INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

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INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL MINICURSO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Obs.: O seguinte Minicurso e slides são baseados no projeto “Construindo Ferramentas para o Ensino de Geografia” da UFPI.

TEMA: O USO DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA MINICURSO TEMA: O USO DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Deriva associação das palavras: informação e automática. Segundo Steinbuch (1957) é ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador. Deriva associação das palavras: informação e automática. É um termo usado para discriminar um conjunto de ciências da informação como ciência da computação, etc. Fonte:http://www.opinando.com.br/informática 3

Séulo V a. C.: Primeira calculadora- o ábaco. Século XVI: Primeiras calculadoras. Década de 1940: primeiro computador- E.U.A. http://ftp.unicamp.br/pub/apoi o/treinamentos/arq_micro/arq uitetura.pdf http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/trei namentos/arq_micro/arquitetura.pd f http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos /arq_micro/arquitetura.pdf 4

Informática Educativa 1995 1985 PROINFO 1983 Informática Educativa 1971 Projeto EDUCOM 1957 Computador para fins navais 1º Computador FONTE: TAJRA 2007. 5

3- PORQUÊ DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. “[...] garantir aos alunos o acesso ao conhecimento de uma tecnologia utilizada na sociedade moderna” .(TAJRA 2007, P. 29). Nesse contexto destaca- se o e o PROINFO FONTE: blog.wilsonfreitas.net 6 6

4- A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Como fim Por disciplina Projetos educacionais Pedagógica Social PROPOSTA PEDAGÓGICA OBJETIVO DA APLICAÇÃO INFORMÁTICA FONTE: TAJRA 2007. FONTE: TAJRA, 2007.

5- ATIVIDADES EDUCACIONAIS COM O USO DA INTERNET SOFTWARES EDUCACIONAIS: Programas desenvolvidos especificamente para finalidades educativas. Grupos de Softwares Tutoriais Exercitação Investigação Jogos Abertos Simulação FONTE: TAJRA 2007. FONTE: TAJRA, 2007. 8

6- O USO DA INTERNET FAVORECE: Criatividade Socialização Concentração Comunicação Fonte:http://www.opinando.com.br/informática FONTE: TAJRA 2007.

7 - CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANTO AO USO DA INTERNET Falsas informações Dispersão Sites inadequados Fonte:http://www.opinando.com.br/informática FONTE: TAJRA 2007.

SITES ÚTEIS NAS AULAS DE HISTÓRIA DE HISTÓRIA DO BRASIL

Sites úteis para aulas De geografia De geografia do Brasil

REFERÊNCIAS LIGUORI, Laura. As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos problemas e Desafios Educacionais. IN: EDITH, Litwin (org.). Tecnologia Educacional: Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. NOGUEIRA. Ruth E. Motivações Hodiernas para ensinar Geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis, 2009. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade.7 ed. São Paulo: Érica, 2007. http://www.ibge.gov.br/7a12 http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm www.sogeografia.com.br www.pnud.org.br/atlas 21

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!! 22