Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO Primavera do Leste.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
MARISTELA KELLERMANN PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Projeto Político Pedagógico - PPP
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Socialização e herança cultural
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Comunicação/educação: apontamentos
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Plano da Disciplina: Filosofia.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
IDEIA DE ÁREA E FRAÇÕES: uma relação necessária.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: (EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA, M. O.de. Saberes pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: SILVA, A.M.M.(org). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva de inclusão social. Recife: ENDIPE,2006

Situações (1) Equipamento extra-corpóreo Equipamento corpóreo Necessidade da mediação instintos

NECESSIDADES HUMANAS RESPOSTAS HUMANAS metabolismo aprovisionamento parentesco Reprodução Confortos corporais abrigo segurança proteção movimento Atividades corporais Crescimento cultural Treinamento/educação /socialização saúde higiene

BÁSICAS INSTRUMENTAIS CULTURA NECESSIDADES INTEGRATIVAS

Indivíduo Criatividade Necessidades Conhecimento

Necessidades Sobrevivência: Alimento (básicas) Abrigo Proteção Saúde Integrativas Movimento Reprodução Necessidades Alimento quente Conforto Mover-se com velocidade Criadas: (artificialmente)

Desenvolvimento Cultural É preciso seguir o movimento da criação humana para que se perceba como o homem indivíduo e homem genérico se constituem no movimento de superação de necessidades que desencadeiam ações de produção de instrumentos ( p.492) Solução Individual Problema Solução Individual Solução Individual Solução Individual Desenvolvimento Cultural Histórico Social

Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Matemática “…. Sintetiza as soluções de homens comuns no seu processo de dar solução às suas necessidades imediatas” ( p.494) Conteúdo Matemático Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Necessidades Da própria Ciência Necessidades Do convívio

EDUCAÇÃO INTENCIONALIDADE SIGNOS/LINGUAGEM TROCA DE SIGNIFICADOS CAPACIDADE HUMANA PARA INTERNALIZAR E USAR SEU SISTEMA DE SIGNOS INTERAÇÃO: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO USO COMPARTILHAR SIGNIFICADOS NECESSIDADE DO CONTEXTO CAPTAÇÃO DO CONTEXTO (Ação, instrumentos, modos de ação)

Conhecimentos Matemáticos: Saberes específicos Medir Contar Calcular Jogar Localizar Explicar Signos Compartilhar Significados CULTURA Signos Signos

Desenvolvimento das idéias matemáticas Contar - medir - desenhar - jogar - localizar - explicar Necessidade integrativa Produção e distribuição de bens Desenvolvimento das representações Tecnologia simbólica (matemática)

Conhecimento Matemático Necessidade do Sujeito Desenvolvimento Social ESCOLA “Matemática Escolar”

Conteúdo Matemático Educador Matemático Instrumento de Intervenção no mundo Objeto de Conhecimento Ensina “Modo de Aprender” Conteúdos Ensina conteúdo Educador Matemático Modo de interagir no mundo

Dinâmica da Produção Histórica Na Escola: Dinâmica da Produção Histórica do Conhecimento Referência: História da Matemática Possibilita Produtores Consumidores Histórico Lógico De conhecimento Situações-Problema

Saber Específico Saber Pedagógico Conteúdo Escolar Forma Conteúdo Apropriação de Ferramentas Simbólicas Produto social Relevante Objetivo Social Solução Coletiva de Problemas Conteúdo Escolar campo do Forma Conteúdo modo de fazer objeto Atividade de Ensino