As experiências devem ser diretas, não de segunda mão”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CISV “Colocando junto gente jovem num espírito de tolerância e entendimento, nós colaboramos na contrução dos pilares para um futuro mais.
Advertisements

O CISV “Colocando junto gente jovem num espírito de tolerância e entendimento, nós colaboramos na contrução dos pilares para um futuro mais.
FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
E. GIL CLARY MARK SNYDER ROBERT D. RIDGE PETER K. MIENE JULIE A. HAUGEN Journal of Applied Social Psychology, 1994 André Moniz.
“Eles não aprendem português quanto mais inglês” Moita Lopes, L.P Oficina de Linguística Aplicada Mercado de Letras. pp
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
#TODACRIANÇA 2030 OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS E OS DIREITOS DA CRIANÇA UNICEF Brasil Setembro 2016.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
CARÁTER Felipe Lima - 02.Ago.
“Colocando junto gente jovem num espírito de tolerância
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Profissionais & Empresas
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Aprendizagem do Século XXI
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
TREINAMENTO TELEATENDIMENTO Marketing Pessoal Profa. Aurea Cardoso.
Trainers and Co-Trainers
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Rosemeire Gimenez Ogassawara
Aula 5 Professor Douglas Pereira da Silva
20. Hierarquia não é o mesmo que liderança
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Sucesso Através do Trabalho em Equipe
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Consultoria Referência RH
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
SUSTENTABILIDADE.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Setembro 2004.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
MICHEL JACKSON – LIONEL RICHIE AND FRIENDS
9 BALDES.
English Support Links Sugestão de links para estudo extra da
Grammar Reference: Present Continuous
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Psicóloga Maria Luiza de Freitas Psicóloga Maria Luiza de Freitas CRP 18/ CRP 18/
Papéis dos gerentes de projetos
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Capacitar as escolas através de dados comparativos e
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

As experiências devem ser diretas, não de segunda mão” O CISV para Educadores “As pessoas aprendem mais eficientemente fazendo, elas mesmas, as coisas. As experiências devem ser diretas, não de segunda mão” Dr. Doris T. Allen, proposta à UNESCO

Quem somos nós Somos uma comunidade global de voluntários dedicados a criar oportunidades para pessoas de todas idades experimentarem o entusiasmo e o enriquecimento da diversidade cultural através dos nossos programas educacionais. Nos embasamos na crença de que a paz é possível através da amizade – e que a real diferença pode ser feita começando-se com as crianças

O CISV trata de... ...Mudança de Atitudes

Propósito Educacional do CISV Passos para o Conteúdo Educacional Propósito Educacional do CISV Objetivos Específicos do Programa Tema do Programa Contexto Delegações & Participantes Contexto do Programa

Propósito Educacional do CISV “ . . . we should invert our perspective and look at children as potential agents of social change.” Dr. Doris T. Allen, UNESCO proposal Preparar indivíduos para tornarem-se membros ativos, responsáveis e colaboradores para uma sociedade pacífica O CISV tenta de todos os meios estimular o desenvolvimento a longo prazo de relações de amizade; habilidade de comunicação efetiva; habilidade de cooperação; e apropriada liderança em prol de um mundo mais justo e melhor

Propósito Educacional do CISV “Exchange programs broaden mutual respect and understanding and advance productive cooperation” Alliance for International Education And Cultural Exchange Os programas e atividades são planejados para promover aprendizado pessoal; cultural; intercultural; transcultural; e international Isto permite aos indivíduos desenvolver consciência; desenvolver atitudes positivas em prol dos outros; e adquirir habilidades e conhecimentos para viver, trabalhar e brincar com os outros, independentemente da formação cultural

Própósito Educacional “When we close our borders, we risk closing our minds.” Alliance for International Education And Cultural Exchange Própósito Educacional Através da participação, as pessoas chegam ao melhor entendimento Da sua própria cultura e da de outros CISV oferece oportunidades para explorar temas relevantes através de atividades educacionais não formais independentes de curta duração participativas organizadas em contextos internacional, nacional e local

Aprendizagem pela ação “People learn more effectively by doing things themselves. Experiences should be direct, not second- hand.” Dr. Doris T. Allen, UNESCO proposal Aprendizagem pela ação Abordagem educacional vivencial – a oportunidade de aprender experimentando Os programas são interativos, orientados pela ação, sensíveis às variações culturais, multi – idiomático e – divertidos! Participantes e facilitadores compartilham a responsabilidade pelo aprendizado Cooperação ao invés de competição

Educação Convencional Vs. Vivencial “People learn more effectively by doing things themselves. Experiences should be direct, not second- hand.” Dr. Doris T. Allen, UNESCO proposal Educação convencional Educação vivencial Ver e ouvir Se envolver e fazer Os professores têm a resposta Aprender com a participação dos outros e a sua própria Os professores são responsáveis pelo aprendizado Os participantes e facilitadores compartilham a responsibilidade pelo aprendizado Os Professores tomam as decisões Tomada de decisão compartilhada Aprender fatos e conhecimentos Aprender a aprender Memorizar e adquirir informações Identificar problemas e soluções Imitar experiências e conhecimento Reconhecer a importância da experiência e conhecimento dos participantes Contar, ditar, ordenar Orientar e dar assistência ao aprendizado de cada um Reforçar idéias de outros sobre o que se precisa aprender Entender a motivação dos participantes quanto ao que se precisa aprender Aprender informações para uso no futuro Praticar já

