POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Política Nacional de Meio Ambiente
Política Nacional do Meio Ambiente
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA setembro de 2016.
1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
Belo Horizonte Técnico em Gestão de Negócios.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
DN COPAM Nº 213/2017 “Impacto Local”
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS
Direito da Infância e Adolescência
Entidade Pública ligada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
Tutela Constitucional do Meio Ambiente
20 ANOS DO ECA.
Comissão Intersetorial de Trabalho
GERENCIAMENTO COSTEIRO
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
CURSO DE DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Instruções de Trabalho NR 1
DESFAVELAMENTO BARRETOS E-F e H-I-J PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS
Licenciamento e legislação ambiental
Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Universitário Serra dos Órgãos Centro de Ciências Humanas e Sociais Curso de Direito Disciplina: Direito.
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
Curso de Produção de Mogno Africano
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Direito Ambiental – MP SP
O Ministério Público e os empreendimento hidrelétricos: principais ponderações quanto à atuação em defesa do meio ambiente Centro.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
INSTRUMENTOS DA PNMA.
Comitê Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
(DEVERES-)PODERES DO JUIZ E SEUS LIMITES
TEMA: CRIME, MORAL E ÉTICA
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Marco Legal da Inovação no Brasil
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE.
Professor Ademir Diniz Neves Aula 01 – 01 de março de 2019 Classroom: 1ip6nq.
O novo desenho de participação colegiada na definição das políticas e diretrizes gerais dos RPPS 66ª Reunião Ordinária CONAPREV 23/08/2019 MINISTÉRIO.
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre M. Fonseca

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio - econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana (art. 2º, da Lei Federal nº 6.938/81).

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 Principais objetivos         I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público;         II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;         IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras;         VI - proteção de áreas ameaçadas de degradação;

SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – SISNAMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – SISNAMA É um conjunto articulado de órgãos, entidades, regras e práticas responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade Ambiental.

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA: Constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público. I - órgão superior: o Conselho de Governo - reúne a Casa Civil e todos os ministros. Função de assessorar o presidente. II - órgão consultivo e deliberativo: o Cons. Nac. do Meio Ambiente(CONAMA) - Reúne diferentes setores da sociedade e tem caráter normatizador dos instrumentos da política ambiental; III - órgão central: Ministério do Meio Ambiente MMA - Função de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as ações relativas à política do meio ambiente;

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 IV - órgão executor: IBAMA e ICMBIo - encarregado de executar/fiscalizar e fazer executar as políticas e diretrizes governamentais; V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais - execução de projetos e fiscalização (Secretarias Estaduais de Meio Ambiente);         VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais.

Lei n°6.938 – competência CONAMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS Lei n°6.938 – competência CONAMA Art 8º - Compete ao CONAMA: Estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA. II. Determinar, quando necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional;

Lei n°6.938 – competência CONAMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS Lei n°6.938 – competência CONAMA Art 8º - Compete ao CONAMA: (...) VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 Art 9º - Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (...) III - a avaliação de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 Art 9º - Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente VI - a criação de reservas e estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e as de relevante interesse ecológico, pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal; (...) IX - as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

Autorização Ambiental LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981 Instrumentos de Controle Ambiental Licenciamento (CONAMA n°237/97) Autorização Ambiental Fiscalização