Módulo de Gestão Aplicada à TIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Advertisements

O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Projeto - Plano de Negócios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
9 - Sistemas de Informação & Marketing
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Análise do Meio Ambiente
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Etapas do Planejamento Estratégico
Sumário executivo Apresentação da Empresa
O Início de um novo negócio
PLANO DE NEGÓCIOS.
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
PLANO DE NEGÓCIO.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
BUSINESS PLAN Como montar um Business Plan Profs. Luiz C. Di Serio
FTAD Formação Técnica em Administração
Formação Técnica em Administração de Empresas ACI
Módulo de Gestão aplicada à TIC Curso Técnico de Informática Aula 03 e 04 Prof. Amadeu Campos.
Como estabelecer e organizar
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
U01 Grupo 19X.
Desenvolvimento Publicitário
1.1. VG Nome da empresa/ VISÃO GERAL VG
Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?
Equipe de Gestão.
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA VI
Plano de Negócios Prof. Joel Brogio
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 02 Prof. Fábio Diniz.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz.
Módulo de Gestão aplicada à TIC Módulo de Gestão aplicada à TIC Curso Técnico de Informática Aula 07 Prof. Amadeu Campos.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Planejamento de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Plano de negócio.
Profª. Mestranda Elaine Araújo
Empreendedorismo ________________________________________
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
Plano de Negócio Exercício.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Módulo de Gestão aplicada à TIC Módulo de Gestão aplicada à TIC Curso Técnico de Informática Aula 06 Prof. Amadeu Campos.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Abertura e Estruturação Organizacional
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Plano de negócio Análise de Mercado
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Transcrição da apresentação:

Módulo de Gestão Aplicada à TIC Curso Técnico de Informática Aula 02 Prof. Amadeu Campos

Empreendedorismo na Área de Informática FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Empreendedorismo na Área de Informática

Competências a serem trabalhadas Semana 1: Identificar oportunidades de mercado na área de TIC e o perfil empreendedor exigido do futuro empresário. Semana 2: Elaborar um plano de negócio na área de TIC

Business Plan Sumário Executivo O Projeto de Empreendedorismo Business Plan Sumário Executivo

O Projeto de Empreendedorismo ROTEIRO BÁSICO E OBJETIVO Dados Pessoais Identifique o tipo de negócio Faça uma projeção das receitas e despesas Experiência Profissional Dimensione o valor e aplicação do investimento (Quanto preciso para fazer? Como vou utilizar?) Analise as garantias propostas (Como garantir confiança?)

Business Plan PLANO DE NEGÓCIO: Capa Sumário Sumário Executivo Descrição da Empresa Produtos e Serviços Mercado e competidores Marketing e vendas Análise Estratégica Plano financeiro Anexos

Business Plan Capa: Nome Endereço Telefone Endereço eletrônico Logotipo Nomes, cargos, endereços e telefones das principais pessoas Mês e ano que o plano foi feito Número da cópia Nome de quem fez

Business Plan Sumário: Títulos de todas as seções do plano, subseções e suas respectivas páginas. Facilita a localização de uma seção desejada Reflete a imagem do BP Elaborado facilmente por editores de texto – automaticamente.

Business Plan Exemplo de Sumário:

Business Plan Sumário Executivo Síntese do que será apresentado na seqüência. Tem o objetivo de atrair a atenção do leitor. Embora apareça no início deve ser a última parte escrita. Conter todas as informações – chaves. Não mais que 2 páginas. Escrito de forma clara e concisa. De acordo com o público-alvo que se destina.

Business Plan Sumário Executivo | Conteúdo: O que é? Empresa? Propósito? Produto? Onde? Localização? Mercado? Por quê? Precisa do dinheiro? Como? Empregará o dinheiro? Como está a saúde da empresa? Como está crescendo? Quanto? É o investimento necessário? Quanto retornará? Quando? O negócio foi criado? Quando precisará do investimento? Quando virá o retorno do capital?

