ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA SALA DE AULA VIRTUAL:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Mesa: Tutoria e Gestão de Sala de Aula na EaD: tramas e dramas. Representação do tutor em EaD: “porta-voz” do professor? Professora Doutora Nara Sgarbi.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.

Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
Tecnologia Educacional: EAD e Informática Aplicada ao Ensino 2009
Docência do Ensino Superior
(Ministério da Educação e Cultura)
Relatório de Autoavaliação Institucional
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
SINAES ENADE.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
Laboratório de Ensino de Matemática a Distância
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Prof: Emanuel Domingos dos Santos
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
FILOSOFIA E ÉTICA.
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA SALA DE AULA VIRTUAL: Tutoria e docência sedutora Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima

Prof. Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pedagoga formada pela UFMS; Professora aposentada da UFMS Campus de Três Lagoas – MS Especialista em planejamento didático; Mestre em educação brasileira pela UFMS; Doutora em educação pela UNICAMP; Professora formadora em graduação e pós-graduação em EAD pela Unigran; Membro da Comissão de Avaliadores do MEC/INEP Professora pesquisadora da FUNDECT Diretora do Polo Unigran Net – Três Lagoas.

O papel do tutor EAD Necessidade de um perfil profissional com habilidades e competências quase paradigmáticas; Espera-se além de uma competência técnica, o domínio de uma política educativa da IES e exerça acima de tudo uma “sedução pedagógica” adequada ao processo educativo. O professor tutor deve investir na construção de uma relação de respeito e confiança buscando despertar o interesse e a vontade pelo estudo.

Os estudos sobre a Educação a Distância (EAD), em que o acadêmico não tem delimitação geográfica e nem sala de aula, têm crescido, pois a utilização das tecnologias digitais permitiu alargar o alcance e as possibilidades da EAD. De acordo com o conceito de “distância transacional“ apresentada por Michael  Moore em 2007, é que havendo mais comunicação entre os alunos e professores, a distância entre eles será menor, independente da distância física.

DISTÂNCIA TRANSACIONAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS É necessário refletir sobre pontos intrínsecos à educação: Didática, metodologia, planejamento, avaliação, plataformas e programas.

DISTÂNCIA TRANSACIONAL Muda o foco da distância geográfica (espaço-tempo) para a distância psicológico-comunicacional entre professores e estudantes de EAD.

DISTÂNCIA TRANSACIONAL Diálogo Estrutura Autonomia

DISTÂNCIA TRANSACIONAL Compreender o significado dos espaços-tempos na EAD exige entendimento de suas especificidades, pois trata-se de uma lógica de organização espaço-temporal diferenciada da experiência de tempo e espaço da educação presencial.

DISTÂNCIA TRANSACIONAL Plataforma digital interativa Ferramentas disponíveis na web

De acordo com Peters (2001), as primeiras tentativas para estabelecer princípios didáticos específicos para a educação a distância privilegiaram a busca de meios para reduzir, amenizar ou até mesmo anular a distância física

Moore, com o intuito de diferenciar distância física de distância psicológica (comunicacional) desenvolveu a Teoria da Distância Transacional (1972). Esta foi a primeira tentativa – em língua inglesa – a estabelecer um marco teórica específico para EAD.

“a interação entre o ambiente, os indivíduos e os padrões de comportamento numa dada situação” Moore (1993, p. 02)

não é meio de comunicação em si – por mais atrativo que seja – o responsável pela interação positiva entre professor e estudante. É através do diálogo que haverá dinamização e aprofundamento sobre o conteúdo estudado.

CARACTERÍSTICAS PROPRIAS DO EAD ONLINE: a) “Extraterritorialidade” e a “temporalidade móvel”; b) Maior mediação tecnológica entre os sujeitos envolvidos; c) A intenção de desenvolver a autonomia do estudante; d) Uma intenção de dissolver as cisões e dicotomias entre “ensinantes” e “aprendentes”.

ESTRUTURA DO PROGRAMA EAD PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA TRANSACIONAL: a) Apresentação: exposição de informações, modelos, valores e habilidades através de textos, áudios e vídeos; b) Apoio à motivação do estudante; c) Éstímulo á análise e à crítica; d) Aconselhamento e Assisência; e) Organização de aplicação e avaliação; f) Organização para a construção do conhecimento por parte do estudante.

A relação pedagógica conclama uma construção cotidiana, “sozinho” o aprendiz caminha vacilante, perdendo-se às vezes o rumo desejado. O tutor aprofunda-se a relação com o aluno estreitando o laço afetivo e propiciando a permeabilidade educativa. Segundo Tardif (2000), os professores são os principais mediadores da cultura e dos saberes escolares. Entender o professor como sujeito que produz, estimula e desenvolve conhecimento, é compreender a sua importância na sociedade.

A tutoria e docência sedutora exerce o fascínio dos aprendizes em mantê-los atentos, motivados e orientados. O tutor sedutor, ele impressiona pela capacidade de demonstrar os atalhos, o manejo eficaz das ferramentas que estão a sua disposição para o desenvolvimento da sua atividade em sua própria sala virtual. É imprescindível que goste do que faz e o faça com competência e amor. É vital que demonstre interesse pela melhoria do processo de aprendizagem em que esteja disponível com o contato com o aluno, sobre tudo, quando solicitado. :

“Torna-se imperativo que o professor tutor tenha coragem de romper com os velhos paradigmas e abrace a missão de educar sem medo, sem receio de estreitar os laços e, sobre tudo, sem o excessivo pudor de exercer por amor a sutil arte de seduzir pedagogicamente!” (GONZALEZ, 2005 p. 86)

DEPOIMENTO DO ALUNO RICARDO SALES (01/09/2016):

DEPOIMENTO DE WELTON SOARES:

SUGESTÃO DE LEITURA:

REFERÊNCIAS: BEHRENS, M.A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. e MASSETO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2007. KENSKI, V. M. Novas tecnologias, o redirecionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Ação Educativa/ Anped. 1998. GONZALEZ, MATHIAS. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, 2005. LORENÇATTO, Mauro. A Distância Transacional e a percepção de estudantes. Disponível em: file:///C:/Users/DIRECAO/Downloads/25146-95410-1-PB.pdf Acesso em: 08/09/2016 TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. ANPED, nº 13, 2000,

Agradecimentos Contato: bazelima@unigran.br