O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Advertisements

Darlene Almada – Faced Orientador: Nelson Pretto – Faced Feito por Darlene Almada. Apresentação de monografia 2007, mas pode copiar!
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
© Siemens Fundação Brasil 2016 Todos os direitos reservados Experimento Outubro, 2016.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Autoavaliação Institucional
Coordenação: Profª Ana Maria M. Roeber Prof. Marcelo Korberg
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Introdução a Educação a Distância
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Coordenação: Vani Kenski
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Formação contínua de professores à distância
BATE BOLA COM KEYNOTES DO 22º CIAED
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM:
Grupos que pesquisam EAD no Brasil na área de Artes
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Charles Dalla Costa Félix
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM:
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
GEMAT GRUPO DE ESTUDOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
Transcrição da apresentação:

O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO  O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO?. Fábio Reis diretor de inovação e redes do SEMESP e prof. Do UNISAL

Como será o processo de ensino e aprendizagem?

Ensino Híbrido – entendemos o conceito? Fusão do presencial com o a distância

Pesquisa SEMESP sobre EAD: é preciso repensar o modelo

Mudanças culturais O pensam os líderes? O que pensam os professores? O que pensam os estudantes?

Mudanças culturais Investimos na formação das pessoas? Temos uma proposta de ensino híbrido consistente?

Mudanças culturais. Ana Maria Diniz. Estadão.edu. 15/9 Eu converso muito com professores e uma queixa recorrente é a dificuldade de inovar na sala de aula por conta do espaço. Por mais que eles aprendam as técnicas mais modernas de ensino híbrido, aprendizado em grupo e aula invertida, o ambiente duro das salas de aula, cheia de mesas e cadeiras, com uma lousa à frente, torna quase impossível a execução de uma experiência mais criativa, mais solta, mais participativa.

Inovação Acadêmica

Ensino Híbrido e aprendizagem ativa

Inovação Acadêmica = Processo de melhorias significativas

CONSÓRCIO STHEM BRASIL http://sthembrasil.com/

Como as IES estão se preparando para o ensino híbrido? Estudos Cooperação Formação de gente Experimentação Busca de tecnologia Perigo: não compreender ou fazer confusão sobre o conceito O futuro será mais híbrido (em 10 anos) – nem todos vão aderir. O que está por vir em 2036?

Redes Regionais de Cooperação: concepção e dinâmica Iniciativa, Criação e Supervisão: SEMESP

Muito obrigado! fabio@semesp.org.br http://www.fabiogarciareis.com.br/