- Um novo tempo de Competitividade -

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Transcrição da apresentação:

- Um novo tempo de Competitividade - Mercado de Trabalho - Um novo tempo de Competitividade - - O Desafio Humano -

Qual nosso papel no Planeta ?

Algumas Inquietações e Sinalizadores O que estamos agregando de valor? Temos consciência e valorizamos nossas “entregas”? Estamos preparados para os novos desafios? Mensuramos resultados? 3

Algumas Inquietações e Sinalizadores O que faz as pessoas se engajarem em uma Organização? O que os Gestores mais valorizam numa relação de trabalho ? Que Competências adicionais adicionamos ao nosso Curriculum Vitae? 4

Como está o seu CHAV ?

Retrospectiva

Por que Repensar a Gestão de Pessoas? RH DE ONTEM RH DE HOJE Operacional, “fazedor” e não “pensador” Postura Estratégica – para além dos objetivos setoriais Não preocupação com a Gestão de Talentos Negociador hábil e articulado com outros setores e áreas da empresa Reagiam às mudanças e não se antecipavam aos Cenários Entendedor do Negócio em profundidade e de seus impactos frente aos novos desafios

O que mudou no Cenário Nacional e Internacional Por que Repensar a Gestão de Pessoas? O que mudou no Cenário Nacional e Internacional O que nos afeta hoje e também nos afetará no futuro ? Maior migração de Profissionais Qualificados para o Brasil A hora e a vez da Operação e não mais do Mercado Financeiro Como pensam e agem os novos Dirigentes da Área Pública recém- eleitos? Reeleição de Obama nos EUA e Crise Mundial Novos partidos políticos ganham força no Cenário Nacional X Comportamento da Economia Nacional E o nosso Desafio enquanto Gestor ?

“Novo” Cidadão Virtual? Prazer em conhecê-lo, “Novo” Cidadão Virtual?

O que muda na sua vida a partir de então?

A Enciclopédia Britânica deixou de comercializar seu material na forma impressa em ........!

A Seleção de Pessoas agora é por Competências!

Salvo pelo “gongo” ou Salvo pelo “Google” ?

Como aprendemos hoje e como aprenderemos amanhã ?

“Qualquer um que quiser vencer no mercado deve prever a próxima onda, e aprender não só a prevê-la, mas também a criá-la” Chowdhury, Subir

As organizações buscam, cada vez mais, aproximar as competências corporativas das competências individuais.

Bases da competência individual Experiências Educacionais (estudo) Experiências Profissionais (prática) Experiências Pessoais (vida) Competência Individual

Competências Organizacionais Àquelas necessárias para a sobrevivência e diferenciação entre os concorrentes.

O que as empresas buscam? COMUNICAÇÃO E IDIOMAS Domínio da Língua local Conhecimento de Inglês Comunicação oral Comunicação escrita Pesquisa McKinsey - 2013

O que as empresas buscam? Comunicar-se bem, inspirar, motivar LIDERANÇA Ética Trabalho em Equipe Comunicar-se bem, inspirar, motivar Resiliência Pesquisa McKinsey - 2013

O que as empresas buscam? COMPETÊNCIAS TÉCNICAS Conhecimento de Computação Matemática Básica Conhecimento Teórico Conhecimento Prático Pesquisa McKinsey - 2013

O que as empresas buscam? Resolução de Problemas PENSAMENTO CRIATIVO Resolução de Problemas Criatividade Pesquisa McKinsey - 2013

Retenção dos Talentos Pesquisa IMA – EUA) 56% dos colaboradores das empresas sentem-se completamente insatisfeitos; 4% dos colaboradores decidem que vão se desligar da empresa, no primeiro dia de trabalho (independentemente do tempo que leve para que esta decisão se efetive) 65% dos colaboradores tomam esta decisão no primeiro mês de trabalho Perto de 50% dos gerentes de nível médio estão procurando por outro emprego ou pretendem fazê-lo assim que a economia melhorar um pouco Apenas 40% dos trabalhadores dizem receber algum tipo de reconhecimento por um trabalho bem feito

...continuação 40% dizem nunca terem recebido algum tipo de reconhecimento por um trabalho acima do esperado; Menos de 25% dos trabalhadores dizem estar trabalhando com sua capacidade máxima; 50 % dizem fazer apenas o que lhe é pedido; 75% dizem poder aumentar sua performance De acordo com o mesmo estudo, o custo de recolocação de um talento perdido é igual a 30% do salário anual deste talento que se foi.

...continuação Estudo Gallup Survey identificou que nas empresas onde os colaboradores possuem atitudes e desempenho acima da média, tem-se: 38% a mais de satisfação dos consumidores 22% a mais de produtividade 27% a mais de lucratividade

...continuação A dificuldade dos CEOs em atrair e reter talentos é a barreira número 1 para o crescimento das empresas. Um aumento de 20% na satisfação dos colaboradores pode aumentar em até 42% a performance financeira da empresa (venda com qualidade, diminuição de desperdício, redução de turnover, menores índices de retrabalho, etc.)

Imaginação + conhecimento = Inovação “A Imaginação e o Conhecimento de pessoas talentosas criam a Inovação”. Chowdhury, Subir

Perguntas.....

Adm. Luis Antonio Rabelo Cunha, Ms. OBRIGADO! Fiquem com Deus ! Adm. Luis Antonio Rabelo Cunha, Ms. Luisrabelo.ce@uol.com.br