A COHAPAR A Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar -, fundada em 1965, é uma empresa de economia mista que atua na execução dos programas habitacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRICO Decreto nº /56 – Orientação técnico-pedagógica deficiente visual; Lei nº 5692/71 – Diretrizes e Bases para o ensino de primeiro e segundo.
Advertisements

Propostas para São Luiz do Paraitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Cristovam Chiaradia Barbosa
O Estado e o BNDES no apoio à
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO PREGÃO ELETRÔNICO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
SEMINÁRIO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Políticas Públicas para as cidades
Conferência das Cidades Mato Grosso
Lei nº , de 16/6/2011.  PMCMV  Balneário Camboriú, 17 de junho de 2011.
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
2009.
1.
CATEGORIA 1 – EMPRESA EMPREENDEDORA DESTAQUE DO SETOR IMOBILIÁRIO
ESPECIALISTA EM ACESSIBILIDADE
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
ADESÃO DA PREFEITURA EM 27/04/2009; VISTORIAS CONJUNTAS COM SECRETARIAS MUNICIPAIS PARA DEFINIÇÃO DE TERRENOS PARA EMPREENDIMENTOS DO PMCMV; DECRETO MUNICIPAL.
Programas Sociais de Moradia Econômica
Aos Diretores da AEAARP. Aos organizadores deste seminário.
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
LIMITAÇÕES À ATIVIDADE URBANÍSTICA MUNICIPAL
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
1a. Oficina Técnica ConCidades Paraná 28 e 29 de Agosto de Juliano Geraldi A Cohapar e a Política Habitacional.
Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Urbano do Paraná ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Desenvolvimento Urbano, Plano Diretor e a Lei da Mata Atlântica
COHAB/SC.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Conferência das Cidades Mato Grosso
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Recursos e Fontes de Financiamento
Política Nacional de Habitação
Gestão Municipal da Habitação
Política Nacional de Habitação
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Educação Especial e Educação Inclusiva
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Conferência Municipal de Educação
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Comentários sobre a nova legislação federal Resolução Conama 369/06 e Revisão dA Lei de Parcelamento do solo URBANISMO I Laura Bueno 11/9/2006.
REUNIÃO ORDINÁRIA, EM 26 DE FEVEREIRO DE PAUTA: 1. Apresentação da relação das famílias beneficiadas no Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV;
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Acessibilidade.
Audiência Pública: 09/04/2015 pedestre integração vias segurança eficiência sustentabilidade ciclista transportes desenvolvimento.
PROJETO DE LEI 3057/2000 LEI DE PARCELAMENTO DE SOLO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEI DE RESPONSABILIDADE TERRITORIAL URBANA DEP. FERNANDO CHUCRE COMISSÃO.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
4ª Conferência das Cidades 2009
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Urbanização mundial e brasileira
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
24ΩΩΩΩΩ Todos juntos por um Brasil mais Acessível – NEACE/CNMP Brasília, 16 de novembro de 2015 – Auditório do CNMP O MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS E SUA.
ACESSIBILIDADE Empreendimentos Habitacionais
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
II Seminário do Programa Estadual - PROTURB
SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Sede em Curitiba e Escritórios Regionais no Interior Atende a estrutura da Administração Estadual nos.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Aula 5. ACESSO À MORADIA: política urbana e política habitacional
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
GIFUS/SP - FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL - FAR FAR FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL.
Transcrição da apresentação:

A COHAPAR A Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar -, fundada em 1965, é uma empresa de economia mista que atua na execução dos programas habitacionais do Governo do Estado. Nossa missão é atuar de forma ampla no âmbito da habitação, buscando equacionar e resolver o déficit habitacional do Estado, prioritariamente à população de baixa renda, contudo buscando soluções para toda a sociedade. A empresa tem Sede em Curitiba, Paraná. Mantém ainda 13 Escritórios Regionais em todas as regiões do Estado.

ACESSIBILIDADE “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;” Art.2º, I, Lei 11.098/2000. Legislação pertinente: Lei 10098/2000; Decreto-lei 5296/2004; Lei 11977/2009; Lei 12424/2011; Portaria 465/2011 MC; Decreto Estadual 2845/2011

A COHAPAR, tem uma preocupação constante em adequar seus projetos afim de atender às necessidades da população dos municípios paranaenses. O acesso e mobilidade na área urbana é também objeto dos projetos da COHAPAR, além das unidades habitacionais adaptadas.

O acesso às calçadas e destas com a casa também é foco do trabalho da COHAPAR.

Padrões de casas com acessibilidade utilizadas pela COHAPAR, em concordância com a Norma Técnica da ABNT NBR 9050/2004.

Padrões de casas com acessibilidade utilizadas pela COHAPAR.

ACESSIBILIDADE TOTAL A Portaria nº 465/2011 do Ministério das Cidades prevê que os empreendimentos de FAR - Fundo de Arrendamento Residencial sejam implantados com 100% das unidades adaptáveis ao uso por pessoa com deficiência.

PROGRAMAS DA COHAPAR Lei 12.424/2011, Art. 73, § único, aduz: “Na ausência de legislação municipal ou estadual acerca de condições de acessibilidade que estabeleça regra específica, será assegurado que, do total de unidades habitacionais construídas no âmbito do PMCMV em cada Município, no mínimo, 3% (três por cento) sejam adaptadas ao uso por pessoas com deficiência." O Programa de Habitação do Estado do Paraná, MORAR BEM PARANÁ, posto pelo Decreto nº2845/2011, regulamenta em seu art. 6º que: “Serão assegurados no Programa Morar Bem Paraná a disponibilidade de unidades adaptáveis ao uso por pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos, de acordo com a demanda”.

PROGRAMAS DA COHAPAR Atendendo a demanda existente no município a COHAPAR implanta em seus empreendimentos casas de 35, 40 e 47 metros quadrados. Quando da necessidade de implantação de padrão de acessibilidade substitui a casa de 47m² pela casa 43 FAR

DIRETORIA DA COHAPAR Mounir Chaowiche Presidente Agostinho Creplive Filho Diretor Administrativo Financeiro Jocely Maria Thomazoni Loyola Diretora de Projetos Luciano Valério Bello Machado Diretor de Programas e Obras Nelson Cordeiro Justus Diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias