Estratégia Marketing Iguais mas diferentes.

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Transcrição da apresentação:

Estratégia Marketing Iguais mas diferentes

Será que o esforço de Marketing e em marketing basta e/ou segue o caminho certo? Não há nada mais estúpido do que fazer na perfeição algo que não precisa de ser feito!

Os 4 Atributos dos Recursos e das Competências (Vantagem Competitiva) Valiosos Permitem à empresa explorar oportunidades ou neutralizar ameaças do contexto externo Raros Possuídos por poucos, ou nenhum, dos actuais e potenciais concorrentes Difíceis de imitar Quando a concorrência não os pode obter ou obtém-nos a um custo superior A empresa está adequadamente organizada para optimizar os recursos internos e transformá-los em vantagem competitiva Insubstituíveis

Competências Nucleares Valiosos Raros Core Competencies Competências Nucleares Difíceis de imitar Recursos e Competências Insubstituíveis

Competências Nucleares Capacidade para gerar lucros acima da média Competências Nucleares são a base de: Vantagem competitiva Competitividade Competências Nucleares Capacidade para gerar lucros acima da média

Recessão ou Depressão ? Cenário Sócio-Económico e Competitivo Regras globais Reforço da economia global Procuras em recessão Competências Nucleares consolidadas e universais baseadas em preço e tecnologias Escassez e carestia de Capital Movimentos destrutivos de patrimónios organizacionais Com capacidade de suportar dinâmicas de rivalidade por prazos alargados Fortes barreiras à actividade empresarial Recessão ou Depressão ?

Aspectos Fundamentais da Estratégia de Negócio A Fórmula Competitiva 1 Definição do produto ou serviço 2 Modelo de produção do bem ou serviço 3 Forma de distribuição no mercado do produto ou serviço

ATAQUE GLOBAL em clara vantagem Competências Nucleares consolidadas e universais baseadas em preço e tecnologias Procuras em recessão Escassez e carestia de Capital Com capacidade de suportar dinâmicas de rivalidade por prazos alargados FRAGILIDADE INTERNA afecta rotações do CI

V CI RO X Ou, de forma simples Rotação x Margem é essencial para compreender e avaliar posicionamentos

Isoquanta RCI=5,89% Isoquanta RCI=17,04%

Necessidade de redesenhar a Fórmula Competitiva Definição de novos produtos ou serviços virados para Simples, Barato e ligados a necessidades essenciais Modelos de produção do bens ou serviços que permitam reduzir Activos, nomeadamente os Fixos 3 Formas de distribuição no mercado do produtos ou serviços virados directamente para o cliente de forma a diminuir margens intermediárias

Tal como na GRIPE o resguardo e a terapia adequada são essenciais para a recuperação e para que se evite Pneumonias e outras sequelas fatais que a Medicina bem conhece… Na CRISE que tende para a RECESSÃO, estratégias que foquem a sobrevivência e evitem o efeito destrutivo que pode levar à DEPRESSÃO são imprescindíveis. Em situações de RECESSÃO em que o mercado diminui, tende a diminuir desigualmente afectando mais os produtos e serviços que apesar de úteis não são essenciais do que os esssenciais. Mesmo nesses todo o mercado tende a baixar o patamar das gamas de produto recentrando-se nos de mais baixa gama.

Mais uma Mudança se torna necessária e impera que seja atempadamente! VIVEMOS TEMPOS EM QUE A ESTRATÉGIA IMPERA. Não nos iludamos focando-nos apenas no Marketing

Só as estátuas é que não mudam!