O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Área do conhecimento: Biologia
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Teoria das Inteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Informática na Educação
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HOWARD GARDNER.
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Mente Positiva.
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Projeto: Conta que eu conto
Metodologia do Ensino de Arte
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Reunião de Pais
Perguntas de Modelação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Apresentação do Professor
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Por que o jornal na escola?
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
“Um país se faz de homens e livros”
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação

O que são inteligências múltiplas?

Howard Gardner, americano, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas estabelecendo uma uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais.

As competências não desenvolvidas ficam inerte. Gardner afirma que a INTELIGÊNCIA não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências diversas – as inteligências. Cada competência tem sua própria história de desenvolvimento e é relativamente independente das outras. As competências não desenvolvidas ficam inerte. Cada inteligência é vulnerável e pode ser prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro.

Lingüística Musical Interpessoal Lógico-matemática Corporal-Cinestésica Espacial

Inteligência Lingüística  Vinícius de Moraes Inteligência Lógico- Matemática  Inteligência Musical  Einstein Mozart

Inteligência Lingüística Aptidão para debater, persuadir, entreter ou instruir com eficácia através da palavra falada ou escrita. Normalmente encontrada em  Escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, líderes políticos, editores, publicitários, jornalistas e redatores de discursos.

Testando a sua inteligência linguística Organize a sentença... “após o estádio, uma futebol pretendo de, almoço de partida assistir no, sábado.”

Após o almoço de sábado pretendo assistir uma partida de futebol no estádio.

Como usar a habilidade linguística para a aprendizagem Contar histórias Discutir Escrever histórias, narrativas Entrevistar Fazer quebra-cabeças de palavras, jogos de soletração Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos Produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola

Normalmente encontrada em  Inteligência Lógica Matemática Capacidade de raciocinar, sequenciar, pensar em termos de causa e efeito, criar hipóteses, procurar regularidades ou padrões (numéricos ou não) Normalmente encontrada em  matemáticos, cientistas, engenheiros, e contadores.

Testando a sua inteligência matemática Uma lesma deve subir um poste de 10m de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?

Solução 9(nove) dias. No nono dia a lesma sobe 2(dois) metros, atinge o topo e evidentemente não desce 1 metro.

Como usar a habilidade lógico-matemática para a aprendizagem: Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos Trabalhar com interpretação de dados Utilizar experimentos práticos e previsões Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares Possibilitar a realização das coisas passo a passo Usar raciocínio dedutivo

Inteligência Visual e Espacial Sensitividade aguçada para detalhes visuais e podem criar vividamente imagens e cenas, transformar e recriar aspectos diferentes do mundo visual-espacial. . Normalmente encontrada em arquitetos, pintores, escultores, navegadores, Físicos.

Testando a sua inteligência visual espacial Quantos quadrados existem em um papel quadrado, dobrado ao meio e depois mais uma vez dobrado?

Resposta: 5, a folha aberta também forma um quadrado

Como usar a habilidade visual-espacial para a aprendizagem: Utilizar figuras para aprender fazer atividades visuais assistir a vídeos ou criar seus próprios  utilizar estímulos periféricos nas paredes utilizar mímica mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas diferentes utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos e mapas e salientar com cor

Inteligência Musical Capacidade de perceber, apreciar, reconhecer (e/ou criticar), produzir ritmos e melodias Normalmente encontrada em  Artistas, compositores, maestros, concertistas, fabricantes de instrumentos musicais

Testando a sua inteligência musical Você consegue lembrar-se da letra e da melodia de uma música após ouvi-la poucas vezes? Você identifica o som de diferentes instrumentos em uma melodia?

Como usar a habilidade musical para a aprendizagem: aprender através de canções, de poemas com rima completa, usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem escrever música integrar música com assuntos de outras áreas usar música para relaxar fazer imagens/figuras com música compor música no computador

Inteligência Corporal Cinestética Talento para controlar e corpo e “falar” através dele; possuem boa sensitividade tátil. Costuma lidar habilmente com objetos. Normalmente encontrada em  Bailarinos, atores, atletas, inventores, mímicos, cirurgiões, artesãos

Testando a sua inteligência Corporal Cinestésica Levantem-se e formem pares: Cada pessoa conta um número, até 3: Ex: 1, 2, 3. Quando chegar o número 3, a pessoa bate palma.

Como usar a habilidade corporal cinestésica para a aprendizagem: integrar o movimento em todas as áreas do currículo usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender  fazer mudanças na sala e intervalos freqüentes relacionar movimentos aos conteúdos de estudo

Inteligência Interpessoal ou “Social” Habilidade de perceber os humores, temperamentos, motivações, intenções e desejos de outras pessoas. Capacidade de compreender e trabalhar com outras pessoas. Geralmente são líderes. Normalmente encontrada em  Políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas e “pessoas comuns”.

Como usar a habilidade interpessoal para a aprendizagem: Desenvolver atividades de cooperação tutelar ou orientar os outros fazer diversos intervalos para socializar conhecimentos trabalhar em equipes Promover debates e discussões. ter festas e celebrações de aprendizagem utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros

Conclusões Todas as pessoas possuem todas as Inteligências, com desenvolvimentos diferenciados. É possível aprender um mesmo conceito de diferentes formas inteligentes. O professor precisa valorizar todas as nossas Inteligências e aprender a trabalhar com elas nas atividades de aprendizagem.