Projeto FAEC Em ação nos Bairros.

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Transcrição da apresentação:

Projeto FAEC Em ação nos Bairros

Uma atitude pode mudar uma história

“Uma Instituição de Ensino não pode viver da comunidade, mas sim para a comunidade.”

MISSÃO Formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade, interagindo, trabalhando com ela, mostrando-lhe dados e caminhos já tateados pelo conhecimento acadêmico, superando experiências acumuladas, assumindo desta forma a parcela de responsabilidade que lhe cabe, partindo para uma atuação transformadora e criadora, buscando uma sociedade, em termos políticos, verdadeiramente aberta e, em termos sociais, mais justa.

ENSINO POR COMPETÊNCIAS Formar profissionais preparando-os para lidar com flexibilidade e rapidez na resolução de problemas

PROGRAMA Consiste na adoção dos bairros em seu entorno, e através da comunidade acadêmica da FAEC, desenvolver ações que venham impactar no desenvolvimento destes bairros, melhorando a qualidade de vida, promovendo o resgate da cidadania e a inclusão social.

OBJETIVOS Traçar o perfil destes bairros através da coleta de dados. Usar os indicadores de IDH na busca de soluções. Criação de um sistema informatizado que permita um melhor gerenciamento de dados e na análise dos dados coletados.

OBJETIVOS Desenvolver ações que permitam melhoras reais do desenvolvimento nestes bairros, através de uma atuação transformadora promovendo o resgate social e a inclusão e cidadania. Consolidação de um banco de dados que permita uma avaliação precisa do impacto do programa FAEC em Ação nos Bairros.

INTERPRETAÇÃO DOS ÍNDICES Resultado Parcial da Dimensão FASES DO PROGRAMA 1ª FASE – COLETA DE DADOS INTERPRETAÇÃO DOS ÍNDICES (INDICADORES) Resultado Parcial da Dimensão 1ª Etapa – Elaboração 2ª Etapa – Organização 3ª Etapa – Preparação

ETAPAS DO PROGRAMA 1ª ETAPA – ELABORAÇÃO Discussão sobre a proposta. Delimitação da área. Análise das possibilidades.

ETAPAS DO PROGRAMA 2ª ETAPA – ORGANIZAÇÃO Apoio institucional da prefeitura. Constituição da comissão organizadora. Apresentação da proposta para a comunidade.

ETAPAS DO PROGRAMA 3ª ETAPA – PREPARAÇÃO Construção conjunta de instrumento para a coleta de dados. Criação de um sistema informatizado para gerenciamento da coleta e constituição do banco de dados. Treinamento e capacitação para a coleta de dados. Definição das equipes de trabalho.

FASES DO PROGRAMA 2ª FASE – PREPARAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS Desenvolvimento das Ações 4ª Etapa – Sensibilização

ETAPAS DO PROGRAMA 4ª ETAPA – SENSIBILIZAÇÃO Ações de sensibilização com a comunidade acadêmica. Ações de sensibilização com a comunidade no entorno da IES.

FASES DO PROGRAMA 3ª FASE – INTERPRETAÇÃO DOS DADOS INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS E ÍNDICES (INDICADORES) Resultado Final da Dimensão 5ª Etapa – Desenvolvimento

ETAPAS DO PROGRAMA 5ª ETAPA – DESENVOLVIMENTO Coleta de dados. Análise e interpretação dos resultados. Resultado parcial.

FASES DO PROGRAMA 4ª FASE – RESULTADOS ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS. 6ª Etapa – Elaboração dos Relatórios

6ª ETAPA – ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS ETAPAS DO PROGRAMA 6ª ETAPA – ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS

RESULTADOS Após a coleta e a interpretação dos dados, as ações serão definidas baseadas no IDH do bairro. Uma vez os resultados interpretados, no mapa do bairro é possível visualizar com clareza as diferenças existentes, quais são essas diferenças, permitindo a implantação de ações na busca de soluções para o desenvolvimento.

Valeu a beleza das flores, Se não houver flores, Se não houver frutos, Valeu a beleza das flores, Se não houver flores, Valeu a sombra das folhas, Se não houver folhas, Valeu a intenção da semente.