Business Plan Descrição da Empresa Breve resumo da história e situação atual. Características únicas / benefícios aos clientes. Porquê da criação, natureza dos serviços, produtos oferecidos. Como desenvolveu e desenvolverá. Razão social, porte, tipo de sociedade. Mostrar qualificação e experiência dos diretores.

Business Plan Descrição da Empresa | Conteúdo Equipe gerencial Estrutura legal Localização e infraestrutura Parceiros estratégicos

Business Plan Produtos e Serviços: Quais são os produtos / serviços. Porque é capaz de produzir. Como são fornecidos. Quais as características da equipe de produção. Que aspectos diferem da concorrência. Produtos futuros, direitos autorais, patentes. Qual estágio de ciclo de vida do produto. Tecnologias. Pesquisa e desenvolvimento. Produção e distribuição.

Business Plan Produtos e Serviços | Conteúdo Indústria: desde a matéria-prima até produto acabado. Visualizar as etapas dos processos, diagramas. Características da matéria-prima: custos, fornecedores, previsão de compra, escassez. Equipamentos nos processos produtivos: custos, operários, quantos turnos, índice de refugo. Comércio: produtos, fornecedores, critérios de escolha (qualidade, preço, proximidade, exclusividade), localização, prazo de recebimento, estoques mínimos e máximos, softwares.

Business Plan Produtos e Serviços | Conteúdo Serviço: custos fixos, custos variáveis, fornecedores, previsão de demanda por tipo de serviço, quantos turnos ou horários de funcionamento, recursos humanos necessários: perfil, quantidade e nível de complexidade, turn-over (muito importante).

Business Plan Mercado e Competidores Concorrentes diretos e indiretos. Tendências ambientais do macro ambiente. Perfil do negócio, segmento específico, suas tendências e consumidor. Principais competidores: descrição dos produtos, forças, fraquezas, marketing. Comparar-se com os concorrentes, mostrar os diferenciais em relação aos principais concorrentes.

Business Plan Mercado e Competidores | Conteúdo Utilizar fontes de informações como: associações industriais, prefeituras, entidades de classe, Sebrae, internet, empresas de pesquisa de mercado, IBGE, universidades, institutos de pesquisa, revistas, jornais, periódicos, livros, documentários.

Business Plan Marketing e Vendas: Produto: mudanças, adicionar, retirar, tamanho, estilo, opções, embalagem, qualidade. Preço: valor, prazos, formas de pagamento, descontos, atuações em determinados mercados. Praça: canais alternativos, prazos de entrega. Propaganda: formas de vendas, equipes, relações com público, mídias, atividades.

Business Plan Análise Estratégica Definir objetivos e metas Definir missão, visão, valores. Análise SWOT. Ambiente interno: forças e fraquezas Ambiente externo: oportunidades e ameaças

Business Plan Plano Financeiro: Reflete os números de tudo já escrito no BP. Investimentos. Custos fixos e variáveis. Projeção de vendas. Análises de rendimentos.

Business Plan ANEXOS Fotos Diagramas Certificados Cópia de contrato social.

Simulação com o Microsoft Excel Ensaio sobre o Plano Financeiro Simulação com o Microsoft Excel

Atividade Semanal Construa o Sumário Executivo e a Planilha do Plano Financeiro do Negócio dos seus Sonhos

Sumário Executivo e Plano Financeiro Atividade da Semana Sumário Executivo e Plano Financeiro Idealize a montagem de um negócio e de uma empresa, de acordo com os seus sonhos. Construa apenas o Sumário Executivo do Business Plan deste negócio e a planilha Excel contendo o Plano Financeiro, baseada na planilha mostrada durante a aula.

Atividade da Semana Formato: Arquivo único compactado (ZIP ou RAR) contendo 02 (dois) documentos: Sumário Executivo.doc Plano Financeiro.xls

DÚVIDAS... Fórum.... Diariamente