DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Advertisements

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
DIA D AUTOAVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Ciclo I, II e Ensino Médio.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Planejamento estratégico
Elaboração de um projeto de pesquisa
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Título do Projeto: Crie um título criativo que possa chamar a atenção dos avaliadores e resumir o projeto Integrantes: Integrante 01 Integrante 02 Integrante.
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Planejamento.
OBJETIVO GERAL, ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA
Gestão estratégica.
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Roteiro de Planejamento Estratégico
JUSTIFICATIVA A justificativa envolve aspectos de ordem teórica, para o avanço da ciência, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade.
Gestão de Negócios aula 2
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Projeto de Vida e de Transição Profissional
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Vendendo um produto ou serviço
Treinamento.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
XIX Jornada Científica de Jornalismo
XX Jornada Científica de Jornalismo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
XVIII Jornada Científica de Jornalismo
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Melhorar a Qualidade do Clube
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
XIII Jornada Científica de Jornalismo
XII Jornada Científica de Jornalismo
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5 Prof.ª Flávia Santos Email: flavia@udc.edu.br

Situação problemática Definido a partir da observação, da teoria ou de um método para se testar; Um problema pode ser atacado de vários ângulos; A redação do problema deve conter a contextualização e o problema em si em forma de pergunta.

Passos... Caracterizar a organização, historiando sua evolução e situação atual; Caracterizar o mercado; Historiar antecedentes do problema, referindo suas causas, se possível; Apresentar evidencias sobre os efeitos do problema em aspectos da organização; Estabelecer o foco do projeto e seus limites (sob que perspectiva deseja tratar o problema).

Objetivos “alvo que se pretende atingir”; Leva o autor a perceber as etapas contidas no projeto – orientam a revisão de literatura e a metodologia; Não confundir objetivos do projeto com objetivos do programa que está sendo avaliado ou sugerido;

Ex: um plano de mkt aumenta a fatia de mercado Objetivo: “implantar um plano de marketing na empresa X” e não “ aumentar a fatia de mercado da empresa X” Elaborar objetivos-meios: aqueles que descrevem processos

Elaborar objetivos realistas – não declarar a posteriori que não houve tempo ou recursos para realizar o projeto; Negociar seus interesses com a organização-alvo

Objetivo Geral Define o propósito do trabalho; Ex: “Analisar as causas dos acidentes com afastamento da empresa X” “Apresentar sugestões para a reestruturação da fabrica Y” “Propor a implantação de um planejamento estratégico na empresa Z”

Objetivos específicos Operacionalizam – especificam o modo como se pretende atingir o objetivo geral - Passos para alcançar o objetivo geral; Quando o geral é formular um plano ou sistema, os objetivos específicos passam a ser associados as etapas do plano.

Ex: Geral: Elaborar um plano de cargos e salários Específicos: -Planejar os cargos da empresa -Descrever os cargos - Especificar os requisitos do ocupante - Avaliar e classificar os cargos - Pesquisar o mercado - Definir a estrutura salarial

Geral: Propor a implantação de um planejamento estratégico na empresa X Específicos: - Fazer o levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa e de seus concorrentes - Identificar as ameaças e oportunidades - Criar um plano de ação que viabilize o planejamento estratégico na empresa x.

Justificativa Apresentar razões para a existência do projeto; deve apresentar as razões teóricas, sociais ou práticas que justificam a existência da pesquisa; Três aspectos básicos: importância, oportunidade e viabilidade.

Quanto á importância Razões para o trabalho ser importante: para os objetivos da empresa, bem-estar dos empregados, com a sociedade ou com o ambiente; o aluno deve recorrer aos objetivos estabelecidos na pesquisa.

Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Sua implantação é importante tendo em vista que a organização tem um custo elevado com treinamento de pessoal fora da empresa e, ainda, os resultados desse investimento são bastante questionados pelos lideres. A utilização de uma estrutura própria de treinamento pode diminuir os custos e melhorar a qualidade.

Quanto á oportunidade Governo pode ter feito mudanças na política governamental e portanto, o ambiente parece oportuno á implementação de mudanças organizacionais; Novas tecnologias no mercado, novas leis, empresa em declínio...

Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Oportunidade: O momento para implantar essa estrutura é oportuno porque com a abertura do mercado para empresas globais a organização vem sofrendo perdas sistemáticas de mercado devido a baixa qualificação de seu quadro funcional.

Quanto á viabilidade Verificar se é viável quanto á complexidade, custo do projeto, acesso ás informações, tempo.

Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Viabilidade: Considerando que existe interesse por parte dos dirigentes da organização em elaborar uma estrutura de treinamento interno, já que a empresa destina uma grande quantidade de recursos para a realização de treinamentos externos, o projeto é considerado viável.