Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: (EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA, M. O.de. Saberes pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: SILVA, A.M.M.(org). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva de inclusão social. Recife: ENDIPE,2006
Situações (1) Equipamento extra-corpóreo Equipamento corpóreo Necessidade da mediação instintos
NECESSIDADES HUMANAS RESPOSTAS HUMANAS metabolismo aprovisionamento parentesco Reprodução Confortos corporais abrigo segurança proteção movimento Atividades corporais Crescimento cultural Treinamento/educação /socialização saúde higiene
BÁSICAS INSTRUMENTAIS CULTURA NECESSIDADES INTEGRATIVAS
Indivíduo Criatividade Necessidades Conhecimento
Necessidades Sobrevivência: Alimento (básicas) Abrigo Proteção Saúde Integrativas Movimento Reprodução Necessidades Alimento quente Conforto Mover-se com velocidade Criadas: (artificialmente)
Desenvolvimento Cultural É preciso seguir o movimento da criação humana para que se perceba como o homem indivíduo e homem genérico se constituem no movimento de superação de necessidades que desencadeiam ações de produção de instrumentos ( p.492) Solução Individual Problema Solução Individual Solução Individual Solução Individual Desenvolvimento Cultural Histórico Social
Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Matemática “…. Sintetiza as soluções de homens comuns no seu processo de dar solução às suas necessidades imediatas” ( p.494) Conteúdo Matemático Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Necessidades Da própria Ciência Necessidades Do convívio
EDUCAÇÃO INTENCIONALIDADE SIGNOS/LINGUAGEM TROCA DE SIGNIFICADOS CAPACIDADE HUMANA PARA INTERNALIZAR E USAR SEU SISTEMA DE SIGNOS INTERAÇÃO: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO USO COMPARTILHAR SIGNIFICADOS NECESSIDADE DO CONTEXTO CAPTAÇÃO DO CONTEXTO (Ação, instrumentos, modos de ação)
Conhecimentos Matemáticos: Saberes específicos Medir Contar Calcular Jogar Localizar Explicar Signos Compartilhar Significados CULTURA Signos Signos
Desenvolvimento das idéias matemáticas Contar - medir - desenhar - jogar - localizar - explicar Necessidade integrativa Produção e distribuição de bens Desenvolvimento das representações Tecnologia simbólica (matemática)
Conhecimento Matemático Necessidade do Sujeito Desenvolvimento Social ESCOLA “Matemática Escolar”
Conteúdo Matemático Educador Matemático Instrumento de Intervenção no mundo Objeto de Conhecimento Ensina “Modo de Aprender” Conteúdos Ensina conteúdo Educador Matemático Modo de interagir no mundo
Dinâmica da Produção Histórica Na Escola: Dinâmica da Produção Histórica do Conhecimento Referência: História da Matemática Possibilita Produtores Consumidores Histórico Lógico De conhecimento Situações-Problema
Saber Específico Saber Pedagógico Conteúdo Escolar Forma Conteúdo Apropriação de Ferramentas Simbólicas Produto social Relevante Objetivo Social Solução Coletiva de Problemas Conteúdo Escolar campo do Forma Conteúdo modo de fazer objeto Atividade de Ensino