SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO Danilo brizolari Gabriel vicentini Guilherme zanotti Karina nomelini Mariana furegato

INTRODUÇÃO Área de análise: Coordenadores da área de logística da Ambev. Data das entrevistas: 18 de abril das 14h às 16h. Trabalhadores entrevistados: Entrevistado 01 Entrevistado 02 Sexo Masculino Feminino Idade 27 25 Formação Superior completo Tempo de atuação 4 anos e meio 3 anos

CATEGORIAS ANALISADAS Organização do Trabalho e Relações de Trabalho; Carga, ritmo e jornada de trabalho; Salário; Rotatividade e formas de controle do trabalho; Equilíbrio trabalho-vida privada e saúde física/psíquica no trabalho. Considerações finais

“Na Ambev, você deve praticamente implorar para ser demitido”. Pontos positivos Autonomia para dar sugestões e participar de decisões; Ambiente de trabalho amigável; Erros são suportados até certo nível; Rápida ascensão de cargos; Participação do planejamento de folgas e cumprimento de férias; Benefícios salariais; Salários iguais entre homens e mulheres; Reajustes salariais periódicos; Metas e objetivos definidos com clareza. “Na Ambev, você deve praticamente implorar para ser demitido”. “É possível ganhar mais em outras empresas, mas sem os mesmos benefícios”.

Pontos positivos Controle de envio de informações por e-mail; Supervisão de atividades para melhoria constante do trabalho; Elevada cooperação entre colegas; Reconhecimento do trabalho bem feito; Segurança do trabalho efetiva, uso de EPI completo (óculos, bota e colete); A empresa aplica questionários e feedbacks periodicamente para melhorias. “Dentro da área é pura cooperação...”. “...mas entre as áreas há uma competição devido às cobranças...”.

Pontos a melhorar Volume elevado de trabalho concentrado para cada pessoa; Trabalhar todos os sábados, um domingo ao mês e em alguns feriados; Falta de tempo livre; Insuficiência de tempo para execução de atividades; Conflitos de interesses entre áreas; Não há equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; Comprometimento da qualidade de vida (sono afetado, estresse elevado). “Acho necessário haver um controle...”. “Minha família pede para eu sair”.

Considerações De maneira geral, foram observados mais pontos positivos do que negativos; Em certos momentos foram percebidas respostas pouco esclarecedoras; É possível que tenhamos obtido respostas enviesadas; Os coordenadores podem ter retido informações importantes para manter o sigilo do funcionamento da empresa. “ Minha família costuma dizer que eu trabalho demais e eles ficam preocupados”. “Como sou da coordenação, há coisas que eu preciso fazer individualmente”.

SUGESTÕES Volume elevado de trabalho concentrado para cada pessoa; Contratar mais funcionários para uma melhor distribuição das tarefas. RH Gerência PROBLEMA SUGESTÃO ÁREA RESPONSÁVEL

SUGESTÕES Trabalhar todos os sábados, um domingo ao mês e em alguns feriados; PROBLEMA SUGESTÃO ÁREA RESPONSÁVEL RH Gerência Avaliar possibilidade redução da frequência de trabalho; Rotação de escala de turnos entre os funcionários.

SUGESTÕES Falta de tempo livre RH Gerência PROBLEMA SUGESTÃO Avaliar possibilidade redução da frequência de trabalho; Rotação de escala de turnos entre os funcionários. ÁREA RESPONSÁVEL

SUGESTÕES Insuficiência de tempo para execução de atividades. Gerência Maior divisão do volume de tarefas e aumento na autonomia de tarefas. PROBLEMA SUGESTÃO ÁREA RESPONSÁVEL

SUGESTÕES Conflitos de interesses entre áreas. PROBLEMA SUGESTÃO Desenvolver um melhor alinhamento de metas entre as áreas para que não sejam conflituosas. Gestão Estratégica Gerência ÁREA RESPONSÁVEL

SUGESTÕES Não há equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. RH PROBLEMAS SUGESTÃO ÁREA RESPONSÁVEL Disponibilidade de psicólogos para diálogos e acompanhamentos dentro da empresa. Incentivos ao desenvolvimento de work-life balance.

SUGESTÕES Comprometimento da qualidade de vida (sono afetado, estresse elevado) RH PROBLEMA SUGESTÃO Desenvolver programas e atividades que sejam benéficas à saúde do funcionários. ÁREA RESPONSÁVEL

Dúvidas?

Obrigado!