ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CURRÍCULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Planejamento PNAIC 2014.
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Planejamento e 7 de março de 2014.
Conversando sobre Formação Integral.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
O que é ensinar história?
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A Sociedade humana: generalidades
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Metodologia e técnicas para a capacitação de adultos
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Prof. José Roberto Medina
Como elaborar um plano de aula
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da USP ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular Atividades extra curriculares

ESCOLARIZAÇÃO Inclui um conjunto de atividades específicas dirigidas para a obtenção, pelos alunos, de uma série de conhecimentos que se considerem imprescindíveis para o crescimento pessoal e social, e que de outro modo não poderiam ser assimilados

ESCOLARIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO SENSO COMUM CONHECIMENTO CIENTÍFICO INSERÇÃO CULTURAL

ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Objetivos Dimensões do Conteúdo Metodologias de ensino

A- Conhecer a origem cultural e a histórica de cada modalidade esportiva;

B- Identificar, reconhecer e respeitar uma atividade enquanto memória e preservação de uma cultura

C. Identificar, reconhecer e diferenciar as várias dimensões das práticas esportivas

D-Aprender as regras, os mecanismos de organização e administração de cada atividade

E-Identificar, descrever, experimentar e demonstrar suas variadas manifestações

F. Reconhecer e compreender a relação que a sociedade faz entre gênero e práticas esportivas;

G. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;

H. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;

I. Discutir as implicações sociais e culturais do fenômeno esportivo;

J. Discutir as implicações sobre questões de segurança e riscos da modalidade esportiva;

DIMENSÕES DO CONTEÚDO FAZER E COMPREENDER Identificar / Descrever /Reconhecer / Compreender Experimentar / Demonstrar SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – habilidade e tática O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL ESPORTE

DIMENSÕES DO CONTEÚDO ATITUDES E VALORES Identificar / Descrever / Demonstrar / Experimentar Respeito / Cooperação / Atenção / Responsabilidade Participação / Resolução de conflitos / Organização / Autonomia À Atividade A Si mesmo / Outros

METODOLOGIAS DE ENSINO INVESTIGAÇÃO E EXPOSIÇÃO - Hemeroteca e painel de notícias - Utilização de vídeos - Internet e mídia impressa - Espaços e materiais “fora da quadra” - Palestras SÉRIE DE PEQUENOS JOGOS - Inclusão - Situacional – tático TAREFA E CIRCUITO - Diferenças individuais

ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES JOGOS ESPORTIVOS ESCOLARES a perspectiva dos alunos OBJETIVOS Analisar qual é a visão dos alunos participantes dos jogos escolares - NAE 5 Verificar como se dá o processo de seleção nas escolas para os alunos participarem das equipes

METODOLOGIA Instrumento para coleta de dados Entrevista semi-estruturada Sujeitos 72 crianças (40 meninos e 32 meninas) XIII Torneio Inter Escolar NAE 5 – Capão Redondo Análise dos dados: Técnica de análise de conteúdo

SIGNIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO TORNEIO RESULTADOS SIGNIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO TORNEIO categorias porcentagem % pratica esportiva 33 competição 18 ascensão social 13 fazer amigos 13 representar a escola 12 aprender mais 11

RESULTADOS PROCESSO DE SELEÇÃO categorias porcentagem % melhores desempenhos nas aulas 58 treinamento 28 bom comportamento e notas 07 procura dos alunos 04 jogos inter classes 02 mais altos 01

PLANEJAMENTO DO CAMPEONATO CONSIDERAÇÕES FINAIS PLANEJAMENTO DO CAMPEONATO Evento esportivo e cultural Evento de cidadania Participação de um número maior de alunos

OBRIGADO ! olferraz@usp.br

CONSIDERAÇÕES FINAIS ESPORTE/ PRÁTICA ESPORTIVA RENDIMENTO PATRIMÔNIO Objetiva o Visa a Ocupa-se com Preocupa-se com Submete a Orienta-se para Enfatiza Resulta em MÁXIMO COMPETIÇÃO TALENTO POTENCIAL TREINAMENTO ESPECIFICIDADE PRODUTO INOVAÇÃO ÓTIMO APRENDIZAGEM PESSOA COMUM POTENCIAL E LIMITAÇÃO PRÁTICA GENERALIDADE PROCESSO DIFUSÃO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Identificar / Descrever / Experimentar / Demonstrar Reconhecer / Compreender / Discutir O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL ESPORTE

Identificar / Descrever / Experimentar/Demonstrar ATITUDES E VALORES Respeito / Cooperação / Atenção / Responsabilidade / Colaboração Participação / Resolução de conflitos / organização / Autonomia À Atividade A Si mesmo / Outros

Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física Situações de aula 1. Escolha de equipes: * Os não habilidosos são expostos * A relação de equilíbrio * Quem ganha, fica? * O tempo de prática de cada aluno 2. Durante o jogo: * Alguém senta pois não recebe a bola * As relações de poder (quem manda no time)

Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física 3. Questão de gênero: * Meninos e meninas na mesma atividade * Jogo de menino x jogo de menina 4. Competição * Quem aprende? O vencedor ou o perdedor? * Cooperação 5. Diferenças individuais * Quais os objetivos de cada aluno? * Aluno ensina aluno?

Dimensões sociais Aprender a ser e conviver nas aulas de Educação Física 6. Aluno que não faz atividade * Exposição * Vergonha * Falta de experiências anteriores 7. Compartilhar idéias, espaço, material e tempo com os outros