Psicologia e Educação III PROFª JULIANA TRINDADE BARBACELI JULIANA_TB@YAHOO.COM.BR (19) 99736.7220
Pesquisa Qualitativa X Quantitativa Instrumentos Metodologia Forma de Análise dos dados
Abordagens Iniciais Visão positivista: Empirismo/Experimentalismo Objetivista Descritiva Visão crítica: Analítica, subjetivista, interpretativa
Vigilância Epistemológica Duvidar de afirmações e verdades aparentes Interrogar limites e validade de técnicas e teorias Rigor metodológico: consciência sobre a teoria garante controle da prática
Antropologia Estudo de raças e povos “primitivos” baseado em dados de parentalidade, genética, populações Pesquisa qualitativa: estudo profundo, contínuo e interativo de sociedades, baseado em observação Observador = membro da cultura Etnografia
Diário de Campo
O que é? Instrumento / técnica de pesquisa Observar com atenção, descrever com precisão, escrever com clareza e refletir Registro de observações, ideias, reflexões e comentários, fotos, gráficos
O que descrever? Registros/Diários 1) Contexto da observação, fatos objetivos, acontecimentos, relações pessoais, experiências do pesquisador 2) Reflexões e comentários
Como descrever? Contextualizar Descrever a situação Descrever reflexões e percepções
Contexto Local: espaço físico Horário e passagem do tempo Situação Retrato dos Sujeitos
Situação observada Diálogos, sons Comportamentos observáveis: gestos, expressões Atividades Comportamento do observador
Reflexões Identificar opiniões, sentimentos, sensações, juízos de valor, ideias, preocupações, impressões = subjetividades Registrar posteriormente, em folha anexa