ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Advertisements

Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Trabalho em Equipe. O que é uma Equipe? Uma equipe se forma quando dois ou mais indivíduos interdependentes e em interação se juntam visando a obtenção.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Introdução e Conceitos.
Luiz Fernando Veríssimo
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital.
GRUPOS OPERATIVOS PICHON-RIVIERE.
TERAPIA COGNITIVA Jorge Amaro.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Marx – Ideologia Sociologia.
Não se assustem, ou como ler um texto sem desistir
Pesquisa Mercadológica
METODOLOGIA DE PESQUISA
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
Vantagens e desvantagens da recursão
(Karl Emil Maximilian Weber)
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO
Pontos importantes para a discussão
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.
Neurose obsessiva e compulsão
Psicologia e psicologia do senso comum
Comportamento do Consumidor
Programação.
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Tipos de estudos epidemiológicos
A importância da SST nas Organizações
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Pedagogia Profa. Lucia Breno
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Sociologia e Senso Comum
Psicologia e psicologia do senso comum
CONTEÚDO 1 Noções sobre o texto 1.1 Conceito de texto
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Teoria e Método de Pesquisa Social
O que é Educação Ambiental?
FENOMENOLOGIA.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
(Karl Emil Maximilian Weber)
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
ARGUMENTO COSMOLÓGICO
Transformações atuais da (na) psicanálise
Modelagem de Sistemas
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex-namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de encontrá-la.
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE Jorge Amaro

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 1)A interpretação deve ser feita com palavras simples ,não técnicas, usando o vocabulário do paciente e de maneira que até uma criança entenderia. 2)Não se deve analisar pessoas ou relações entre pessoas, lá fora da sessão analítica, através da narrativa do analisando ,pois não temos elementos de aferição da veracidade e do uso da relação. O melhor é restringir-se ao material e sua função em relação a sessão em si. 3)Não se deve dar reasseguramento. Muitas interpretações podem ser reasseguramentos velados devido à angústia do analista.

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 4)Não reforçar a interpretação com demonstrações de onde ela foi tirada, pois isto é angústia do analista frente ao receio de rejeições por parte do analisando. 5)Se usarmos um automóvel como exemplo alegórico podemos dizer que o carro é movido por meio da gasolina.A gasolina faz o carro mover-se .Nestas condições o FATOR que faz o carro mover-se é a gasolina. Podemos conceber que a FUNÇÃO é o ato de mover-se e o FATOR promovente é a gasolina. 6)Paralelamente, ao modelo acima descrito ,podemos conceber que as FUNÇÕES de afastamento ou aproximação(mover-se) tem seus FATORES. Como exemplo de FATOR que aciona o afastamento temos a inveja,a voracidade etc..

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 7)A FUNÇÃO pode ser considerada como as DEFESAS na psicodinâmica e os FATORES como o material defendido. 8)Dentro das FUNÇÕES e dos FATORES há uma CONSTRUÇÃO, por parte do analisando, há uma teoria estruturada. 9)Nunca insistir, direta ou indiretamente ,que o paciente aceite a interpretação .Só dê esclarecimentos. 10)Lembrar que sómente a parte saudável do analisando pode receber ajuda pois a parte não saudável necessita manter-se imóvel quanto a mudanças.

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 11)Não usar modelos , como pista principal de trabalho, mas sómente como auxiliar durante o trabalho. 12)Disciplina da memória e do desejo para que eles não criem interpretações que nada tem a haver com o que acontece no setting. 13)Estar atento para os mecanismos de PROPICIAMENTO onde o indivíduo, entre diferentes formas de expressão , usa o outro como álibi para expressar relacionamentos psicopatológicos dentro de uma lógica.

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 14)Nas falsas reparações o individuo cultiva o papel de submetido,abusado, onde o outro fica continente da destruvidade e da culpa. 15)É necessário o terapeuta estar atento á contratransferência que o faz tentar anestesiar o sofrimento do paciente . 16)A interpretação deve ater-se aos objetos internos e não aos objetos externos do mundo social. 17)Quando o analista experimentar sentimentos fortes dentro de si ,não deve interpretar a sessão naquele momento ,pois provávelmente a contratransfência não está sendo conscientizada.

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 18)Deve-se separar os sentimentos inoculados pelo analisando dos do material pessoal da vida do analista. 19)O que o paciente fala e se comporta se baseia numa teoria de vida daquele indivíduo. A interpretação do analista é apenas uma outra teoria que é a versão do terapeuta do acontecido. 20)Evitar dar munições de realidade que propiciam a estruturação dos mecanismos cristalizados pelo analisando.

ASPÉCTOS TÉCNICOS de PSICANÁLISE 21)O psicanalista não pode escapar de sua orientação de concentrar-se sobre a transferencia e a contratransferência pois isto é que o diferencia das outras técnicas psicoterápicas. 22)Lembrar que a função de OMNIPOTÊNCIA ocorre tanto no indivíduo religioso como no aparentemente não religioso.È muito importente examinar como o analisando usa esta função e como ela está estruturada.