PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER

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Transcrição da apresentação:

PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER rcbotter@usp PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER rcbotter@usp.br Março de 2017

Demanda (Geral e de Transportes) Matéria Prima, Pessoas, Produtos Semi e Acabados e Serviços que são necessários para atender a produção, o consumo e as necessidades da sociedade. Indiretamente quando devem ser movimentados, especificam uma demanda de Transportes.

Demanda (Geral e de Transportes) Características: Em geral são pouco previsíveis, aleatórias e sazonais. Como caracterizar: por meio de pesquisa Origem/Destino (O/D) ou por meio de dados disponíveis (por exemplo as Notas Fiscais Eletrônicas) Como quantificar: Tonelada, Pessoas, veículos por unidade de tempo (λ) .

Tempo (hora certa) Espaço (local certo) Funções do Transporte Dar mobilidade a demanda de produtos/bens/materiais do ponto de origem ao ponto de destino Agrega utilidade Adiciona valor Tempo (hora certa) Espaço (local certo) Possibilita atender mercados mais distantes (amplitude) Economia de escala de produção

Transporte no contexto logístico 7 C’s - Garantir disponibilidade produto certo lugar certo hora certa condição certa quantidade certa custo certo destinatário certo

Oferta de Transportes Baseado nas características do sistema de transportes, é quanto é possível movimentar com os recursos disponíveis (μ) e quantificada também em termo de Tonelada, Pessoas, veículos por unidade de tempo. Dependendo do nível de serviço oferecido/imposto, a Oferta pode ser maior ou menor.

Equilibrio Demanda/Oferta de Transportes ρ= λ/μ Índice de Congestionamento Mede a relação Demanda Oferta. Existe equilíbrio quando a demanda for menor que a oferta de transportes

Sistemas de transporte - Componentes Veículos Vias (infra-estrutura) Terminais Sistemas de controle

Intervenções no sistema de transporte Tecnologia equipamentos, veículos, operação Rede de transporte/ terminais Veículos quantidade, capacidade Políticas de operação

Fatores que influenciam os custos e o desempenho de transporte Relativos ao produto que vai ser transportado Densidade, arranjo / aproveitamento do espaço, fragilidade, risco e facilidade de movimentação Relativos ao mercado grau de competição intra/intermodal, balanceamento - oferta/demanda, regulamentação e sazonalidade

Fatores que influenciam os custos e o desempenho de transporte Tempo em trânsito e total, Confiabilidade, Disponibilidade, Cobertura espacial, Flexibilidade (produtos, necessidades, emergências) Relativos ao Modais de Transporte escolhido

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA “Propiciar que Bens (ou Serviços) estejam no momento e no local certos, na quantidade e embalagem corretas a um preço aceitável para o cliente”

Qual a missão da Logística?

TEM A MISSÃO DE INDICAR: O QUE? QUANTO? QUANDO? ONDE? COMO? COMPRAR TRANSPORTAR ARMAZENAR ATENDER À DEMANDA Ou seja, logística é muito mais abrangente do que transportar cargas

Atividades Primárias da Logística Transportes Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos

Supply Chain Management “Gestão da Cadeia de Suprimentos é a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente”

A Cadeia de Suprimentos Esquema tradicional Produtores Distribuidores Insumos Clientes Varejistas Fluxo de Informação Fluxo de Materiais/Serviços

A Cadeia de Suprimentos Visão Futura e mais completa Distribuidores Insumos Varejistas Produtores Intercâmbios Insumos Intercâmbios entre Clientes Logísticos Contract Manufacturers Operadores Logísticos Produtores Intermediários Clientes

A Cadeia de Suprimentos Pontos de Coordenação

A Cadeia de Suprimentos Adm de Estoques Separação/ Embal/ Carga/ Descarga Transporte Recepção Adm de Estoques Manufatura Manufatura Separação/ Embal/ Carga/ Descarga Transporte Recepção Adm de Estoques Pontos de Coordenação do Processo

Exemplo de supply chain (chocolates) Matérias Primas Moageira de cacau Embalagens Fabricante de Chocolates Atacadista Varejista Distribuidor Gde. Varejista Consumidor final

A Cadeia Logística Químicos e outros Floresta Aracruz Celulose S.A. Madeira Celulose Mercado Interno Portocel Lyptus APM Mercado Interno Produtos (Celulose e Lyptus) Mercado Externo Insumos (Madeira, Químicos e outros)

Cadeia do Downstream - Petróleo Refineries Platforms Terminals

Enfoque clássico vs moderno LOGÍSTICA CLÁSSICA LOGÍSTICA MODERNA Pouca variedade de SKU´s Ciclo de vida longo Juros baixos Combustíveis baratos Clientes pouco exigentes Baixa complexidade Otimização da função Especialização Enfoque espacial Grande variedade de SKU´s Ciclo de vida curto Juros altos Combustíveis caros Clientes mais exigentes Maior complexidade Otimização do processo Integração Enfoque em tempo

NIVEL DE SERVIÇO DEFINIÇÃO Nível de serviço logístico é o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de seus pedidos.

OUTRAS DEFINIÇÕES É A SOMA DE VÁRIOS ELEMENTOS QUE CAUSAM UMA REAÇÃO IMEDIATA DO CLIENTE. É O FATOR-CHAVE DO CONJUNTO DE VALORES LOGÍSTICOS QUE AS EMPRESAS OFERECEM A SEUS CLIENTES PARA ASSEGURAR SUA FIDELIDADE

Formas de expressar os N.S. Entrega na 3ª manhã em qualquer local do país. Disponibilidade de estoque - para vendas ex-works. Tempo de Entrega Integridade da carga

CARACTERÍSTICAS É afetado por toda a cadeia de atividades que atendem as vendas desde a recepção até a entrega do produto. Normalmente é determinado junto com vendas. É importante elemento de satisfação do consumidor/cliente.

Competitividade e Logística Dimensões competitivas de um PRODUTO (baseado em Deming): PREÇO / CUSTO DESEMPENHO / QUALIDADE DISPONIBILIDADE