}}{1,{1}} RES