Círculo do Aprendizado Vivencial “CISV programmes provide…an opportunity to learn from direct experience rather than from reading books or listening to Lectures.” CISV Educational Principles A Abordagem Vivencial nas atividades envolve 4 fases: Este círculo de aprendizado vivencial deve ser visto como contínuo para durar a vida inteira

Círuclo da Educação do CISV “Within CISV, we can use the topics from all areas of the Circle to develop these areas, which in turn link closely with the original goals of CISV.” CISV Educational Principles Educação para a Consciência Global Educação Internacional Educação Intercultural Círculo da Educação Educação sobre Direitos Humanos Educação em Relações Humanas Educação Desenvolvimento Educação para o Desenvolvimento Pessoal Educação Ambiental

Educando para a Competência Intercultural . . . modelo A + ASK Educação convencional: focada no conhecimento e algumas vezes em habilidades Educação no CISV: focada no desenvolvimento de competências interculturais que requerem atenção em: (A+) desenvolver consciência (Aware); (A) estimular o desenvolvimento de Atitudes positivas; (S) ganhar habilidades (Skills); e (K) adquirir conhecimento (Knowledge) O modelo A + ASK

Educando para a Competência Intercultural …diversidade e comunicação Diferentes culturas ”vêem” a mesma situação de maneiras distintas Varias formas de aprendizado são necessárias para complementar o círculo do aprendizado (veja A + ASK) O papel do facilitador do CISV é ajudar as crianças a completarem o círculo Necessidade de Competência em Comunicação Intercultural “One of the things I’ve learned in my CISV experiences is to show a lot more acceptance to others, thinking globally but most important to act locally…” A former CISV participant

Considerações sobre o Programa Educacional As ações dos envolvidos devem ser orientadas por um conjunto de princípios os quais fornecem a base para considerações éticas CISV parents must be able to trust us to choose high quality delegation leaders CISV Educational Principles Participantes (Jovens & Facilitadores) CISV Internacional Famílias Chapters & NAs

Planejando um Programa Educacional . . . Modelo da pedra preciosa do CISV The CISV Gemstone Model for Educational Programme Development

A Journal on Transcultural Pesquisa e Desenvolvimento Educacional For founder Dr. Doris Allen, research was inseparable from programme within CISV Constante avaliação e pesquisa para manter e melhorar a qualidade educacional Um comitê internacional e contatos em cada país dedicado à Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Coleta de dados Examina a efetividade do programa Fornece orientação para os componentes essenciais do treinamento em liderança Aprova todos projetos de pesquisa Publica Interspectives, um Jornal do CISV sobre Educação Transcultural Interspectives A Journal on Transcultural Education

A experiência no CISV …enriquece a vida das nossas crianças “Thanks to this organization I have knowledge I would never have had if it wasn’t for CISV.” Hanna, 15 Experiências de aprendizado que capacitam a criança a desenvolver habilidades relações interpessoais liderança comunicação trabalho em equipe auto confiança Entendimento da sua cultura e de outras culturas diferentes positivas em prol do respeito às diferenças Habilidades que favorecem o sucesso de seu filho no futuro Tudo isso enquanto está fazendo novos amigos, e vivendo experiências inesquecíveis e lúdicas

Programas Intercuturais Especiais Uma gama de programas internacionais apropriados para grupos de distintas faixas etárias 1. Village (11 anos) 2. Interchange (12-15) 3. International Summer Camp (14-15) 4. Seminar Camp (17-18) 5. International Youth Meeting (12-19+) 6. International People’s Project (19+) Programas e atividades locais na comunidade para envolver pessoas de todas idades 1. Mosaic (todas as idades) 2. Junior Branch (11-25) 3. Atividade local

Nosso filho - Nossa prioridade “As the temporary guardian of other people’s children, CISV is acutely aware of its obligations” Tommy Watson, a former CISV Great Britain secretary Embora seja o nosso filho que participará da atividade do CISV – ela é uma experiência para toda família O CISV entende que você quer estar seguro que seu filho está em boas mãos – e isto é nossa mais alta prioridade Todos os locais de acampamentos do CISV atendem aos requisitos de segurança e saúde pública O CISV utiliza o conhecimento dos seus voluntários em saúde e segurança para a proteção dos seus participantes

Nosso filho - Nossa prioridade “My contact with English, French, German, Danish, Norwegian…made it natural to study languages.” A former CISV participant Tdoda criança (menor que 16) viaja com um líder adulto maior que 21 anos Staffs e Líderes Selecionados e treinados localmente com base em padrões internacionais Referências onfidenciais revisadas localmente Muitos dos nossos voluntários são pais que estão mandando seus filhos para programas internacionais do CISV em outros países As famílias hospedeiras são cuidadosamente selecionadas e orientadas por membros do CISV

Junte-se a nós … e faça a diferença! Torne-se um membro: colabore com o CISV local e internacional Participe: dos programas locais e internacionais Voluntarie: seus serviços e tenha um papel ativo na criação de novas oportunidades positivas para as crianças Faça Doações: e ajude a financiar o CISV globalmente e nas atividades locais

Saiba mais sobre o CISV Visite nosso site na internet: www.cisv-rio.org, www.cisv.org Contato: officerio@cisv.org.br