EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Advertisements

Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Paulo Vinícius Rampinelli
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Tema e problema de pesquisa
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Formação para Educação Integral:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Coordenação: Vani Kenski
PNV3100 – Aula S 11 Introdução Conclusão da segunda fase do projeto
Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Professor Douglas Pereira da Silva
Formação de professores de ciências no Brasil
Documentos e Propostas legais
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Disciplina: Monografia I
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Ciências e pet
Realizar Formação Continuada
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Introdução à Engenharia Civil
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

EPEB 2016 0410515 - Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia Docentes: Maria Elice Brzezinski Prestes e Rosana Louro Ferreira Silva Estagiários PAE: Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Gabriel de Moura Silva (noturno) e Naomi Towata (integral) Monitores de Graduação: Gabriela Christine Santos (integral) e Úrsula Simonetti Lovaglio (noturno) Monitores-bolsistas LabLic: Renato Yoshikawa

Equipe

Futuros professores 1 Na licenciatura, já cursei ... 2 Já fiz estágio em escola nas disciplinas de ... 3 O que espero desta disciplina para a minha formação é ...

Como será o nosso trabalho DATA Aula Temas e estratégias de ensino Atividades 50h escola-campo 02/08 01 Apresentação dos presentes e da disciplina (cronograma do curso) Definição dos grupos de trabalho (2 a 3 alunos) e da escola-campo de estágio Ensino com pesquisa: questões de concepções prévias Estudo dirigido Levantamento de percepções sobre o estágio com pesquisa   Atividade Texto 1 –Cap. 10 e 11 de Carvalho, A. M. P. Os Estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012. 09/08 02 RS Aula expositivo-dialogada: Análise de interações discursivas de uma transcrição de aula / Mediação docente e o papel do estágio Ensino com pesquisa: questionário do perfil dos licenciandos Plantão de dúvidas e orientações da prática na escola Leitura prévia Texto 2 –MORTIMER, E. F. e SCOTT, P. Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: Uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações no Ensino de Ciências, 7 (3): 283-306, 2002. 10 h de observação da escola, seu contexto e professores e levantamento e análise de dados de avaliações externas. 20h de observação de aula. 16/08 03 ME Aula expositivo-dialogada: Temas de pesquisa e Métodos de coleta de dados de pesquisa em ensino Seminário EPEB 2015 (Úrsula e Gabriela) 23/08 04 Aula expositivo-dialogada: Análise de dados de pesquisa em ensino Análise de conteúdo em grupos a partir de dados de uma pesquisa em ensino 30/08 05 Aula expositivo-dialogada: Avaliações externas Texto 3: Blasis, E.; Falsarella, E.M.; Alavarse, O.M. Avaliações externas: perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: CENPEC : Fundação Itaú Social, 2013. 06/09 Não haverá aula: Semana da Pátria, 5 a 10 13/09 06 Aula no laboratório de informática, com plantão da equipe (integral) Preparação dos seminários de observação.

Como será o nosso curso 20/09 07 ME Questões atuais de educação – diretrizes curriculares   27/09 08 Seminários de observação 04/10 Não haverá aula: Semana Temática da Biologia, 03 a 07 10h de intervenção e coleta de dados na escola 10 horas de análise de dados da intervenção com pesquisa. 11/10 09 Plantão/Tutoria: projetos de intervenção com pesquisa. (ver tabela postada no Moodle, para saber qual o dia e horário de tutoria do seu grupo) Discussão, com cada grupo separadamente (de acordo com os horários da tabela) das propostas de Plano de Intervenção com pesquisa. Roteiro de plano de intervenção com pesquisa. Postar roteiro preenchido no Moodle até 10/10. 18/10 10 Plantão/Tutoria dos projetos de intervenção com pesquisa. (ver tabela postada no Moodle, para saber qual o dia e horário de tutoria do seu grupo) Roteiro de plano de intervenção com pesquisa. Postar roteiro preenchido no Moodle até 17/10. 25/10 11 Discussão coletiva sobre os planos de intervenção e levantamento de contribuições 01/11 12 Reunião dos grupos: Preparação da apresentação da intervenção de estágio 08/11 13 Seminários de apresentação audiovisual da intervenção de estágio 15/11 Não haverá aula: Proclamação da República, 14 e 15 22/11 14 Entrega do relatório de estágio. 29/11 15 Encerramento e avaliação da disciplina e da proposta de estágio por projeto Avaliação final.

Comunicação Moodle Caderno itinerante E-mails (do Jupiter)

Acordos sobre os estágios com pesquisa Grupos de 2 a 3 alunos: não serão aceitos estágios individuais nem grupos maiores, não insista! Escolas-campo distintas para cada grupo: indicar escolhas para os monitores. Tema e estratégia da intervenção devem ser definidos a partir das atividades de observação e do diálogo com professores: não somos os donos do saber docente! Atividade de intervenção deve ter os alunos como protagonistas: não serão aceitas aulas expositivas. As abordagens de pesquisa devem ser escolhidos entre: Educação ambiental Motivação e/ou emoção da aprendizagem Concepções de Natureza da Ciência (NdC) Trabalhos práticos Concepções prévias

Iniciar as leituras!

Iniciando as atividades 1) Com quem vou trabalhar? Definam os grupos dos estágios com pesquisa e indiquem aos monitores. Podem incluir colegas que não estão presentes hoje, desde que acordado entre vocês. 2) Contribuindo com o ensino com pesquisa, da equipe de EPEB Discutam o que significa ser um professor pesquisador e respondam (no grupo): Que aspectos da ação pedagógica que ocorre nos estágios poderiam ser objeto de pesquisa/investigação? Que benefícios a investigação desses aspectos poderiam trazer para a escola? Que benefícios a investigação desses aspectos poderiam trazer para a sua formação como licenciandos de ciências biológicas? Preencham individualmente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) Terminadas as tarefas, podem ir para o intervalo – retorno 16h / 21h

Estimulando a reflexão Estudo dirigido: texto e questões distribuídas pelos monitores Discussão coletiva Tempo de execução: 1h30

Orientações para próxima aula

Escolhendo a escola-campo Análise da compilação dos monitores-educadores do LabLic das escolas-campo de estágio. Indicação das escolhas para os monitores. Terminada a tarefa, fim de aula!